sábado, 29 de agosto de 2009

Viajar para viver, viver para viajar: Mendoza


Guia de Mendoza
Capital do vinho da América do Sul.

A cidade de Mendoza fica na província de Mendoza, sendo sua capital e maior cidade, junto à Cordilheira dos Andes e muito próxima da fronteira com o Chile. É a quarta maior cidade argentina e está a cerca de 1058 km da capital Buenos Aires e a 360 km da capital chilena Santiago.

Mendoza é originalmente uma cidade chilena fundada em 1561 que passou a pertencer à Argentina em 1778. Em 1861, a cidade sofreu um imenso terremoto que originou um grande projeto de reconstrução da cidade de forma ordenada a partir de 1863, que é facilmente visível ao visualizar um mapa da cidade – quadras quadrangulares com as mesmas proporções e praças estrategicamente localizadas. Por este motivo também a cidade não conta com quase nenhuma edificação de estilo colonial. É uma cidade é muito arborizada, bem sinalizada e organizada, com um trânsito bem tranqüilo.

A zona climática em que se localiza a cidade favorece o cultivo de uva, com seus vinhos Malbec já tradicionais em toda a Argentina e muito conhecidos no próprio Brasil e no mundo. Recentemente, a cidade passou a ser conhecida também como uma das nove capitais mundiais do vinho. Destaca-se na Argentina também pela produção de azeite, pecuária e exploração de petróleo. Foi eleita em 2005 como a cidade mais digital da América Latina.

Geografia e Clima

Mendoza está localizada em uma região de clima semi-desértico, toda arborizada com muitas praças e parques, que depende do degelo das montanhas para ter água em seus rios que abastecem a cidade. O ar é completamente seco e ressecam as narinas e os olhos. No verão faz um forte calor, com média de 24ºC, e no inverno faz bastante frio, com média de 9ºC, quando estradas na região podem ficar bloqueadas devido a nevascas, principalmente na estrada que liga a cidade com Santiago, no Chile. Entretanto, pouco chove e só neva em uma ou duas ocasiões ao ano. Junto com o verão, podem vir chuvas de granizo e tempestades elétricas na região. Na primavera, ventos tornam o clima mais agradável.



Como Se Locomover

A cidade possui um aeroporto que atende vôos domésticos e internacionais. Liga-se ainda para outras cidades argentinas e à cidade chilena de Santiago por rodovias e linhas de ônibus de diversas empresas como Andesmar e El Rápido.

Para se locomover pela cidade, pode-se utilizar táxis, bondes elétricos e ônibus. Uma parte dos ônibus é bi-articulada, sendo a maior frota da espécie na Argentina, sendo chamados de trolebús. Uma outra forma de conhecer a cidade é de bicicleta, muito comum por Mendoza.

Principais Atrações

Três dias é um tempo razoavelmente bom para se conhecer o básico de Mendoza. Entre as atividades para se fazer próximas à cidade, destaque para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como esqui, snowboard, cavalgada, trekking, rafting, canoagem e montanhismo, entre outras. O ponto mais alto das Américas, o Aconcágua, é a atração mais procurada por trekkers e alpinistas.

Centro

A principal atração dentro da cidade de Mendoza é o belo Parque San Martín que é o grande centro de lazer local para prática de esportes e outras atividades, como piqueniques, e visitas ao Jardim Zoológico e ao Parque de La Ciencia Eureka. Dentro do parque há ainda o estádio de futebol Malvinas Argentinas, que foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Um bom passeio é alugar uma bicicleta no local, percorrer o parque e ir até o Cerro de La Gloria, no alto do morro dentro do parque. O city tour em Mendoza também vai ao local e conta bastante da história da cidade e do país quando chega a este local.

No centro da cidade, ainda pode-se visitar a Plaza Independencia, o centro da cidade e a maior das praças da cidade. Na praça acontecem shows e feiras de artesanato, além de abrigar o Museo Municipal de Arte Moderna. O mais importante museu da cidade é o Museo del Area Fundacional, que mostra relíquias históricas da cidade e fotos e vestígios da cidade antes do terrível terremoto que a devastou.



Parque Provincial Aconcágua

O parque protege a parte da Cordilheira dos Andes onde está o Aconcágua – maior pico das Américas, do Ocidente, do Hemisfério Sul e o maior ponto fora da Ásia. O morro possui 6.960m de altura e recebe um grande número de turistas curiosos. A entrada do parque se situa a 4 km de Puente del Inca e a 180km de Mendoza. O parque pode ser conhecido através de trekkings de um a mais dias e para se chegar ao pico do morro são necessários sete dias, através de trekkings, ou pelo menos quatro dias escalando, depende do tempo e da aclimatação necessária do escalador. O parque fica em pleno funcionamento entre os meses de novembro e março, nos demais meses não é aconselhável fazer a subida ao pico, principalmente no inverno. Diversos passeios são realizados por agências, tanto para subir até os diferentes acampamentos quanto apenas para conhecer o parque ou para visualizar o Aconcágua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário