domingo, 24 de maio de 2009

Programa de milhagem

Programas de milhagens oferecem novos destinos

Na guerra das companhias aéreas, os programas de milhagem são um bom jeito de fisgar clientes e fidelizá-los. Cientes disso, a TAM, a Gol e a OceanAir estão com novidades.

A TAM entrou no fim do ano passado na rede Star Alliance, que é a mais antiga aliança entre companhias aéreas do mundo. Com a entrada da companhia brasileira, quem acumular pontos no cartão Fidelidade já pode viajar em outras cinco companhias -United Airlines, TAP, Lufthansa, LAN e Air Canada.

Para a empresária Maria Fernanda Oliveira, 44, que tem o cartão Fidelidade há dez anos, é uma boa notícia. "Esses acordos ampliam o número de destinos que a gente pode visitar usando os pontos", diz.

Até o fim de 2010, quando a aliança deve ser completada, serão mais de 20 companhias associadas à TAM.

Em busca dos benefícios

No ano passado, aproximadamente 10% do total de passageiros que optaram pela TAM voaram com bilhetes emitidos pelo sistema de fidelidade, segundo a assessoria de imprensa da empresa.

Desde que o programa existe, já foram distribuídos aproximadamente 7,4 milhões de bilhetes por meio do sistema.

"No começo eu achava estranho. Achava que eu ia entrar no avião e todo mundo ficaria olhando para mim, pensando "olha, essa aí tá viajando de graça'", lembra Maria Fernanda. "Mas não tem nada disso. Todo mundo usa e vai em busca dos benefícios", diz.

Entre eles, a empresária destaca a possibilidade de embarcar antes dos outros passageiros e, em alguns casos, de poder levar mais bagagens.

Mais parcerias

A Gol/Varig acaba de anunciar uma parceria com a Air France/KLM, que tem o Flying Blue como programa de fidelidade. Assim, quem tem o cartão Smiles poderá trocar suas milhas por destinos da Air France/KLM -entre eles, Alemanha, Itália, França, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Egito e Emirados Árabes.

Os bilhetes-prêmio podem ser marcados para datas a partir do dia 1º de julho.

Além disso, as companhias iniciaram a promoção "Milhas em Dobro". Nela, os participantes do programa Smiles com viagem marcada para datas entre o começo de maio e 30 de junho receberão as milhas voadas pela Gol/Varig e Air France/KLM em dobro.

Com essa promoção, são necessárias de 2.000 a 4.000 milhas para voar para um destino nacional, enquanto o valor normal é de 10 mil milhas, de acordo com a central de atendimento do Smiles.

Ainda na promoção, uma viagem internacional com destino à América do Sul "custa" 6.000 milhas, e não 10 mil, como costuma ser normalmente.

"De maneira geral, o programa de milhagem está entre os principais fatores que fazem com que uma pessoa escolha uma empresa", afirma Alberto Fajerman, diretor de relações institucionais da Gol.

"Para uma pessoa que viaja bastante, é evidente que ter um programa de passageiro frequente ajuda na hora de decidir a empresa", diz.

Segundo Murilo Barbosa, diretor de marketing da Gol, o programa Smiles está com parcerias em vista. "O Smiles tem planos de realizar parcerias com outras companhias aéreas internacionais, agregando mais valor ao programa", diz.

A OceanAir, que criou o cartão Amigo há dois anos, inicia no dia 1º de julho uma parceria com a Avianca -as duas companhias pertencem ao mesmo grupo. Passageiros que costumam voar pela OceanAir poderão trocar seus pontos por viagens à Europa, Cuba e Nova York, entre outros destinos.

"Com isso, queremos agregar valor à nossa marca", afirma Renato Pascowitch, diretor-executivo da companhia.

Fonte: LUISA ALCANTARA E SILVA
da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário