Um pouco de ciência, viagens, enogastronomia e outros prazeres... Quer saber de novidades sobre Anestesiologia e Dor? Acesse www.anestesiador.com.br
sábado, 30 de maio de 2009
Dona Flor, Vadinho e Teodoro
Alternando palavras e descrições extremamente realistas da vida boêmia da Salvador dos anos 40, com passagens mais amenas sobre comida e remédios, o livro é um extenso e nostálgico painel do cotidiano e do passado da vida baiana.
O romance se inicia com a morte de Vadinho, um boêmio, jogador e alcoólatra que morre subitamente em plena rua. Deixa viúva Dona Flor, a quem explorava e que, apesar da vida desregrada do marido, era apaixonada por ele. Na primeira parte do livro são contados os excessos de Vadinho e de todos os companheiros boêmios que lhe cercavam.
Em contraste com esse ambiente decadente e de maus costumes contado em detalhes pelo autor, na segunda parte do livro é a vida pacata de Dona Flor que passa a ser retratada. É descrito como ela ganha a vida ensinando culinária na escola de sua propriedade "Sabor & Arte". Intercalando as aulas de culinária, há os suspiros da viúva pelo marido morto, que lembra cada vez mais constantemente das qualidades de ótimo amante de Vadinho e dos poucos momentos de luxo que lhe propiciara, quando ganhava no jogo. Ao mesmo tempo, ela é cortejada por um pretendente, um farmacêutico pacato e religioso. Os dois acabam se casando. Mas, de idade um pouco avançada e bastante conservador, ele não consegue satisfazer Dona Flor, que cada vez mais se lembra de Vadinho.
Na terceira parte, os acontecimentos se atropelam e assumem um estilo do realismo fantástico, quando o espírito de Vadinho retorna e passa a atormentar Dona Flor. Somente ela vê Vadinho, que quando está com Dona Flor parece ser capaz de realizar as mesmas coisas que fazia na cama quando estava vivo. Dona Flor hesita em se manter fiel ao novo marido ou ceder ao espírito do primeiro.
Susan Boyle
Foi por pouco, mas a cantora conseguiu o segundo lugar no programa, mas já garantiu sucesso de público!
Veja os finalistas no link oficial do Britain's got talent
Livros on line
O google já faz parte da vida de muita gente. Gmail, picasa, googleearth, etc... Segue agora o link para encontrar livros. Isso mesmo, livros gratuitos on line...
Porque o conhecimento tem que ser para todos!
Livros pelo mundo
Um belo exemplo... quer ler Neruda?
Que tal? Vinte poemas de amor e uma canção desesperada
Livros on line
Basta escolher a especialidade. Clique abaixo e dê uma olhada na lista de livros de anestesiologia!
Livros de anestesiologia
Evento SAES e Hospira
De Evento Hospira SAES |
Equipe de médicos anestesiologistas e residentes, com o convidado, Dr Ricardo Simoni ao centro.
De Evento Hospira SAES |
Na sala operatória durante anestesia para gastroplastia redutora.
Na sequência, um workshop sobre analgesia aguda pós-operatória reuniu médicos, enfermeiros e farmacêuticos ho HOspital Meridional, em Cariacica. Foi uma excelente oportunidade para troca de informações e aprendizado multiprofissional.
De Evento Hospira SAES |
Aula sobre analgesia pós-operatória
De Evento Hospira SAES |
Momento hands-on.
De Evento Hospira SAES |
Aula sobre Dexmedetomidina como adjuvante na anestesia. Auditório da SAES.
Em breve, mais eventos.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Viajar e viver
Pesquisar na net... o primeiro passo. Achei fotos que quero repetir... eis as estradas que vamos encontrar:
Na fronteira entre Chile e Argentina, também um espetáculo. Prometo uma bela foto. Vou levar até tripé!
Um abraço aos Mineiros Rodrigo e Ludmilla pela grande aventura em sua travessia austral
domingo, 24 de maio de 2009
Hipovolemia peri-operatória
2. Um estudo recente sugere que intraoperatórias acompanhamento de alterações respiratórias
A pressão de pulso podem limitar a duração da hospitalisation3. As limitações dos índices estáticos e drásticas condições de validade dos índices dinâmico (não válido para ventilação
espontaneamente quando o volume corrente abaixo de 8 ml / kg, ou no caso de arritmia) deixar espaço para o ensaio enchimento. Se preencher um teste é ordenado, o SEV ou monitorização de débito cardíaco (DC) é desejável, porque uma resposta positiva é definida por um aumento de 15% do DC2. A real-time da análise do impacto da manipulação na microcirculação macrocirculatoires por instrumentos modernos, como vídeo microscopia sublingual System (OPS) é atraente, mas continua durante o tempo da investigação.
