terça-feira, 2 de abril de 2013

II JOVA - Conheça os palestrantes: Guilherme Barros



Tema: Manejo da Dor Aguda e Crônica

- Responsável pelo Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos
- Departamento de Anestesiologia
- Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP
- Presidente da Comissão Temporária de Medicina Paliativa da SBA

O Professor Doutor Guilherme Antônio Moreira de Barros possui grande interesse pelo estudo da dor, com ênfase no tratamento das síndromes dolorosas crônicas e agudas. Após sua formação em dor, passou também a se interessar pelo estudo da Medicina Paliativa, o que lhe conduziu ao desenvolvimento de alguns estudos na área e, em particular, relacionados à questão da comunicação médico-paciente.

Há mais de uma década participa ativamente de eventos promovidos pelas Sociedades de Anestesiologia e do Estudo da Dor, contribuindo como membro de comissões científicas e proferindo workshops e palestras nos mesmos. Atualmente tem demonstrado maior interesse pelo descobrimento dos mecanismos fisiopatológicos da dor, o que lhe tem motivado o desenvolvimento de protocolos de pesquisa nessa nova fronteira do conhecimento. Possui 21 artigos publicados em diversas áreas relacionadas ao estudo da dor e à medicina paliativa.

O Congresso Euroanesthesia é sempre palco de divulgação de interessantes avanços na área da anestesiologia e da dor. Tenho grande expectativa para ouvir da experiência dos europeus sobre a utilização de fármacos e técnicas ainda não disponíveis em nossa realidade. Além disso, a pesquisa básica costuma estar presente. Aguardem para ouvir desse excitante evento!” 

II JOVA - Conheça os palestrantes: Rogean Nunes



Tema: Neurociência e anestesia

- Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará
- Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará
- Pós-graduado em Cardiologia pela Universidade Federal do Ceará
- Pós-graduado em Anestesiologia pela Universidade Federal do Ceará
- Pós-graduado em Engenharia Clínica pela UNIFOR
- Graduando em Engenharia Eletrônica pela UNIFOR
- Professor de Medicina da FACHRISTUS
- Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Anestesiologia
- Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Carlos
- Corresponsável pelo CET-SBA  do Hospital Geral de Fortaleza

Áreas de interesse:  monitorização neurofisiológica, estudo de sinais e sistemas biológicos, fisiologia, biofísica, física em anestesia e neurociências.

O Professor Doutor Rogean Rodrigues Nunes possui grande interesse pelo estudo de neurociências, especialmente de sistemas, assim como monitorização neurofisiológica. 

Além, disso vem desenvolvendo estudos relacionados à monitorização da adequação anestésica e seus desfechos há mais de 15 anos, tendo como grande fundamento a análise de sinais e sistemas biológicos  desenvolvidos durante pós-graduação em engenharia clínica. 

É responsável, há mais de 10 anos, pela realização anual do Simpósio Brasileiro de Monitorização da Profundidade Anestésica, estando, atualmente, coordenando livro intitulado: Bases Neurofisiológicas da Anestesia e sua Monitorização.  

Baseado nesta linha de pesquisa, ganhou vários prêmios nacionais organizados pela SBA, além do desenvolvimento de vários equipamentos de interesse para anestesiologia. 

II JOVA - Conheça os palestrantes: Fernando Nora



Tema: Farmacologia na prática anestésica

Dr. Fernando Squeff Nora é Anestesiologista, Gaucho. 

Trabalha e reside em Porto Alegre-RS. Atuou durante muitos anos junto à residencia medica e atualmente atua apenas na clínica privada. 

Sua paixão: anestesia venosa total. O tema é seu foco principal onde há mais de 20 anos. Já publicou diversos estudos relacionados a este assunto da Anestesiologia. Nos últimos 10 anos, dedicou-se ao estudo desta tecnica anestésica e ao Despertar per-operatório acidental, além de desenvolver diversos temas relacionados a anestesiologia para cirurgia ambulatorial, debates sobre as diferentes técnicas anestésicas e resultados em anestesia relacionados as técnicas utilizadas. 

Acredita que podemos influenciar desfechos e que esta influência possa agir positivamente ou negativamente nos resultados dos pacientes que atendemos todos os dias.  Sempre buscando atualização constante é membro da Sociedade Européia de Anestesiologia e tem participado ativamente de Congressos Internacionais e Nacionais. 

Na qualidade de palestrante, participa dos principais conclaves da especialidade há mais de 20 anos. Fascinado pela busca das melhores práticas anestésicas a fim de oferecer aos pacientes conforto, segurança e despertar precoce, seus trabalhos publicados no Brasil, tem lhe possibilitado importantes reconhecimentos como umas das maiores autoridades de nosso país em Anestesia Venosa Total. 

Participa ativamente da vida científica e associativa da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, produzindo conteúdo cientifico e textos associativos.


II JOVA - Conheça os palestrantes: Deise Martins


Tema: Circulação, da bancada à beira do leito


- Médica anestesiologista do Instituto Nacional do Câncer
- Co-Responsavel pelo Centro de Ensino e Treinamento do INCA
- Instrutora do curso Suporte Avançada da Vida / Sociedade Brasileira de Anestesiologia
- Membro da Comissão Examinadora do Título Superior de Anestesiologia da SBA
Deise Rosa Martins sempre esteve envolvida nas evoluções da especialidade. É uma pessoa dinâmica e de bem com a vida. Une a dedicação à profissão com seu lado esportivo e jovial. Consegue a simpatia de todos que convivem com ela profissionalmente, incluindo no mundo virtual. Presente rotineiramente em congressos como palestrante é também referência científica para os residentes e colegas da área de anestesiologia. A II JOVA contará com sua representante feminina, mantendo o charme, aliado à bela capacidade didática.