Professor Itagyba Martins Miranda Chaves será o anestesiologista homenageado na II JOVA!
Como forma de dar continuidade às homenagens recebidas pelos seus 35 anos de dedicação ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e ao ensino da anestesiologia, a II Jornada Virtual de Anestesiologia renderá homenagens ao professor Itagyba.
Mestre carismático e polêmico, sempre presente e ativo na SBA, professor Itagyba terá lugar de destaque na divulgação do evento e poderá nos brindar com sua experiência na anestesia regional!
Em abril de 2012, foi homenageado com uma sala com seu nome no HU - UFJF. Abaixo texto retirado do site do hospital com detalhes do evento.
“Quem sabe tem que ensinar.” Esta foi uma das principais frase do anestesista Itagyba Martins Miranda Chaves durante a solenidade de inauguração da sala do Serviço dos Anestesiologistas no Hospital Universitário da UFJF em abril de 2012.
Recepcionado pelo diretor geral do hospital, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, Itagyba foi prestigiado por familiares, amigos, funcionários, residentes e ex-residentes. Professor da disciplina de anestesiologia, responsável pela residência médica e pelo centro de ensino e treinamento do HU, o médico é ex-presidente do Comitê de Anestesia Obstétrica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e também do Comitê de Anestesia obstétrica da Confederação Latino-Americana das Sociedades de Anestesiologia. Atualmente, é membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Anestesiologia.
A ideia de homenagear o anestesista no Hospital Universitário foi do médico Jairo Silvério. “Todos têm uma história com o Itagyba, eu também tenho. Foi ele quem fez a primeira sala de anestesia daqui, achei justo que fizéssemos essa homenagem em vida, então propus ao Dr. Dimas”.
A cerimônia contou com depoimentos de várias pessoas, dentre elas a irmã do homenageado, Modestina Miranda. “ Fiquei muito emocionada. Meu irmão merece mesmo essa homenagem porque sempre pôs em prática o valor que recebemos de nosso pai, que o importante é o ‘ser’ e não o ‘ter’”. O médico e ex-residente do homenageado, Carlos Furtado Macedo, relembrou a paciência infinita e a dedicação do professor que fazia questão de pegar na mão de cada aluno, para mostrar como fazia.
O diretor geral do HU declarou que “é importante o reconhecimento do trabalho do Dr. Itagyba, por ele ser uma referência para o ensino e assistência que contribuiu para fortalecer o nome do HU e a consolidação do nome do serviço de anestesiologia no cenário da saúde brasileira.”
A sala contará com sofás, cadeiras, mesas e computadores para uso dos anestesistas do hospital. O ambiente é propício para os profissionais compartilharem opiniões, estudarem casos, a fim de melhorar o conforto e a qualidade do trabalho.
Discurso proferido pelo Professor Itagyba na Inauguração da Sala de Anestesia com seu nome...
"Senhoras e Senhores,
1)Agradeço a homenagem, que muito me honra, especialmente ao Professor Jairo Antônio Silvério, companheiro de muitas cirurgias/anestesias de alta complexidade(até então nunca antes realizadas em JF iniciadas neste “tímido” HUJF), que sugeriu o nosso nome para esta Sala de Anestesia.
2) Quero homenagear meus grandes mestres: Álvaro Guilherme Eugênio, Amaury Sanches Oliveira,, Carlos Parsloe e Zairo Eira Garcia Vieira, o mestre dos mestres. Todos me ensinaram QUE QUEM SABE, TEM QUE ENSINAR E ME ENSINARAM COMO ENSINAR! Agradecimento eterno.
3)No Japão apenas OS PROFESSORES não tem que se curvar diante do Imperador, porque diz a tradição que PAÍS QUE NÃO TEM PROFESSOR NÃO PODE TER IMPERADOR! Vejam quanta sabedoria!
4)Donald Moir, famoso Anestesiologista Inglês, escreveu em seu livro Anestesia em Obstetrícia: ”... introduzida nos USA em 1940, “apesar da demora, em 1967 foi introduzida e muito bem recebida a Anestesia Peridural lombar continua no Reino Unido”. Em São Paulo esta técnica foi introduzida no final de 1967.
5) Em julho de 1968 introduzimos em JF (e em MG), na Maternidade Therezinha de Jesus,(MTJ) a Anestesia Peridural Lombar contínua.
6)1969: Feita, na MTJ, a 1ª. Anestesia Raqui continua em JF e, com toda certeza uma das primeiras no Brasil. Na época era considerada técnica anestésica de indicação exclusiva para pacientes cirúrgicos críticos!.
7)Em 1969 introduzimos a monitorização hemodinâmica da Pressão Venosa Central e, logo depois, a da Pressão Intraarterial Invasiva, na MTJ em Juiz de Fora. A 1ª.punção de artéria radial (hoje absolutamente indicada e feita rotineiramente em pacientes submetidos à cirurgia de grande porte e em CTIs). Na época era considerada muito INVASIVA E AGRESSIVA. Fomos criticados, vejam bem!!!
8)Em 1970 fomos aprovados, em prova Nacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia no TEA,(hoje Titulo Superior em Anestesiologia), da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, titulo de importância MÁXIMA para o Anestesiologista Brasileiro.
9)Em 1970, convidados por Fernando Dias, criamos o 1º. CTI de JUIZ DE FORA, na Santa Casa, com ROTINAS DO CTI DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA USP, QUE FOMOS CONHECER.
10)Em 1973 fomos nomeados Prof. Auxiliar de Ensino, após concurso público da UFJF. Inicio da vida acadêmica.
11)Em 1980, foi criada a Residência em Anestesiologia do HU,(MEC) sob a chefia de Marcio da Rocha Lima, com nossa participação direta.
12)Em 1981 introduzimos a técnica de do bloqueio do plexo braquial o no Hospital Universitário de Juiz de Fora (HUJF).Levavamos os residentes de anestesia para aulas práticas de Antomia do Plexo Braquil, gentilmente administradas pelo respeitado professor de anatomia, Jaci.
13)Em 1981 introduzimos no HUJF a a técnica da Anestesia Regional Intravenosa de JF.
14)Em 1981 realizamos no HU os primeiros bloqueios intercostais e do plexo ciliaco em JF, na época, técnicas anestésicas de muita importância, apesar de pouco utilizadas no Brasil. Tivéramos, anos antes, privilégio de assistir, pessoalmente, ao vivo, a execução destas técnicas pelo mito da Anestesia Regional, Daniel C. Moore no Hospital do IASERJ, Rio de Janeiro.
15)Em 1981: realizamos no HU da UFJF a 1ª. aplicação de opíóides no Neuro-Eixo em MG grande novidade apresentada no Congresso Mundial de Anestesiologia em Hamburgo, em 1980.(um ano antes), CONSIDERADA UMA DAS GRANDES CONQUISTAS NO TRATAMENTO/PREVENÇÃO DA DOR PÓS-OPERATÓRIA, NO MUNDO INTEIRO.
16)Em 1984 realizamos, NESTE HU, UM DOS PRIMEIROS TAMPÕES SANGUINEOS NO ESPAÇO PERIDURAL NO BRASIL
17)Em 1990: realizamos no HUJF a 1ª. Anestesia Peridural Torácica Continua, mais uma grande conquista da Anestesiologia Mundial. Fomos também um dos pioneiros no Brasil.
18)Em 1994, realizamos a a 1ª. Anestesia caudal em pedriatria, com AL+Opioides em JF, técnica também pioneira em MG.
19)Em 1995 realizadas no HUJF (APRESENTADAS E PUBLICADAS NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA EM SALVADOR, BA,) as vinte (20) 1ªs ANESTERIAS RAQUI-PERIDURAL COMBINADAS NO BRASIL. REGISTRE-SE A PRESENÇA DO HISTÓRICO PROFESSOR DE ANESTESIOLOGIA ZAIRO EIRA GARCIA VIEIRA (ENTAO PROFESSOR NOS USA,) QUE DISSE TEXTUALMENTE: “NÃO SABIA QUE NO BRASIL JÁ EXISTIA ESTA TÉCNICA”
20)Em 1996 usamos, fomos ,também, um dos pioneiros Brasil a usar a Máscara Laríngea, no HUJF. Fomos, então, convidados pela Prof. Elaine Fortis, para Workshop de Via Aérea Dificil, no HU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para montar um Workshop de Via Aérea Difícil, um dos primeiros no Brasil, orientados pelo Prof. Jonatham Bennumof, uma das maiores autoridades do planeta em Via Aérea Difícil. (Contactamos o Professor Benumoff através de e-mails).
