terça-feira, 3 de maio de 2011

Rothenburg ob der Tauber



Seguindo viagem...


Cercada por muralhas, Rothenburg ob der Tauber foi nossa segunda cidade na rota. Foi escolhida por ser uma cidade medieval. Um lugarejo de pouco mais de dez mil habitantes que parece ter parado no tempo. Parado há uns trezentos ou quatrocentos anos. A encantadora cidade fica no cruzamento da Rota Romântica (no sul da Alemanha) com a Rota dos Castelos (de Mannheim, na Alemanha, a Praga , na República Tcheca).












Começamos a visita pelas fortificações na parte sul que são as mais imponentes da muralha. O lugar é interessante e ainda podem ser encontrados canhões utilizados para proteger a cidade. 



Seguindo em direção a Marktplatz (Praça do Mercado), o visitante passa por dezenas de casas antigas, algumas com madeirame à vista, chamadas de “fachwerhhaus”. As vitrines são cheias de brinquedos e artigos típicos (como canecos de chopp). A cidade é repleta de pequenos hotéis e pousadas, além de simpáticas padarias, onde se pode provar uma delícia típica da região: o schneeballen. 





 A Rathaus (prefeitura) é a mais importante construção da Marktplatz e mistura os estilos gótico e renascentista.


O schneeballen é um doce feito de um emaranhado de massa frita, tem o formato de uma bola e é coberto por açúcar, canela ou chocolate. Provamos 4 tipos diferentes!






Como a cidade é pequena, todo o passeio pode ser feito a pé. No posto de informações turísticas, que fica na praça do mercado, são distribuídos mapas da cidade em vários idiomas, bem como informações das principais construções. Mesmo que o posto esteja fechado, os mapas ficam numa estante do lado de fora do escritório, não é preciso pagar para obtê-los.
Durante o ano inteiro, a cidade oferece atividades culturais. Mas o ponto alto é setembro quando a população de Rothenburg vai pra rua vestindo roupas da época medieval e mostram sete séculos de história.
Visitas guiadas pela cidade são oferecidas de abril a outubro tanto a turistas individuais como para grupos. A duração média é de uma hora e meia. Seu guia será um indivíduo enorme, com uma foice e uma lamparina na mão, coberto de preto, que parte às 20h perambulando pela cidade com o grupo de turistas atrás.....
É melhor não entrar de carro na cidade medieval porque as ruas são estreitas e as vagas de estacionamento quase não existem. Deixe o carro em um dos vários estacionamentos que existem no entorno da cidade. 
Mais informações podem ser obtidas no site: www.rothenburg.de .

Nosso hotel foi achado sem querer, após uma visita a pé de toda a cidade dentro da muralha... 59 euros sem café da manhã. Quarto no alto de uma casa antiga, com vista para fora da cidade, no campo.  Segundo o gerente, não precisávamos nos preocupar com o carro... poderia dormir de portas abertas. Há tempos não se falava em roubos ou violência por lá...