terça-feira, 14 de agosto de 2012

Anestesia venosa x inalatória!


Para que serve o twitter?

Entendendo um pouco do Microblog Twitter

Não há mistérios e é justamente a simplicidade do Twitter que o faz tão eficiente na troca de informações e como ferramenta para manter contato com outras pessoas. Criado inicialmente para responder uma simples pergunta: "O que você está fazendo?", tomou proporções muito maiores que isso.

O Twitter é um microblog, um lugar para você publicar pequenos textos (mensagens) com até 140 caracteres (incluindo espaço e pontuação). Essas mensagens são chamadas individualmente de “Tweets” – ou seja, traduzindo do inglês, “piados”, como o som que os passarinhos fazem. Por isso mesmo que o logotipo do Twitter (palavra que também significa “pio”, “piar”) é um passarinho azul.

Portanto o Twitter é uma lista de pequenas mensagens que alguém publica sobre diversos assuntos e temas e que qualquer um pode ler e acessar, como uma página de um blog ou site. Serve especialmente para trocar informações, manter-se informado sobre o que outras pessoas estão fazendo e também para você divulgar informações e falar de suas atividades, sobre qualquer assunto que seja do seu interesse ou que você queira. Usar para direcionar para sites e blogs do seu interesse, compartilhar notícias e textos, divulgar imagens e links de videos.

Um bom video sobre o assunto foi feito pelo excelente blogueiro Marcos Lemos, inspirador de vários posts e um professor no assunto blogs e web 2.0. Tomei a liberdade de pegar alguns textos de seu blog, citando-o



Criar uma conta no Twitter –
 

A primeira coisa a se fazer é criar um perfil no Twitter para começar a usar. Entre no endereço e clique no botão “Sign up now” para fazer o seu cadastro. Agora pode-se escolher o idioma de acesso. Complete o formulário de cadastro que é bem simples, onde o mais importante é o seu “Username”. O Username é o seu nome de usuário, como você será chamado no Twitter e como será o endereço de seu perfil no serviço. Tente criar um nome curto e criativo. Será uma identidade virtual.


Depois é só digitar as palavras de validação e clicar no botão “Create my account”. Se tudo estiver certo, sua conta foi criada e o endereço de seu perfil no Twitter será algo como:

http://twitter.com/SEU_UserName
o meu é http://twitter.com/anestesiador

Mas é preciso entender algumas coisas para que você possa usar o serviço de forma eficiente. Seu perfil ainda está vazio, não há “Followers” (seguidores) de seu perfil – o que significa que ninguém recebe suas atualizações, não lê o que você escreve. E ainda você não está seguindo ninguém (“Following”) e não recebe as atualizações de ninguém.

Depois de se cadastrar e entrar no Twitter, você pode interagir com outros usuários. Para isso você pode simplesmente acompanhar a Timeline deles acessando suas páginas individualmente e verificar suas atualizações ou pode se tornar um seguidor, seguir (Follow) algumas pessoas de seu interesse. Quando você entra no perfil de alguém, há um botão de “Follow”.
botao-follow-twitter-perfil-seguir
Clicando nesse botão o perfil desejado é adicionado à sua lista e você passa a receber as atualizações da pessoa que você quer. E ficará assinalado da seguinte forma.
botao-follow-twitter-perfil-seguindo
Sempre que essa pessoa publicar algo, sempre que “tuitar”, você receberá. Você será adicionado à lista de seguidores dessa pessoa. Quanto mais gente você seguir mais atualizações em tempo real você receberá, por isso tem que saber bem que seguir para não se perder em tantas atualizações.

Por exemplo, siga o perfil da Jornada Virtual de Anestesiologia @anest_virtual e saiba das dicas do evento e novidades da anestesia.

Quer saber mais, aí vão algumas dicas:

As # hashtags e a linguagem no Twitter

Afinal o que é o RT do Twitter e pra que serve?

Usos do Twitter na Medicina

Fontes do post: 

http://www.ferramentasblog.com Obrigado pelas dicas @hordones!

 http://timedicina.blogspot.com.br/ Grande dicas da guru Dra Leandra @timedicina