sábado, 8 de maio de 2010

Le Mont Saint Michel, a maravilhasa francesa


Exibir mapa ampliado

De Honfleur a Abadia do Monte Saint Michel, atravessando a Baixa Normandia, fizemos uma viagem pelos rústicos campos franceses.

Um dos objetivos da viagem era mesmo chegar ao Monte Saint Michel,  48°38'08" N 1°30'40" Oum dos sítios turísticos mais impressionantes da França. Fica em uma ilhota rochosa na embocadura do Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Seu antigo nome é "monte Saint-Michel em perigo do mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari).

De Paris 2010


Este mosteiro, fortificado no século XIII, mas iniciado no século V, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avignon, sede alternativa da Cristandade (1309-1377). Estas cidades fortificadas, denominadas "bastides" marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais. Foram construídas mais de 300 só na França, entre os anos de 1220 e 1350. Além das "bastides", foram projetadas e construídas em toda a Europa, de Portugal à Polônia, e nomeadamente no sudoeste da França, entre 1136 e 1270 aproximadamente, numerosas "villeneuves" (cidades novas), que muito contribuíram para o nascimento e consolidação de uma classe social burguesa.
De Paris 2010

De Paris 2010


De Paris 2010

De Paris 2010

De Paris 2010

De Paris 2010

Logo entrada, uma agradável surpresa... Num cenário único no mundo, resguardada no coração da cidadela medieval do Monte Saint-Michel, a estalagem da Mère Poulard oferece-lhe o encanto e o conforto do seu hotel, a tradição e a qualidade do seu restaurante com seu cardápio, o ambiente acolhedor e o convívio do seu piano-bar: um momento inesquecível neste lugar mágico repleto de história. 
De Paris 2010

De Paris 2010

A abadia apresenta um grande panorama da arquitetura medieval do XI ao século XVI. A história da Abadia do monte Saint-Michel remonta, crê-se, ao ano 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel). No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa. Após a dissolução da ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão. Declarado monumento histórico em 1987, o sítio figura desde1979 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O mosteiro está aberto diariamente, excepto a 01 de janeiro, a 01 de maio e 25 de dezembro.- A partir de 2 maio - 31 agosto: 9h às 19, última entrada às 18:00- A partir de 1 setembro - 30 abril: 9h30 - 18 horas, última entrada às 17:00.- Na entrada 24 e 31 de dezembro: último em 04:00 e 17:00 no horário de fechamento.
Self tour guiado ou uma hora visita guiada (com reserva)
Animais de estimação não são permitidos na abadia (permitido na aldeia).
Bilhetes à venda na entrada da abadia a Preços:- Individual: 8,50 euros; 18-25 anos 
-  5 €, menores de 18 anos: grátis

Reservas e informações na abadia:Tel 02-33-89-80-00 - Fax: 02-33-70-83-08E-mail: abbaye.mont-Saint-Michel @ monumentos-nationaux.frWebsite: 
http://www.ot-montsaintmichel.com/accueil_gb.htm
De Paris 2010

De Paris 2010

De Paris 2010

Comemoramos o aniversário de Cecília.... Na verdade foi mais um agradecimento por estar conosco. Em cada momento, um sentimento diferente e intenso.

A beira do Canal da Mancha


Exibir mapa ampliado

Partindo de Bouvignies em direção a Honfleur...

Honfleur é uma pequena vila medieval à beira do Canal da Mancha que revela sua riqueza para com todos aqueles que se permitem um momento para olhar seus arredores... O passado está evidente em tudo ...A estação velha rodeada por casas pitorescas estreitas, ainda é sem dúvida o que mais chama a atenção de cada visitante em sua primeira visita a Honfleur. 
Situado entre duas colinas, na margem esquerda da foz do rio Sena, em uma área "verde". Intocados pela devastação da Segunda Guerra Mundial, a cidade velha, a história de prestígio, ainda mantém seu charme. Seu porto, as ruas antigas, museus e monumentos históricos e religiosos são testemunhas de ricas fundações arquitetônicas da reputação internacional da cidade.

De Paris 2010


De Paris 2010

O estuário do Sena, sempre exerceu o seu fascínio sobre muitos artistas: pintores, escritores, músicos ...
Entre eles William Turner, Johan Bartold Jongkind, Gustave Courbet, Claude Monet, Charles Baudelaire, Erik Satie ... Local de nascimento do pintor Eugène Boudin, Honfleur é reconhecido como um dos berços do impressionismo.