segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ausência

Lúcio José Gusman


Ausência


Não estares
é como abrir uma ferida imensa
de onde salta
um mar vermelho de solidão.
É dissecar em mim
um tempo que não existe,
um tempo em que não sou,
no qual tu és, absoluta,
pela falta em que me queimas.
Não estares
é afogar-me em águas turvas
ardendo na sede,
insaciável,
que me consome.
Não estares
é como se não quisesses estar
mesmo querendo,
enquanto eu sorvo, ininterruptamente,
a agridoce essência
do teu ser onipresenteausente


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Fronteira Chile e Argentina

Documentos em ordem, passaporte, carteira de identidade das crianças, documentos do carro, autorização para cruzar a fronteira de carro, registrada em cartório com meu nome e números de documentos, seguro verde de 120,00 U$ para dirigir na Argentina, passamos na fronteira Chile e Argentina.



Parece que os Chilenos são bem mais cuidadosos que os Argentinos na revista, mas não tivemos problemas, apesar de muito burocráticos.

Ao passar no túnel Cristo Redentor, eis que estávamos na Argentina, perto de Las Caves, primeira cidade argentina, seguida do Parque de Aconcágua e Los Penitentes, estação de esqui argentina mais para jovens, sem muitas opções de visitas ou hospedagens. Tentei ficar numa delas, mas felizmente já estavam fechadas. Correríamos o risco de ter pegado a temperatura de -20o C que aconteceu na véspera de nossa passagem por lá.


Túnel Cristo Redentor



Bem vindo a Las Cuevas, Argentina



Parque Aconcágua




-1o C... mas a sensação era ainda menor pelo vento!


No alto das montanhas, mais sobre Portillo

Vizinha do pico do Aconcágua e da fronteira argentina, a estação de esqui Portillo fica 2.870 m acima do mar e reúne infra-estrutura para praticantes de esportes de inverno. Duas horas e meia distante de Santiago, pela rota 60, ao nordeste da capital chilena. O caminho para o alto dos Andes é bem íngreme, cheio de ziguezagues em meio a penhascos nevados e paisagens maravilhosas. Dá vontade de tirar fotos os tempo todo e quanto mais se aproxima, mais o branco é realçado. 

Carros e enormes caminhões dividem as centenas de curvas da estrada que leva ao passo Cristo Redentor, uma das fronteira do Chile com a Argentina. Mas com atenção isso não representa um grande risco. A poucos metros dali fica Portillo, um dos mais antigos centros de esqui dos Andes e freqüentado por famílias. O único problema é que só aceita pacotes de 7 noites.

De Chile2009


Fundada em 1949, a estação já foi o palco do Campeonato Mundial de Esqui em 1966, o único disputado na América do Sul. Até hoje a estrutura original é preservada, a arquitetura robusta deixa clara a idade do prédio, que, apesar do moderno sistema de calefação, ainda conserva as antigas caldeiras a óleo da época de sua fundação. Piso de madeira, restaurante com requinte. Comemos bem, Fagote com recheio de pato e rizoto de funghi com vegetais. Mas o macarrão das meninas não fez bem a ninguém. Talvez o molho carregado de pimentões tenha sido pesado demais.

Portillo tem três restaurantes, um deles, o Tio Bobs, fica no ponto mais alto da estação, o Plateau. Lá só se chega de teleférico e, com exceção das quintas, dia em que se pode descer em teleférico, a única via de volta é uma pista de nível azul (para experientes).

Há uma piscina do lado de fora do hotel: a água é aquecida a 36ºC e há neve nas bordas. Ao lado do lago congelado, uma bela visão e muita neve para brincadeiras.


De Chile2009