21)Em 1995, usamos, pela 1ª, vez em MG, o Propofol , vindo diretamente, dos USA grande conquista da Anestesiologia Moderna
21)Entre 1996 e 2002,por sermos responsáveis pela Residência em Anestesiologia do HUJF, exercemos as funções de Presidente do Comitê de Anestesia Obstétrica da Sociedade Brasileira de ANESTESIOLOGIA E, POSTERIORMENTE, do comitê de anestesia obstétrica do confederação latina das sociedades de anestesiologia. Por termos feito uma pesquisa ampla sobre anestesia obstétrica na américa latina ( QUASE todos os paises responderam ao questionário) fomos homenegeados pela CLASA.
22)1998-Fizemos, pela 1ª. vez em MG AQUI NESTE HU a monitorização do bloqueio neuro muscular (BNM).
23)2000-Fomos um dos pioneiros no Brasil da Monitorização Cerebral na Anestesia no Brasil,graças às orientações do professor Rogean Nunes, o pioneioro.
24)O SERVIÇO DE ANESTESILOGIA, RESIDÊNCIA MÉDICA, CET DO HUJF, sob nossa coordenação, publicou inúmeros relatos de casos, artigos, trabalhos em Congressos Brasileiros e Latino Americanos, e na Revista Brasileira de Anestesiologia .Também escrevemos 4 capítulos em livros e tratados brasileiros de Anestesiologia.
25)2001-E-mail DIRETO ao Ministro da Educação, solicitando REPOSIÇÃO de professores de anestesiologia aposentados, já que a Reitoria não atendia nossas reivindicações. Grande repercussão na UFJF, UM PROFESSOR DENUNCIAR O REITOR,PARA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA. Conseguimos mais 3 professores!.
24-Agradecendo, mais uma vez, cito o apóstolo São Paulo: “ combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé...” "
Como forma de dar continuidade às homenagens recebidas pelos seus 35 anos de dedicação ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e ao ensino da anestesiologia, a II Jornada Virtual de Anestesiologia renderá homenagens ao professor Itagyba.
Mestre carismático e polêmico, sempre presente e ativo na SBA, professor Itagyba terá lugar de destaque na divulgação do evento e poderá nos brindar com sua experiência na anestesia regional!
Em abril de 2012, foi homenageado com uma sala com seu nome no HU - UFJF. Abaixo texto retirado do site do hospital com detalhes do evento.
“Quem sabe tem que ensinar.” Esta foi uma das principais frase do anestesista Itagyba Martins Miranda Chaves durante a solenidade de inauguração da sala do Serviço dos Anestesiologistas no Hospital Universitário da UFJF em abril de 2012.
Recepcionado pelo diretor geral do hospital, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, Itagyba foi prestigiado por familiares, amigos, funcionários, residentes e ex-residentes. Professor da disciplina de anestesiologia, responsável pela residência médica e pelo centro de ensino e treinamento do HU, o médico é ex-presidente do Comitê de Anestesia Obstétrica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e também do Comitê de Anestesia obstétrica da Confederação Latino-Americana das Sociedades de Anestesiologia. Atualmente, é membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Anestesiologia.
A ideia de homenagear o anestesista no Hospital Universitário foi do médico Jairo Silvério. “Todos têm uma história com o Itagyba, eu também tenho. Foi ele quem fez a primeira sala de anestesia daqui, achei justo que fizéssemos essa homenagem em vida, então propus ao Dr. Dimas”.
A cerimônia contou com depoimentos de várias pessoas, dentre elas a irmã do homenageado, Modestina Miranda. “ Fiquei muito emocionada. Meu irmão merece mesmo essa homenagem porque sempre pôs em prática o valor que recebemos de nosso pai, que o importante é o ‘ser’ e não o ‘ter’”. O médico e ex-residente do homenageado, Carlos Furtado Macedo, relembrou a paciência infinita e a dedicação do professor que fazia questão de pegar na mão de cada aluno, para mostrar como fazia.