Vinhos
Vencedor melhor vinho tinto nacional Expovinis 2009
Salton Talento
Produtor: Salton
Safra: 2005 Tipo: Seco Variedade: Merlot Variedade: Tannat Variedade: Cabernet Sauvignon
Descrição do produto
Elaborado com as uvas Cabernet Sauignon, Merlot e Tannat.Límpido com coloração roxo intenso. Com características especiais do terroir, bouquê de frutos roxos e de bosque, notas de cedro, menta, café, chocolate e tabaco, na boca elegante, concentrado, muita fruta com bom corpo, taninos suaves e volumosos, final persistente e harmônico.
Harmonizações
Carnes vermelhas, caça, queijos fortes e massas com molho vermelho.
Serviço de Temperatura: de 16 a 18 º C.
Viajar e viver
Buenos Aires tem mais do que bons ares... tem um toque de europa na américa latina..
Para quem planeja ir, seguem algumas dicas muito boas que achei pela net.
Passeio web para planejar o que você quer fazer: www.bue.gov.ar (com opção de português na parte superior da tela). Boas dicas de roteiros a pé, com mapas, e das atividades que estão muvucando. Um dos melhores sites oficiais que já vi até hoje.
Câmbio: Use sempre o Banco de La Nacion, especialmente se for trocar Reais. A taxa do Banco é 15% melhor do que a das casas de câmbio da Florida e torna desnecessário o trabalho de trocar Reais por Dólares, e estes por Pesos. O Banco de La Nacion fica depois do desembarque, logo à direita. Lembre-se que o dólar é bem aceito em compras, mas, em geral, a cotação do real não é boa. Mas vale também sacar em pesos direto com cartão do próprio banco. Banco do Brasil e HSBC são fáceis de se achar.
Museu Evita: Toda a história de Evita Peron. Para você que gostou de Evita…Rua Lafinur 2988, Metro Plaza Italia. Lá perto você pode conhecer o Jardim Botânico (grátis), o Zoológico de Buenos e o Jardim Japonês (8 pesos cada um). Perto dele há um shopping novo e vazio onde você pode fazer compras, o Pátio Alcazar.
Táxi: Nunca tive qualquer problema, mas como já ouvi alguns relatos de pessoas que tiveram problemas, como voltas e notas falsas, recomendo pegar sempre os rádios táxis, que estão marcados na porta como tais. Mas são baratos e basta andar com dinheiro trocado no bolso. Os ônibus velhinhos são charmosos, mas você precisa de moedas no valor exato, pois a cobrança é por máquinas automáticas que não dão troco. A tarifa são ridículos 60 centavos de Real: 1 peso…O metro, que lembra bastante o de Paris, também merece ser conhecido. Pegamos um e fomos bem recebidos. Passageiros se esforçaram para dar informações.
Atrações culturais: Acho imperdíveis o Museu Nacional de Bellas Artes, Avda. Libertador 1473 – Horários: Terça a Sexta, de 12:30 às 20:30, Sábados e Domingos, de 9:30 às 20:30 (www.mnba.org.ar) Entrada gratuita. O Malba – Fundación Constantini (www.malba.org.ar) tem uma curiosa coleção de arte moderna, que, pela sua qualidade, agrada até aqueles que não são tão fãs de arte moderna como eu. Fica na Avda. Figueroa Alcorta 3415. Entrada a 14 pesos, mas é grátis na quarta-feira.
Novo e desconhecido: O museu do Tango, ao lado do Café Tortoni, a partir das 13:30, é uma das melhores barbadas de Buenos. Verifique antes pois geralmente de terça a quinta, há ensaios de orquestras de tango. Música de qualidade, em ambiente informal, além da história do tango.
Restaurantes: Boa comida peruana, o Ceviche, na Costa Rica 5644, com almoço executivo a 30 pesos, e o La Cabrera, churrascaria na Cabrera 5099, com excelentes carnes a aproximadamente 70 pesos por pessoa, com vinho. Ótimas dicas no site www.guiaoleo.com.ar . Apesar do nome estranho, é um guia bem atualizado de restaurantes, com todos os tipos de comidas. Uma churrascaria bem tradicional é o La Estancia, perto do Obelisco. No Hotel Facón Grande comemos bons Chorizos a 15 pesos.
Compras de casacos de couro, de excelente qualidade, por 140 dólares: Leather Shop, na Florida 544.
Melhores compras: maquiagem, roupas em geral, CDs e comestíveis. Vale a pena buscar músicas latinas que não passam por aqui. descobri Juanes antes de estourar no Brasil com a música "Para tu amor".
