sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dia do enólogo!

Parabéns aos profissionais que valorizam o prazer de um belo vinho!


A Enologia é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico relativo a diversas áreas para se estudar os fenômenos relativos ao vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemáticaestatísticageologia,botânicamicrobiologiafísicamarketingeconomiaclimatologia,química, etc. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificaçãoviticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade eanálise sensorial.
Existem pouquíssimas Faculdades de Enologia na América do Sul. Segundo alguns, a melhor delas localiza-se em MendozaArgentina. No Brasil, existem somente duas, sendo uma em Bento Gonçalves -RS e a outra em Petrolina - PE, ambas oferecidas no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET. Não confundir com viticultura, que estuda somente o cultivo da uva para o vinho e vinicultura, que concentra os aspectos culturais em torno do vinho.
O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final, o vinho. Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que concebe. Tarefa árdua, mas compensada pela possibilidade de produzir e beber verdadeiras jóias produzidas pelo homem.
Para ilustrar, seguem alguns vinhos bebidos por nós pelo mundo e que marcaram seu momento...
Viña del Mar, Chile

Saint-Malo, França

Vinícola Zuccardi, Mendoza, Argentina

Mendoza, Argentina

Paris, França

Bouvignies, França