O diretor geral do HU declarou que “é importante o reconhecimento do trabalho do Dr. Itagyba, por ele ser uma referência para o ensino e assistência que contribuiu para fortalecer o nome do HU e a consolidação do nome do serviço de anestesiologia no cenário da saúde brasileira.”
A sala contará com sofás, cadeiras, mesas e computadores para uso dos anestesistas do hospital. O ambiente é propício para os profissionais compartilharem opiniões, estudarem casos, a fim de melhorar o conforto e a qualidade do trabalho.
Discurso proferido pelo Professor Itagyba na Inauguração da Sala de Anestesia com seu nome...
"Senhoras e Senhores,
1)Agradeço a homenagem, que muito me honra, especialmente ao Professor Jairo Antônio Silvério, companheiro de muitas cirurgias/anestesias de alta complexidade(até então nunca antes realizadas em JF iniciadas neste “tímido” HUJF), que sugeriu o nosso nome para esta Sala de Anestesia.
2) Quero homenagear meus grandes mestres: Álvaro Guilherme Eugênio, Amaury Sanches Oliveira,, Carlos Parsloe e Zairo Eira Garcia Vieira, o mestre dos mestres. Todos me ensinaram QUE QUEM SABE, TEM QUE ENSINAR E ME ENSINARAM COMO ENSINAR! Agradecimento eterno.
3)No Japão apenas OS PROFESSORES não tem que se curvar diante do Imperador, porque diz a tradição que PAÍS QUE NÃO TEM PROFESSOR NÃO PODE TER IMPERADOR! Vejam quanta sabedoria!
4)Donald Moir, famoso Anestesiologista Inglês, escreveu em seu livro Anestesia em Obstetrícia: ”... introduzida nos USA em 1940, “apesar da demora, em 1967 foi introduzida e muito bem recebida a Anestesia Peridural lombar continua no Reino Unido”. Em São Paulo esta técnica foi introduzida no final de 1967.
5) Em julho de 1968 introduzimos em JF (e em MG), na Maternidade Therezinha de Jesus,(MTJ) a Anestesia Peridural Lombar contínua.
6)1969: Feita, na MTJ, a 1ª. Anestesia Raqui continua em JF e, com toda certeza uma das primeiras no Brasil. Na época era considerada técnica anestésica de indicação exclusiva para pacientes cirúrgicos críticos!.
7)Em 1969 introduzimos a monitorização hemodinâmica da Pressão Venosa Central e, logo depois, a da Pressão Intraarterial Invasiva, na MTJ em Juiz de Fora. A 1ª.punção de artéria radial (hoje absolutamente indicada e feita rotineiramente em pacientes submetidos à cirurgia de grande porte e em CTIs). Na época era considerada muito INVASIVA E AGRESSIVA. Fomos criticados, vejam bem!!!
8)Em 1970 fomos aprovados, em prova Nacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia no TEA,(hoje Titulo Superior em Anestesiologia), da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, titulo de importância MÁXIMA para o Anestesiologista Brasileiro.
9)Em 1970, convidados por Fernando Dias, criamos o 1º. CTI de JUIZ DE FORA, na Santa Casa, com ROTINAS DO CTI DO HOSPITAL DAS CLINICAS DA USP, QUE FOMOS CONHECER.
10)Em 1973 fomos nomeados Prof. Auxiliar de Ensino, após concurso público da UFJF. Inicio da vida acadêmica.
11)Em 1980, foi criada a Residência em Anestesiologia do HU,(MEC) sob a chefia de Marcio da Rocha Lima, com nossa participação direta.
12)Em 1981 introduzimos a técnica de do bloqueio do plexo braquial o no Hospital Universitário de Juiz de Fora (HUJF).Levavamos os residentes de anestesia para aulas práticas de Antomia do Plexo Braquil, gentilmente administradas pelo respeitado professor de anatomia, Jaci.
13)Em 1981 introduzimos no HUJF a a técnica da Anestesia Regional Intravenosa de JF.
14)Em 1981 realizamos no HU os primeiros bloqueios intercostais e do plexo ciliaco em JF, na época, técnicas anestésicas de muita importância, apesar de pouco utilizadas no Brasil. Tivéramos, anos antes, privilégio de assistir, pessoalmente, ao vivo, a execução destas técnicas pelo mito da Anestesia Regional, Daniel C. Moore no Hospital do IASERJ, Rio de Janeiro.
15)Em 1981: realizamos no HU da UFJF a 1ª. aplicação de opíóides no Neuro-Eixo em MG grande novidade apresentada no Congresso Mundial de Anestesiologia em Hamburgo, em 1980.(um ano antes), CONSIDERADA UMA DAS GRANDES CONQUISTAS NO TRATAMENTO/PREVENÇÃO DA DOR PÓS-OPERATÓRIA, NO MUNDO INTEIRO.
16)Em 1984 realizamos, NESTE HU, UM DOS PRIMEIROS TAMPÕES SANGUINEOS NO ESPAÇO PERIDURAL NO BRASIL
17)Em 1990: realizamos no HUJF a 1ª. Anestesia Peridural Torácica Continua, mais uma grande conquista da Anestesiologia Mundial. Fomos também um dos pioneiros no Brasil.
18)Em 1994, realizamos a a 1ª. Anestesia caudal em pedriatria, com AL+Opioides em JF, técnica também pioneira em MG.
19)Em 1995 realizadas no HUJF (APRESENTADAS E PUBLICADAS NO CONGRESSO BRASILEIRO DE ANESTESIOLOGIA EM SALVADOR, BA,) as vinte (20) 1ªs ANESTERIAS RAQUI-PERIDURAL COMBINADAS NO BRASIL. REGISTRE-SE A PRESENÇA DO HISTÓRICO PROFESSOR DE ANESTESIOLOGIA ZAIRO EIRA GARCIA VIEIRA (ENTAO PROFESSOR NOS USA,) QUE DISSE TEXTUALMENTE: “NÃO SABIA QUE NO BRASIL JÁ EXISTIA ESTA TÉCNICA”
20)Em 1996 usamos, fomos ,também, um dos pioneiros Brasil a usar a Máscara Laríngea, no HUJF. Fomos, então, convidados pela Prof. Elaine Fortis, para Workshop de Via Aérea Dificil, no HU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para montar um Workshop de Via Aérea Difícil, um dos primeiros no Brasil, orientados pelo Prof. Jonatham Bennumof, uma das maiores autoridades do planeta em Via Aérea Difícil. (Contactamos o Professor Benumoff através de e-mails).
21)Em 1995, usamos, pela 1ª, vez em MG, o Propofol , vindo diretamente, dos USA grande conquista da Anestesiologia Moderna
21)Entre 1996 e 2002,por sermos responsáveis pela Residência em Anestesiologia do HUJF, exercemos as funções de Presidente do Comitê de Anestesia Obstétrica da Sociedade Brasileira de ANESTESIOLOGIA E, POSTERIORMENTE, do comitê de anestesia obstétrica do confederação latina das sociedades de anestesiologia. Por termos feito uma pesquisa ampla sobre anestesia obstétrica na américa latina ( QUASE todos os paises responderam ao questionário) fomos homenegeados pela CLASA.
22)1998-Fizemos, pela 1ª. vez em MG AQUI NESTE HU a monitorização do bloqueio neuro muscular (BNM).
23)2000-Fomos um dos pioneiros no Brasil da Monitorização Cerebral na Anestesia no Brasil,graças às orientações do professor Rogean Nunes, o pioneioro.
24)O SERVIÇO DE ANESTESILOGIA, RESIDÊNCIA MÉDICA, CET DO HUJF, sob nossa coordenação, publicou inúmeros relatos de casos, artigos, trabalhos em Congressos Brasileiros e Latino Americanos, e na Revista Brasileira de Anestesiologia .Também escrevemos 4 capítulos em livros e tratados brasileiros de Anestesiologia.
25)2001-E-mail DIRETO ao Ministro da Educação, solicitando REPOSIÇÃO de professores de anestesiologia aposentados, já que a Reitoria não atendia nossas reivindicações. Grande repercussão na UFJF, UM PROFESSOR DENUNCIAR O REITOR,PARA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA RESIDÊNCIA MÉDICA EM ANESTESIOLOGIA. Conseguimos mais 3 professores!.
24-Agradecendo, mais uma vez, cito o apóstolo São Paulo: “ combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé...” "