sábado, 29 de agosto de 2009

Livros de Anestesiologia

Seguem ai algumas dicas de livros para alunos interessados em anestesiologia.
Temos 4 livros nacionais relacionados a anestesiologia em geral.

Para graduação, um livro de Botucatu, outro da USP-SP
O de Botucatu, mais antigo, foi escrito para graduação:

TEMAS DE ANESTESIOLOGIA PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Esta obra foi realizada por uma equipe de professores,
médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e tà ©cnicas mais recentes.

link: http://www.editoraunesp.com.br/titulo_view.asp?IDT=608

Você também pode ler através do preciso google books clicando aqui

O da USP, não gostei. Foi uma compilação de capítulos escritos por alunos de graduação. Por mais que tenham sido orientados, fica difícil escrever algo mais profundo pelos próprios alunos, pois falta um pouco de análise crítica dos textos usados de base para escrever cada capítulo... nunca recomendei nas aulas de graduação.

Como tratados, dois estão nas livrarias...

Tratado de Anestesiologia - SAESP



O livro Anestesiologia - SAESP, como é chamado e referenciado, foi publicado pela primeira vez em 1.990. A primeira publicação teve como objetivo apresentar um roteiro para as aulas ministradas no Curso de Atualização, promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), visando as provas para obtenção do Título Superior e m Anestesiologia (TSA) da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A Diretoria e a Comissão Científica da SAESP entenderam que a 6ª edição deveria ser mais abrangente ainda e totalmente estruturada, com inclusão de novos capítulos. Formou-se um Corpo Editorial e a proposta apresentada pelo mesmo ensejou a modificação do nome do livro para "Tratado de Anestesiologia - SAESP". A edição com o nome tratado é a primeira, entretanto, em atenção às razões e raízes, que fizeram das idéias uma realidade e, com o propósito de resgatar a história do livro, a edição foi numerada como 6ª edição em 2006.

link: http://www.submarino.com.br/produto/1/1793421/tratado+de+anestesiologia+-+saesp

Anestesiologia - James Manica


Anestesiologia: princípios e técnicas, em 3ª edição, apresenta ao leitor as informações mais atuais sobre o assunto, com uma linguagem didática, que facilita o estudo e o aperfeiçoamento.
São oferecidos os fundamentos da anestesiologia, apresentados e discutidos o conjunto de conhecimentos e técnicas mais atuais e apontadas as perspectivas futuras da especialidade. Muitos assuntos abordados anteriormente de forma conjunta em um único capítulo passaram a constituir capítulos específicos, e temas que não tinham sido incluídos ganharam espaço.
Estudantes de anestesiologia em nível de graduação e especialização, anestesiologistas e candidatos ao Título Superior em Anestesiologia se beneficiarão da leitura desta o bra.
Lançado em 2004.
Infelizmente Dr Manica ainda não começou sua 4º edição.

http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=10210&Livro=Anestesiologia%20(3ª%20Edição)&Autor=JAMES%20MANICA

Se vc quer ter uma noção básica para graduação, compraria o livro de Botucatu. Mesmo um pouco velhinho, ainda atinge os propósitos.

Se vc pensa na residência, escolha entre os dois tratados, mas já sabendo que antes de terminar, vc já terá a sua disposição a nova edição da SAESP.

Existem as outras opções de livros internacionais que custam entre 800 a 1000 reais e a EMC, enciclopédia em francês ou espanhol que vc compra os 5 fascículos e depois paga anuidades em torno de 300 euros.

boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário