quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ciao Bento

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u589057.shtml

01/07/2009 – 10h21

Hospital de Porto Alegre atende pacientes com gripe suína em barracas



O Hospital de Clínicas em Porto Alegre (RS) instalou duas barracas de lona em frente à unidade para realizar o primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de gripe suína. Apenas após a confirmação dos sintomas, os pacientes serão atendidos no interior do hospital, já usando máscaras. As instalações devem começar a funcionar ainda hoje.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína

Segundo a assessoria do hospital, a instalação das barracas militares é o resultado de uma parceria estabelecida entre o hospital e a base aérea de Canoas (RS) e tem o objetivo de garantir um maior isolamento dos pacientes que contraíram a doença.

A iniciativa é semelhante ao atendimento fornecido pelo Hospital Conceição que realiza o primeiro atendimento de pacientes com sintomas da gripe em um contêiner instalado em frente ao hospital desde a última quinta-feira (25).

De acordo com o Hospital de Clínicas, a instituição já atendeu, até a tarde de ontem (30), 40 casos suspeitos da gripe, mas nenhum foi confirmado até o momento.

Segundo o último balanço divulgado, o Estado do Rio Grande do Sul possui 81 casos confirmados da gripe suína, sendo 30 deles em Porto Alegre. Duas cidades --São Gabriel e Itaqui já decretaram situação de emergência devido à doença.

Em todo o Brasil, o número de casos confirmados da doença chega a 680. No último domingo (29), o governo confirmou a primeira morte de um brasileiro no país em decorrência da gripe, registrada em Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul.

O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul Osmar Terra afirmou na semana passada que o primeiro atendimento aos pacientes deve ser realizado nos postos de saúde, não sendo necessária a procura dos hospitais de referência --Nossa Senhora da Conceição e Clínicas-- para receber o tratamento.

Apesar de ser instalado junto a outras medidas de prevenção determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde, o órgão afirmou que a instalação do contêiner corresponde a uma iniciativa do hospital.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Bento Gonçalves...fica para outra vez...

Geral | 01/07/2009 | 19h09min

RS deve ser Estado com maior número de casos da gripe A em pouco tempo, afirma Terra

Secretário estadual da Saúde confirmou cinco novos casos hoje

O Rio Grande do Sul registrou cinco novos casos da gripe A, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O total de casos no Estado chega a 90. Permanecem 187 casos sob suspeita. Com o anúncio, Porto Alegre passou a ser a cidade com maior número de casos da doença - são 33 pacientes com a gripe na Capital contra 31 em São Gabriel.

O secretário estadual da Saúde estima que em pouco tempo o RS deve se tornar o Estado com maior número de casos da gripe A, por conta da proximidade com a Argentina.

— A expectativa é de que o Estado tenha mais de 200 casos até a semana que vem.

Segundo Terra, a maioria das pessoas contaminadas veio da Argentina. Até agora todos os casos foram de pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram contato com viajantes.

O secretário disse ainda que desconfia dos números oficiais informados pelo ministério da Saúde argentino, que reg istra 1587 casos e 26 mortes no país.

— Acredito que há muito mais casos que o governo está mencionando.

ZEROHORA.COM