Boas e novas dicas de Hotéis em Bs. As.: todos ficam no Centro, perto da 9 de Julho e Av. de Mayo, e ao lado do metro (Peru). Nenhum deles está nos consolidadores de hotéis tradicionais. Os preços que obtive foram no carnaval brasileiro, assim talvez numa temporada mais baixa seja possível negociar um desconto melhor. Os preços abaixo são para casal e incluem o IVA:
Hotel dos anos 30, bem arrumado e que conserva o esplendor da época de ouro de Buenos, com ótimo café da manhã, onde viveu Garcia Lopes, com diárias de 110 dólares. Castelar, na Av. de Mayo 1151. www.castelarhotel.com.ar
Minha dica de pato econômico é um Hotel pequeno, limpo, remodelado, com quartos agradáveis e ótimo chuveiro (não se deixe levar pela recepção, que é feia, e pela placa do American Express, que sugere locais caros). A diária para pagamento em dinheiro é de 150 pesos, ou cerca de 48 dólares: Splendid Hotel – www.hotel-splendid.com.ar – reservas: ventas@hotel-splendid.com.ar (falar com a gerente Carmen, muito simpática).
A melhor dica econômica para quem quer economizar e não quer ficar em albergue, diárias a partir de 35 dólares, é um hotel recém remodelado: Hotel Alcazar, Av. de Mayo 935, tel. 4535-0926 (não tem site). O preço não inclui café da manhã.
Fonte: A turista acidental
Viajar e viver
De África 2008 |
Programar a viagem pela internet funciona
Uma boa ferramenta é o site Tripadvisor. Dois ícones no turismo, Viviane Znadonadi e Ricardo Freire levantaram informações sobre os livrinhos mais apropriados para cada tipo de viajante. Acesse aqui e dê uma olhadina. Mas depous volte ao site para ler mais detalhes, viu!? No meio do caminho, no entanto, a conclusão foi inevitável: a internet mudou a maneira como fazemos as malas. Eu pessoalmente a uso em 100% das viagens. Os proprietários das agências que me perdoem, mas viajar é viver, então começa desde a escolha do destino, até vôos, hotéis e passeios escolhidos pela net. Das passagens de avião e trem às reservas de ingressos para atrações e museus -- por meio das quais é possível encurtar as filas nos destinos mais concorridos --, tudo é facilmente resolvido on-line. De verdade. Basta ter cartão de crédito e disponibilidade de tempo para pesquisar (e, cá entre nós, não é nada ruim dedicar alguns minutos ou até horas a um planejamento desse tipo).
Na escolha de hotéis, há alguns que oferecem oportunidades de última hora, com bons preços. Viajar acompanhado tem sempre um gosto de lua de mel. Então procure sempre por pacotes de LUA DE MEL... isso significa melhores quartos, inclusive com serviços que você nem paga ou tem reduções por eles. E nessa correria da vida, sempre que posso, viajo como lua de mel. Procuro também viajar com fidelidade e já ganhei diárias grátis por isso. Imagine, bilhetes trecho convite e diária de hotel por fidelidade... tem mesmo é que viajar e viver.
Alguém pode perguntar: devo confiar na opinião dessas pessoas? O que me garante que não é o dono do hotel se autopromovendo por meio de funcionários ou perfis falsos? Bom, sua leitura tem de ser crítica -- e não deve ficar limitada só a um site. Depois de selecionar algumas hospedagens de seu interesse, faça buscas em outros mecanismos, compare.
Normalmente, quanto mais avaliações um destino tiver, menor a chance de fraude. Mas isso não é uma regra. As comunidades da internet não são blindadas, mas estão ficando mais e mais auto-regulatórias. Fica difícil para o hotel controlar opiniões negativas ou relatos de experiências reais e desagradáveis que tenham acontecido no lugar. Se forem recorrentes, não tem como esconder. Vão aparecer mesmo. O Tripadvisor só publica resenhas a partir de um número mínimo de opiniões.
Há um porém. Para viagens no Brasil, sites internacionais ainda não estão tão bem preparados, embora já apresentem depoimentos bacanas a respeito dos destinos mais procurados como as praias do nordeste. Para Brasil o Guia Quatro Rodas e a Viagem e Turismo, e os blogs pendurados ali, continuam sendo meu ponto de partida. E todos abrem espaço para a participação do público.
Viajar e viver
A revista Viagem & Turismo escolheu neste mês os blogs mais bacanas para ajudar o viajante a arrumar as malas. Boa parte das indicações cobre viagens ao exterior.
Sob o título "Blogueiro de Responsa", a reportagem assinada por Júlia Goveia e Pedro Henrique Araújo entrega informações preciosas para quem vai para a Escandinávia, Buenos Aires, Peru, Itália, Espanha, Grécia ou Nova York -- entre outros tantos destinos.
A reportagem completa está aqui, mas a lista de blogs resumimos abaixo. Meu testemunho: o Conexão Paris é fundamental. O espaço da historiadora Maria Lina foi decisivo para que eu escolhesse o bairro em que me hospedei na capital francesa, entre outras coisas.
ajanelalaranja.comQuem faz: Marcio Nel Cimatti
Destinos: Holanda, Grécia, Itália, Bélgica, Espanha e Escandinávia
aturistaacidental.wordpress.comQuem faz: Emília Fernandes
Destinos: Grécia, Buenos Aires e Costa Rica, entre outros destinos
conexaoparis.com.brQuem faz: Maria Lina
Destino: Paris
idasevindas.com.brQuem faz: Carla Portilho
Destinos: Nova York, Buenos Aires e Peru
viajenaviagem.comQuem faz: Ricardo Freire
Vários destinos no Brasil e no exterior
viajeaqui.abril.com.br/viajar-bem-e-baratoQuem faz: Rachel Verano
Vários destinos
Transplantes
‘A sensação é de pura leveza, um momento mágico’, diz Kelly
Entre os muitos e-mails, twitts e comentários que recebemos com o último episódio da série “Transplante: o dom da vida”, separamos um em especial. É o da Kelly, que fala da emoção de ter o pulmão transplantado depois de anos na fila de espera.
Ela também participou de um bate-papo com os internautas do Fantástico, logo após o programa. No chat, ela falou sobre a ansiedade que sofria no passado e sobre os novos sonhos. Confira os melhores momentos dessa conversa aqui.
Enviado por Kelly Fernandes da Cunha
Ontem pra mim foi um dia especial. Momento que eu pude reviver toda emoção, medo, angustia e claro também a felicidade da noticia de uma possível doadora. Ah!! Como foi bom ouvir essa notícia. Muitos pensamentos pairaram sobre mim. Como reagiria minha família? Como seria a cirurgia? Bom… O momento chegou!! Desci ao Centro Cirúrgico mais calma, sorrindo e conversando. Depois de um longo sono, abro os olhos e tenha a mais bela sensação da minha vida: PURA LEVEZA. Momento mágico… Momento único… Só tenho à dizer que sou extremamente FELIZ!
Aqui estão meus eternos agradecimentos:
- A Deus, que mesmo eu achando que estava num momento incerto, tinha comigo sempre o AMIGO CERTO cuidando de mim.
- A minha família, que esteve comigo nas horas de alegria, luta, sofrimento e toda torcida… AMO VOCES…e não tenho palavras pra mensurar tamanho sentimento.
- Aos meus poucos e verdadeiros amigos, que estiveram ao meu lado, torcendo, me fazendo feliz, convivendo comigo, chorando e sorrindo… Essa nova safra me fez ver o quão é importante uma palavra, uma abraço,
- A minha doadora que certamente tinha amor grande ao próximo e que pode expressar isso em vida, deixando uma missão aos seus familiares em ajudar alguém desconhecido mesmo não estando mais aqui. Oro por você todos os dias para que você esteja nos braços confortáveis de Jesus.
- À família da minha doadora que num momento de extrema dor, pode dispensar um amor imenso ao desconhecido. Muito obrigado a vocês pelo amor à vida.
- À Equipe de Clínica e Cirúrgica do Tx Pulmonar InCor-SP - meus anjos vestidos de homens que dedica suas vidas em prol das nossas vidas: A VOCES TODA MINHA ADMIRAÇÃO, GRATIDÃO E TODOS OS AOS QUE EXISTEM. Ficaria horas descrevendo tantos adjetivos.
- Ao Corpo de Enfermagem (REC E ANDAR), que nos trata com humanidade, carinho dedicação.
- Aos porteiros, limpeza, copeiras, voluntárias, muito obrigada pelo serviço e amizade dispensada.
SÓ TENHO AGRADECER….SÓ AGRADECER MESMOOO…..PESSOAS SÃO MARAVILHOSAS….AMO LIDAR COM ELAS!
E gostaria de dizer a todos que hoje estão na fila para um transplante, que não deixem de lutar jamais. Temos alma e sentimentos nobres, faça isso valer em qualquer lugar. Não deixem de viver nada…vivam tudo que puder independente da situação.Sorriam sempre!!! Seja Felizzz!!!
Quero dizer ao Brasil e quem sabe ao mundo: EU SOU FELIZ!!! RESPIRAR É MARAVILHOSO!!! A VIDA É BELA!!! O TX É MARAVILHOSO…E EU SOU FELIZZZZZZ…..MUITO FELIZZZZZZ!!!!
