domingo, 24 de maio de 2009

Viajar e viver

De África 2008


Programar a viagem pela internet funciona

Há muitos relatos de experiências pessoais com sites de viagem e reservas on-line. A internet, sobretudo os recursos colaborativos (nos quais gente como a gente dá o testemunho sobre lugares que 'experimentou'), tornou-se uma grande aliada na programação das férias. Ajuda também a planejar o orçamento e prever muitos gastos antes de decolar. Isso mesmo: - Funciona!

Uma boa ferramenta é o site Tripadvisor. Dois ícones no turismo, Viviane Znadonadi e Ricardo Freire levantaram informações sobre os livrinhos mais apropriados para cada tipo de viajante. Acesse aqui e dê uma olhadina. Mas depous volte ao site para ler mais detalhes, viu!? No meio do caminho, no entanto, a conclusão foi inevitável: a internet mudou a maneira como fazemos as malas. Eu pessoalmente a uso em 100% das viagens. Os proprietários das agências que me perdoem, mas viajar é viver, então começa desde a escolha do destino, até vôos, hotéis e passeios escolhidos pela net. Das passagens de avião e trem às reservas de ingressos para atrações e museus -- por meio das quais é possível encurtar as filas nos destinos mais concorridos --, tudo é facilmente resolvido on-line. De verdade. Basta ter cartão de crédito e disponibilidade de tempo para pesquisar (e, cá entre nós, não é nada ruim dedicar alguns minutos ou até horas a um planejamento desse tipo).

Na escolha de hotéis, há alguns que oferecem oportunidades de última hora, com bons preços. Viajar acompanhado tem sempre um gosto de lua de mel. Então procure sempre por pacotes de LUA DE MEL... isso significa melhores quartos, inclusive com serviços que você nem paga ou tem reduções por eles. E nessa correria da vida, sempre que posso, viajo como lua de mel. Procuro também viajar com fidelidade e já ganhei diárias grátis por isso. Imagine, bilhetes trecho convite e diária de hotel por fidelidade... tem mesmo é que viajar e viver. 

Um roteiro básico é: ler os sites e blogs em português (Viajeaqui.com). Digite o destino e confira as informações mais recentes, dicas de restaurantes, hospedagens -- e de sobrevivência. Depois, pode cruzas esses dados em portais como o Tripadvisor, que tem filtros específicos de preço e avaliação dos internautas. São milhões de resenhas e fotos e vários formatos de organização das informações. A partir dali, você pode ver quais sites de reserva possuem as melhores ofertas. Para tirar a prova, entre também no Google e compare as tarifas com as oferecidas no site oficial dos hotéis. Daí é só escolher o que melhor lhe convém. Detalhe: no momento o Tripadvisor oferece também a pesquisa com os melhores lugares para ficar, e inclui na lista as melhores barganhas. É grátis. Como brinde 'surpresinha', o site ainda envia por e-mail a lista dos piores e mais sujos hotéis (!!!). Tive uma experiência na Pénsion Dali em Barcelona que foi realmente das piores...lençois sujos, banheiros imundos...

Alguém pode perguntar: devo confiar na opinião dessas pessoas? O que me garante que não é o dono do hotel se autopromovendo por meio de funcionários ou perfis falsos? Bom, sua leitura tem de ser crítica -- e não deve ficar limitada só a um site. Depois de selecionar algumas hospedagens de seu interesse, faça buscas em outros mecanismos, compare.

Normalmente, quanto mais avaliações um destino tiver, menor a chance de fraude. Mas isso não é uma regra. As comunidades da internet não são blindadas, mas estão ficando mais e mais auto-regulatórias. Fica difícil para o hotel controlar opiniões negativas ou relatos de experiências reais e desagradáveis que tenham acontecido no lugar. Se forem recorrentes, não tem como esconder. Vão aparecer mesmo. O Tripadvisor só publica resenhas a partir de um número mínimo de opiniões.

Há um porém. Para viagens no Brasil, sites internacionais ainda não estão tão bem preparados, embora já apresentem depoimentos bacanas a respeito dos destinos mais procurados como as praias do nordeste. Para Brasil o Guia Quatro Rodas e a Viagem e Turismo, e os blogs pendurados ali, continuam sendo meu ponto de partida. E todos abrem espaço para a participação do público.


Fonte: Do blog turismo e gastronomia e experiência pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário