quinta-feira, 14 de junho de 2012

Hyperalgesia: A key target for perioperative management?


Hyperalgesia: A key target for perioperative management? -
Avi A. WEINBROUM (Tel Aviv, Israel) & Isabelle DECOSTERD (Lausanne, Switzerland)

Hiperalgesia foi o foco de uma apresentação em três partes, no domingo, dia 10 de junho. "A hiperalgesia é um problema múltiplo", diz o presidente da sessão Avi Weinbroum, "Há um crescente número de traumas, incluindo acidentes de trânsito, cujas vítimas podem desenvolver dor pós-trauma e síndrome do desconforto pós-cirúrgico da dor crônica, incluindo a hiperalgesia e dor fantasma em pacientes amputados. "


Weinbroum destacou também que o aumento do uso de opióides como drogas ilícitas e substâncias recreativas com álcool predispõe aos utilizadores a hiperalgesia. Há também um número crescente de pacientes com câncer em todo o mundo que experimentam este aumento da sensibilidade à dor. "As aplicações medicamentosas para minimizar a dor incluem anestésicos e opióides", disse Weinbroum, Professor de Medicina e Anestesiologia e Chefe da Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos na Unidade de Terapia de Tel Aviv Sourasky Medical Center, Israel. "A abordagem multimodal da analgesia é uma combinação farmacológica de compostos diferentes administrados no peri-operatório, combinando analgésicos intravasculares e locais . Essa abordagem da dor é extremamente útil para os pacientes que, por qualquer razão, se encontram em risco de que sua dor aguda manifestada como hiperalgesia progreda para a forma crônica. "Weinbroum acrescentou que na terapêutica recente, protocolos combinando drogas adjuvantes (não-opióide), drogas antiepilépticas, como a pregabalina ou gabapentina, parecem promissoras no sentido de atenuar a hiperalgesia que acompanha as dores aguda ou crônica.



A apresentação na sessão cobriu a hiperalgesia peri-operatória e sua expressão clínica. Professor Burkhard Gustorff (Chefe da Unidade de Cuidados Intensivos, Anestesiologia e Medicina da Dor no Wilhelminenspital e Elisabeth Kaiserin Spital, Viena, Áustria) deu exemplos de hiperalgesia em sua própria pesquisa sobre a dor relacionada a queimaduras solares, em que sinais de hiperalgesia primária podem ser encontrados na pele afectada, bem como hiperalgesia secundária em regiões adjacentes. "A Sensibilização Periférica e Central do sistema nervoso contribui para este processamento da dor complexa ", diz Gustorff.


Fatores que levariam à hiperalgesia em pacientes no pós-operatórios podem ser citados sendo o aumento da dor principalmente durante o movimento ou tosse após a cirurgia abdominal e aumento do consumo de
analgésicos. Gustorff demonstrou dados sobre sua investigação recente que mostrou a eficácia de drogas como anti-hiperalgesia como a cetamina ou gabapentina no tratamento da dor pós-operatória, dando prova indireta dessa hiperalgesia pós-operatório.


"Um número importante de pacientes sofrem de dor crônica pós-operatória até meses e anos após a cirurgia. Hiperalgesia tende a aumentar a quantidade dessa dor ", disse Gustorff. "Onde persistência anormal de hiperexcitabilidade do sistema nervoso ocorre (hiperalgesia em curso), dor espontânea irá persistir e isso ajuda a explicar a existência de doenças crônicas expressando dor pós-operatória. Hiperalgesia pós-operatória é, portanto, considerada um fator chave em pacientes em risco de desenvolver dor crônica pós-operatória ", conclui.

O assunto de opióides e hiperalgesia foi apresentado pelo professor Dominique Fletcher, do Departamento de Anestesiologia do Hospital  Raymond Poincaré Garches APHP e Unidade INSERM 987 Boulogne-Billancourt, França. "A aumento da percepção da dor após uma anestesia baseada em opióides pode ser o fator chave associado a hiperalgesia induzida por opióides ", disse Fletcher.

"Os opióides identificados como causadores deste efeito em condições experimentais são remifentanil e
fentanil, ambos em doses altas", acrescentou. Fletcher sugeriu que a dose cumulativa de remifentanil e sua rápida retirada podem ser os dois fatores capazes de expor os pacientes à hiperalgesia induzida pelo Remifentanil. Mas ele assinalou a importância de retirada progressiva para reduzir a expressão dessa hiperalgesia.

Uma série de outros estudos clínicos sugerem que a prevenção de hiperalgesia (quer  a opioid-induced
ou induzida pela inflamação cirúrgica) pode ser útil na redução da incidência de dor pós-operatória persistente, e não somente melhorar o controle da dor pós-operatório imediato. "Esta hipótese precisa ter dados clínicos adicionais para ser confirmada antes que possa ser incluída nas orientações profissionais", disse Fletcher.

"Ainda não está claro se a prevenção da hiperalgesia induzida por opióides para pacientes cirúrgicos é
clinicamente válida em todos os pacientes. No período pós-operatório imediato o benefício não é clinicamente significativo", concluiu. "Os estudos clínicos que oferecem prolongado acompanhamento de dor persistente no pós-cirúrgico ou a prevenção de hiperalgesia induzida por opióides em populações selecionadas podem ajudar a determinar o valor da presente prevenção."

Euroanesthesia 2012
Cobertura do AnestesiaDor





A Clinician’s Guide to Video Laryngoscopy


A Clinician’s Guide to Video Laryngoscopy: Tips and Techniques
Videolaringoscopia (VL) é a última fronteira de uma via aérea. Seus usos, já múltiplos, estão se expandindo com o amadurecimento da tecnologia de manuseio das vias aéreas. Este guia de bolso cobre muitas aplicações clínicas para VL para intubação. Escrito por verdadeiros pioneiros no uso destes dispositivos, cada capítulo é destinado a ficar sozinho. Juntos, eles são tidos como a visão mais abrangente da VL publicada até hoje.

Current Concepts in the Management of the Difficult Airway


Current Concepts in the Management of the Difficult Airway
by Carin A. Hagberg, MD
Gestão da via aérea difícil continua sendo uma das tarefas mais relevantes e desafiadoras para os prestadores de cuidados de anestesia. Esta revisão enfoca vários dos dispositivos das  alternativas de gestão e técnicas de manuseio das vias aéreas e suas aplicações clínicas, com especial ênfase na via aérea difícil ou falha no seu manejo.
Para visualizar o artigo, clique abaixo:
 Current Concepts in the Management of the Difficult Airway


Ultrasound-Guided Central Vein Cannulation: Current Recommendations and Guidelines

Ultrasound-Guided Central Vein Cannulation: Current Recommendations and Guidelines
by Julie A. Gayle, MD and Alan David Kaye, MD, PHD

Ainda não  temos um padrão internacional para o uso de ultrasonografia em anestesia (sonoanestesia) e canulação venosa central. O texto tenta sugerir padronizações e dá dicas sobre o uso do USG na nossa prática.



Novidades do Euroanesthesia 2012 VI


Novidades do Euroanesthesia 2012 V


Novidades do Euroanesthesia 2012 IV