Lutem… A guerra nunca está perdida porque temos Deus lutando por nós. Deus atua em nós conforme nossas expectativas. À medida que acreditamos a luz se amplia. Do fundo do meu coração, espero que essa luz esteja neste momento invadindo seu coração.
Um beijo no coração de todos……
Kelly Fernandes…..Keka
Da redação do Fantástico.
Programa de milhagem
Na guerra das companhias aéreas, os programas de milhagem são um bom jeito de fisgar clientes e fidelizá-los. Cientes disso, a TAM, a Gol e a OceanAir estão com novidades.
A TAM entrou no fim do ano passado na rede Star Alliance, que é a mais antiga aliança entre companhias aéreas do mundo. Com a entrada da companhia brasileira, quem acumular pontos no cartão Fidelidade já pode viajar em outras cinco companhias -United Airlines, TAP, Lufthansa, LAN e Air Canada.
Para a empresária Maria Fernanda Oliveira, 44, que tem o cartão Fidelidade há dez anos, é uma boa notícia. "Esses acordos ampliam o número de destinos que a gente pode visitar usando os pontos", diz.
Até o fim de 2010, quando a aliança deve ser completada, serão mais de 20 companhias associadas à TAM.
Em busca dos benefícios
No ano passado, aproximadamente 10% do total de passageiros que optaram pela TAM voaram com bilhetes emitidos pelo sistema de fidelidade, segundo a assessoria de imprensa da empresa.
Desde que o programa existe, já foram distribuídos aproximadamente 7,4 milhões de bilhetes por meio do sistema.
"No começo eu achava estranho. Achava que eu ia entrar no avião e todo mundo ficaria olhando para mim, pensando "olha, essa aí tá viajando de graça'", lembra Maria Fernanda. "Mas não tem nada disso. Todo mundo usa e vai em busca dos benefícios", diz.
Entre eles, a empresária destaca a possibilidade de embarcar antes dos outros passageiros e, em alguns casos, de poder levar mais bagagens.
Mais parcerias
A Gol/Varig acaba de anunciar uma parceria com a Air France/KLM, que tem o Flying Blue como programa de fidelidade. Assim, quem tem o cartão Smiles poderá trocar suas milhas por destinos da Air France/KLM -entre eles, Alemanha, Itália, França, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Egito e Emirados Árabes.
Os bilhetes-prêmio podem ser marcados para datas a partir do dia 1º de julho.
Além disso, as companhias iniciaram a promoção "Milhas em Dobro". Nela, os participantes do programa Smiles com viagem marcada para datas entre o começo de maio e 30 de junho receberão as milhas voadas pela Gol/Varig e Air France/KLM em dobro.
Com essa promoção, são necessárias de 2.000 a 4.000 milhas para voar para um destino nacional, enquanto o valor normal é de 10 mil milhas, de acordo com a central de atendimento do Smiles.
Ainda na promoção, uma viagem internacional com destino à América do Sul "custa" 6.000 milhas, e não 10 mil, como costuma ser normalmente.
"De maneira geral, o programa de milhagem está entre os principais fatores que fazem com que uma pessoa escolha uma empresa", afirma Alberto Fajerman, diretor de relações institucionais da Gol.
"Para uma pessoa que viaja bastante, é evidente que ter um programa de passageiro frequente ajuda na hora de decidir a empresa", diz.
Segundo Murilo Barbosa, diretor de marketing da Gol, o programa Smiles está com parcerias em vista. "O Smiles tem planos de realizar parcerias com outras companhias aéreas internacionais, agregando mais valor ao programa", diz.
A OceanAir, que criou o cartão Amigo há dois anos, inicia no dia 1º de julho uma parceria com a Avianca -as duas companhias pertencem ao mesmo grupo. Passageiros que costumam voar pela OceanAir poderão trocar seus pontos por viagens à Europa, Cuba e Nova York, entre outros destinos.
"Com isso, queremos agregar valor à nossa marca", afirma Renato Pascowitch, diretor-executivo da companhia.
