quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Dia Mundial da Sepse no Brasil


O Dia Mundial da Sepse no Brasil

Com apoio do Ministério da Saúde, o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) mobilizarão cincos cidades brasileiras para o Dia Mundial da Sepse, em 13 de setembro de 2012. A população de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre receberá o folheto explicativo “Pare a sepse, salve vidas”. O material será distribuído em locais de grande circulação por profissionais de saúde que estarão à disposição do cidadão para esclarecimentos. Segundo os organizadores, a conscientização da população para o problema, assim como dos profissionais de saúde, é fundamental para essa importante luta que é a diminuição dos casos de sepse no mundo.

Já para os profissionais de saúde foi elaborado um cartaz para ser fixado nos hospitais e um folheto especial, que será distribuído para a equipe.

As cinco metas da Campanha no mundo são:

Inserir a sepse na agenda de desenvolvimento. A Declaração Mundial da Sepse aumentará a prioridade política dada à sepse, despertando a conscientização a respeito do crescente ônus médico e econômico representado pela doença.

Mobilizar os envolvidos. Assegurar que as estratégias para prevenção e controle do impacto global da sepse sejam focalizadas naqueles de maior necessidade.

Apoiar a implantação de diretrizes internacionais de sepse. Melhorar o reconhecimento precoce e proporcionar tratamento mais eficaz da sepse, além de possibilitar prevenção e tratamento adequados para todas as pessoas em todo o mundo.

Envolver os sobreviventes de sepse e os enlutados por ela no planejamento de estratégias para diminuir a incidência de sepse e melhorar os resultados no tratamento desta condição tanto local como nacionalmente.

Assegurar que existam instalações suficientes para tratamento e reabilitação e equipes bem treinadas para o cuidado em curto e longo prazo de pacientes com sepse.

Para saber mais acesse: www.diamundialdasepse.com.br

De:
Marcio Soares, INCA, Rio de Janeiro, Brasil