domingo, 3 de outubro de 2010

Aula COPA 2010 Dr. Kimachi

Google street view no Brasil

De Pictures


Que tal passear pelas praias do Leblon e de Ipanema, no Rio de Janeiro E, em um simples toque no mouse, seguir depois para São Paulo (SP) e fazer um tour pelo Parque Ibirapuera. Cansado do visual da paulicéia desvairada? Siga, então, neste “passeio virtual” até as cidades históricas mineiras e aprecie a arquitetura barroca dos prédios de Ouro Preto. Essa viagem cibernética agora é possível no Brasil com a chegada do Google Street View desde a última quinta-feira de setembro de 2010 (30). O serviço permite passear virtualmente pelas paisagens urbanas das cidades filmadas como se você estivesse andando pela calçada.

Arraste o “Pegman”

Para acessá-lo, basta abrir o Google Maps, digitar o endereço do local desejado ou fazer isso aproximando o zoom do mapa ou satélite digitalizado. No lado esquerdo, vai aparecer o símbolo do Street View, um bonequinho amarelo, batizado de Pegman, por causa da semelhança com um prendedor de roupas (clothes peg). Se o serviço estiver ativado, ele fica em amarelo e é possível arrastá-lo para onde você deseja “passear”. Nos celulares com sistema androide é preciso fazer uma atualização via androide market. No Iphone, o sistema foi automático.

Visão
Após arrastar o Pegman, o passeio simula uma caminhada a pé pelas calçadas e ruas dos locais filmados pelo carro especial do Google. Em lugares de difícil acesso, como os morros do Rio de Janeiro, as filmagens foram feitas em bicicletas. É o Street View Trike. As imagens têm possibilidade de serem giradas em até 360º na horizontal e 290º na vertical, no nível da rua. Segundo o Google, as fotos individuais são “costuradas” para criar uma única foto panorâmica.

Privacidade e flagras
No material de divulgação do Google sobre o Street View há informações sobre a política de privacidade do serviço. Todo o material colhido no Brasil é captado em locais públicos. Segundo a empresa, uma tecnologia de ponta foi utilizada para borrar todas as faces que aparecem nas imagens, para dificultar a identificação de quem foi filmado. No entanto, as precauções não impediram que fotos com flagras indiscretos tenham sido captadas pelas lentes dos serviços do Google. Na internet, já pipocam imagens desses flagras feitos poucas horas após o lançamento do Google Street View no Brasil, inclusive de um corpo numa rua do Rio de Janeiro.

Vale a pena dar uma passeada pelas fotos e tentar localizar pontos do dia a dia!


XIX JAES

Jornada de Anestesiologia do Espírito Santo, 15 e 16 de outubro, Vitório, ES

Parada cardiaca

Aula sobre reanimação para o Time de Resposta Rápida, Hospital Meridonal