Fonte: LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo
domingo, 17 de maio de 2009
Transplantes
Sugammadex
Cetamina
Vancomicina
Uso correto da vancomicina
Monitorização terapêutica da vancomicina no paciente adulto: uma revisão de consenso da American Society of Health-System Pharmacists, the Infectious Diseases Society of America, and the Society of Infectious Diseases Pharmacists
Therapeutic monitoring of vancomycin in adult patients: A consensus review of the American Society of Health-System Pharmacists, the Infectious Diseases Society of America, and the Society of Infectious Diseases Pharmacists. Am J Health-Syst Pharm. 2009; 66:82-98
Semanalmente comentamos artigos de grande impacto em nosso site, selecionados dentre os milhares de artigos publicados semanalmente na literatura. O motivo de darmos destaque às recomendações sobre o uso de um antibiótico e que foram publicadas em um periódico pouco conhecido é que, na prática clínica, podemos observar que existe uma grande variabilidade nas formas com que a vancomicina é prescrita e monitorizada. Além disso, trata-se de droga muito utilizada em hospitais por diversas especialidades, pois geralmente é a droga de escolha para o tratamento de estafilococos meticilino-resisten
Em linhas gerais, embora as sociedades de infectologia recomendem uma dosagem da medicação baseada no peso (ao redor de 15/mg/kg/dose) a prática que muitos médicos adota é usar a dose “padrão” de 1 grama de 12/12 horas para a grande maioria dos pacientes e a monitorização da vancocinemia frequentemente é realizada de forma aleatória.
De fato, um estudo recente comprovou esta prática. Neste estudo, que analisou retrospectivamente as prescrições de vancomicina em 461 pacientes verificou-se que apenas 28% dos pacientes obesos recebeu vancomicina em dosagem maior do que 10/mg/kg/dose2. Obviamente, este tipo de prática provavelmente leva a concentrações subterapêuticas da droga e potencialmente pode piorar o desfecho clínico dos pacientes.
Resumo das recomendações
Dosagem inicial
· A dosagem da vancomicina deve ser calculada de acordo com o peso do paciente. A dose recomendada de vancomicina é de 15 – 20 mg/kg a cada 8 – 12 horas para a maioria dos pacientes com função renal preservada.
· Para os pacientes obesos, a dosagem também deve ser calculada baseada no peso e posteriormente ajustada de acordo com a vancocinemia para que níveis terapêuticos ideais sejam mantidos.
· Em pacientes muito graves pode ser optado por realizar uma dose de ataque de 25 a 30 mg/kg para facilitar a obtenção mais rápida de níveis séricos adequados.
· Quando as doses individuais excederem 1 grama (p. ex., 1,5 ou 2 gramas) o tempo de infusão deve ser estendido para 1,5-2 horas.
Observação: O artigo não comenta, mas a dosagem corrigida para a função renal deve ser a seguinte:
Monitorização
· A monitorização de níveis séricos de vancomicina está indicada em pacientes recebendo terapia mais agressiva (p.ex., quando se objetivar níveis terapêuticos de 15-20mg/L ao invés do nível habitual acima de 10mg/L – ver abaixo), em pacientes com função renal instável (melhorando ou piorando), com risco de nefrotoxicidade (p. ex., recebendo outras nefrotoxinas) ou naqueles para os quais será indicada terapia prolongada (mais do que 3 a 5 dias).
· A vancocinemia deve ser dosada antes da próxima dose (VALE) e não após a dose (PICO), pois a concentração no período de VALE é o método mais prático e acurado para monitorar a eficácia.
· Quando se indicar monitorização da vancocinemia esta deve ser realizada através de dosagem em VALE quando se esperar que as concentrações estejam estáveis, que em condições habituais e em pacientes sem insuficiência renal se dão antes da administração da 4ª dose.
· A vancocinemia (VALE) deve ser sempre mantida acima de 10mg/L para manter níveis séricos adequados e evitar o surgimento de resistência. Para infecções bacterianas complicadas (bacteremia, endocardite, osteomielite, meningite e pneumonia hospitalar causadas por Staphylococcus aureus) são recomendadas vancocinemias (VALE) entre 15 e 20mg/L para melhorar a penetração e aumentar a probabilidade de se obter uma concentração sanguínea ótima de forma a melhorar os desfechos clínicos. Não há dados suficientes de ensaios clínicos que suportem a segurança de vancocinemias ao redor de 15-20mg/L e, portanto, o julgamento clínico deve guiar a freqüência da monitorização quando se optar pela terapia mais agressiva.
· Em pacientes hemodinamicamente estáveis a monitorização deve ser realizada uma vez por semana (como já relatado, iniciando-se antes da administração da 4ª dose). Monitorização mais frequente é recomendada em pacientes instáveis hemodinamicamente
1. Therapeutic monitoring of vancomycin in adult patients: A consensus review of the American Society of Health-System Pharmacists, the Infectious Diseases Society of America, and the Society of Infectious Diseases Pharmacists. Am J Health-Syst Pharm. 2009; 66:82-98
2. Hall RG II et al. Multicenter evaluation of vancomycin dosing: Emphasis on obesity. Am J Med 2008 Jun; 121:515.
Viajar e viver
Mostra na torre Eiffel conta 120 anos do local mais visitado do mundo
da France Presse, em Paris
Símbolo de Paris e da França, o monumento pago mais visitado do mundo festeja seus 120 anos com uma série de manifestações, entre elas uma exposição em seu interior que conta a saga desta criação.
A mostra "A Epopeia da Torre Eiffel", abre hoje e vai até 31 de dezembro, no primeiro andar e nas escadarias do monumento.
Caroline Mathieu, curadora do museu d'Orsay e encarregada de uma outra exposição realizada no Hôtel de Ville de Paris, de 7 de maio a 29 de agosto, em homenagem a Gustave Eiffel, ressalta a beleza da torre, "resultante do jogo da estrutura com o vento".
Maquetes da torre em metal e alabastro ornado recebem o visitante. Uma série de fotos e de documentos do trabalho dos arquitetos podem ser consultados. Há fotos da montagem, com guindaste gigante e andaimes, e ainda detalhes da utilização de ar comprimido ao lado do rio Sena para estabilizar o solo.
As peças de ferro fundido chegavam em partes montadas, com a mesma técnica já experimentada pelo engenheiro Eiffel na ponte sobre o Douro em 1877. Eiffel também construiu o viaduto de Garabit, a estrutura interna da Estátua da Liberdade de Bartholdi que domina Nova York e o observatório de Nice.
Com a reputação manchada por um escândalo de corrupção durante a criação do canal do Panamá, Eiffel iniciou uma segunda carreira científica aos 70 anos, lançando um laboratório aerodinâmico em sua torre, depois transferido para outro local.
Uma parte da exposição mostra, também, um Eiffel na intimidade, burguês, pai de cinco filhos e infatigável empreendedor, que morreria aos 91 anos de idade, em 1923.
"Monstruosa"
Pintada de novo, a silhueta alongada que corta o céu parisiense desde 15 de maio de 1889 (construída para a Exposição Universal) domina a cidade. Do alto de seus mais de 300 metros, a torre Eiffel acolhe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, celebrando a posteridade de seu autor, Gustave Eiffel.
Iluminada à noite, cintilando suas 20 mil lâmpadas, ela reencontrou seu brilho habitual após ter sido ornamentada com um azul escuro durante seis meses em 2008, durante a presidência francesa da União Europeia.
Mas a torre não foi sempre uma unanimidade. Em 1887, artistas, entre eles Guy de Maupassant, Charles Garnier e Charles Gounod, vilipendiavam o projeto ao qual chamavam de "a inútil e monstruosa torre Eiffel".
O próprio Gustave Eiffel foi, no início, reticente sobre este projeto metálico de dois de seus engenheiros, Maurice Koechlin e Emile Nougier, assumido a ideia depois do embelezamento feito pelo arquiteto Stephen Sauvestre.
O inventor genial talvez não tivesse imaginado a que ponto sua torre iria se tornar uma estrela internacional, "uma das maravilhas do mundo", segundo o pintor Robert Delaunay que a imortalizou, assim como Raoul Dufy.
domingo, 10 de maio de 2009
Muriaé na web!
Visite MURIAÉ NA WEB
Vinhos
Hoje é Dia das Mães, segue um combinado de assuntos: vinhos e massas. As rosas foram para minha mãe que completou ontem 60 anos em grande estilo.
Quem quiser aumentar a adega ou presentear as mamães que gostam de brindar com a família, a dica são os 10 melhores vinhos da Expovinis 2009, maior feira do gênero na América Latina, que ocorreu em São Paulo nesta semana. Cerca de 270 empresas mostraram 5 000 rótulos de vinte países. Como de costume, um time de jurados especializados no assunto se reuniu para avaliar os vinhos às cegas. Entre eles, o editor executivo de Veja.com, Roberto Gerosa. No Blog do Vinho, ele conta como foi a degustação das 179 garrafas concorrentes - "uma pedreira", como ele mesmo descreveu.
Os vencedores aparecem divididos em categorias. Na soma final, estão três rótulos franceses, dois chilenos, dois portugueses, um argentino e dois brasileiros . Confira.
Espumante Nacional > Casa Valduga Gran Reserva Extra-But - Casa Valduga - Vale dos Vinhedos
Tinto Nacional > Salton Talento 2005 - Salton - Tuiuty/Brasil
Tinto Velho Mundo > Vinha Longa Reserva 2006 - Encostas de Estremoz - Alentejo/Portugal
Tinto Novo Mundo > Las Perdices Tinamú 2006 - Viña Las Perdices - Mendoza/Argentina
Espumante Importado > Champagne Pehu Simonet Brut Sélection Grand Cru NV - Pehu Simonet - Champagne/França
Sauvignon Blanc > Ventisquero Queulat Gran Reserva 2008 – Ventisquero - Valle de Casablanca/Chile
Chardonnay> Morandé Terrarum Reserva 2007 - Morandé - Valle de Casablanca/Chile
Branco: Outras Castas > Josmeyer Les Pierrets Riesling 2001 - Josmeyer & Fils - Alsace/França
Rosado > Cascaï 2008 - Château Ferry Lacombe Provence/França
Doce Fortificado > Justino's Madeira 10 anos - Justinos Henriques - Ilha da Madeira/Portugal
Quem quiser se arriscar na cozinha e fazer um almoço especial em casa mesmo, assista ao vídeo com o chef Salvatore Loi, do restaurante Fasano. Ele mostra o preparo do ravióli com recheio de ricota e limão siciliano finalizado com molho fresco de tomate e manjericão.
Fonte: CBN, Turismo e Gastronomia.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Mortalidade em pacientes diabéticos
Krolikowska M, Kataja M, Pöyhiä R, Drzewoski J, M Hynynen
Acta Scandinavica Anaesthesiologica (abril 2009)
Antecedentes: O prognóstico dos pacientes diabéticos após cirurgia não cardíaca permanece controverso. Este estudo foi desenhado para comparar a longo prazo mortalidade entre diabéticos e não diabéticos submetidos a cirurgia não cardíaca para avaliar os possíveis fatores de risco. Métodos: Foram investigados 274 pacientes consecutivos diabéticos e 282 não-diabéticos como controle submetidos a cirurgia não cardíaca dentro de 1 ano em um hospital terciário, na Finlândia. O grupo controle foi compensado para o mesmo tipo de operações. Os pacientes foram acompanhados por até 7 anos, em média. A principal medida foi mortalidade dentro de 7anos. Resultados: A mortalidade, tanto no curto prazo no pós-operatório (≤ 21 dias) e no longo prazo (até 87 (1 / 2) meses) foi significativamente maior nos pacientes diabéticos, em comparação com os não-diabéticos grupo: 3,5 vs 0% (P <0,05) e 37,2 vs 15% (P <0,00001), respectivamente. As principais causas de morte entre os diabéticos foram doenças do sistema cardiovascular (56,8%) em comparação com os não-diabéticos (18,6%), P <0,0001. Encontraram que o diabetes melito, por si só não é um fator de risco para mortalidade pós-operatória, mas uma combinação de variáveis tiveram um efeito significativo no curto e longo prazo mortalidade. Conclusão: Os pacientes diabéticos submetidos a cirurgia não cardíaca não tiveram uma incidência de mortalidade pós-operatória significativamente maior a curto prazo e mortalidade a longo prazo em comparação com os não-diabéticos. Propomos um modelo de preditores de morte entre os indivíduos diabéticos submetidos à cirurgia não cardíaca dentro de 7-anos de follow-up. A maioria dos óbitos foram associados com as doenças cardiovasculares.
Gripe A (H1N1)
Website - World Health Organization - 30 April 2009 -- From today, WHO will
refer to the new influenza virus as Influenza A (H1N1).
Organização Mundial da Saúde rebatiza a gripe suína para 'gripe A (H1N1)'
Decisão foi comunicada no site da agência da ONU.
Doença já contaminou 236 pelo mundo, com 8 mortes.
Fonte: Do G1, com agências internacionais
A Organização Mundial da Saúde informou nesta quinta-feira (30) que vai
começar a se referir à gripe suína como "gripe A (H1N1).
A informação está em um comunicado no site da agência da ONU.
A decisão teria se devido à pressão da indústria da carne e de governos dos
países envolvidos na epidemia.
"Trocamos a denominação de gripe suína pela de gripe A (H1N1) porque o vírus
é cada vez mais humano e cada vez tem menos a ver com o animal", explicou
Dick Thomson, porta-voz da instituição.
"Recebemos muitas consultas de associações de animais e produtores
questionando o nome, e finalmente decidimos trocá-lo", completou.
Congresso Mundial de Anestesia Regional
NYSORA World Anesthesia Congress
A programaçao cientifica abordara Regional Anesthesia & Pain Medicine em:
- Cirurgia Ortopédica
- Emergência Médica
- Obstetrícia
- Anestesia Ambulatorial
- Perioperative Medicine
- Critical Care
- Pediatria
- Airway Management
- Cirurgia Geral
- Fisioterapia
- Medicina de Reabilitação
- Medicina Militar
- Trauma
- Patient Safety
- Tecnologia Médica
- Investigação e Inovação
Vale visitar e programar a ida.
Voos diretos pela Emirates.