quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

a vida dos vinhos chilenos

Gosta de viajar?
Gosta de boa gastronomia?
Gosta de provar bons vinhos?

Segue então uma lista de vinícolas fora do padrão de visitas que conseguimos pelas agências brasileiras para os arredores de Santiago.


Exibir mapa ampliado

Colchagua => Na VI Região do Chile, a aproximandamente 130 Km ao Sul de Santiago



Viu Manet: fundada e administrada pela mesma família desde 1935, promete surpresas e sentimentos aliados à enogastronomia.
http://www.viumanent.cl




La Postole: meta idealista de "criar vinhos de classe mundial com expertise francesa em terrois chileno!
http://en.lapostolle.com/

Viticultura biodinâmica com hospedagem e inúmeros mimos ímpares para a região!

Montes Alpha: vinhos premiados pelo mundo
http://www.monteswines.com/


Calendário da Saúde

Fevereiro


04.02 - Dia Mundial do Câncer (OMS) 
05.02 - Dia Nacional da Mamografia 
05.02 - Dia da Papiloscopia 
07.02 – Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Otávio foi ao cinema #otaviofoiaocinema


Este é Otávio, 9 anos de idade, doente desde os 2 anos. Diagnóstico Síndrome de Fanconi e todas as suas consequencias. Ele nao anda, nao senta, sente dor nos bracos, nas pernas, nos pés... e nao consegue respirar direito!

Mas tem algo especial nele: está sempre satisfeito, nunca reclama de nada, consegue sorrir quando nem consegue respirar, é sempre educado, bem humorado e simpático com todas as pessoas. Com muita educacão ele pede "Tia põe a máscara!"- de O2.

Ele adora ver filme e comer Pizza e seu grande sonho é um dia ir ao cinema! Nesta foto ele está na UTI pediátrica do Hospital de Base, comendo Pizza de calabresa e assistindo um filminho.

(OBS: foto autorizada pelo responsável e publicada no facebook de Cacyane Naiff https://www.facebook.com/profile.php?id=100001033131456)


Esta é a irmazinha de Otávio, Beatriz, 7 anos de idade. Tem a mesma doença que ele, e também a mesma sensibilidade, a mesma doçura...

Ela queria muito visitá-lo. No dia de sua visita, que foi hoje, Otávio passou bem durante todo o dia!!


E agora sim.... a mais importante notícia!

#otaviofoiaocinema

copie e cole no seu twitter a hastag acima. Vamos mostrar ao mundo que um meme pode ser feito sobre aquilo que tem importância e sentimentos!


Adivinha quem foi ao cinema??? OTÁVIO - e a UTI pediátrica!!
Obrigada a todos:
Sandra e Pedro do grupo moviecom
A todos da UTI que saíram de suas casas para acompanhá-lo: Lisane, Moara, Michele, Teresa, Júlia, Suzana, Robson.
A todos do Hospital que de alguma forma facilitaram o projeto.
A todos que torceram para que tudo desse certo.
A Deus!

Obrigado Cacyane Naiff por ter compartilhado esse momento com o mundo!
Parabéns a toda equipe do Hospital!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Calendário da Saúde

Janeiro

02.01 - Dia do Sanitarista
02.01 - Dia Nacional da Abreugrafia
04.01 - Dia do Hemofílico
19.01 - Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional
20.01 - Dia do Farmacêutico
24.01 - Dia da Previdência Social
30.01 - Dia da Não Violência
último domingo - Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Essentials of Neurosurgical Anesthesia & Critical Care

Essentials of Neurosurgical Anesthesia & Critical Care

Strategies for Prevention, Early Detection, and Successful Management of Perioperative Complications

Publisher: Springer
ISBN: 0387095616
Year: 2012
Format: PDF
Pages: 943
Size: 8.5 MB

Link para download: http://ifile.it/ud9f4h3

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Oxigênio, desafios de nosso dia a dia!


A obra Oxigênio da escritora e médica anestesiologista, Carol Cassella, é sem dúvida merecedora do título de Best Seller, ao qual já lhe foi conferida. Através de narração de fácil entendimento e bem escrita ela consegue tratar, com maestria, sobre os desafios que um médico anestesiologista enfrenta em seu ofício diário e ainda relatar as hierarquias dos grandes hospitais e as constantes ameaças dos processos judiciais por erros médicos. É, ao meu ver, um motivador, e uma verdadeira aula para aqueles que desconhecem a importância que esse especialista médico possui no controle e no sucesso de uma cirurgia.

A responsabilidade deste profissional, que além de médico, é ser humano como qualquer mortal, possui família, tem preocupações, medos, anseios é infinitamente superior a qualquer vontade de se tornar apenas um médico é, acima de tudo, um dom, uma filosofia de vida. No livro, a autora conta a vida de uma anestesiologista de Seattle (EUA), Dra. Marie Heaton, que no auge da carreira vê sua vida transformada em pesadelo, após um erro médico. O leitor, então pode ter dimensão do quão importante é a decisão e a atuação do anestesiologista no sucesso e no resgate à vida.

O leitor tem a oportunidade também de acompanhar a realidade das salas de cirurgia e se envolver com as dificuldades, alegrias, tristezas, tensões e vitórias vividas em cada caso, em cada cirurgia em particular. “Se eu abandonasse meu paciente – engolido pelas profundezas de seu sono enquanto a asfixia colore as veias azul – os lábios ficariam roxos, a pele rosada passaria a cinza e a batida firme bip, bip bip, do monitor cardíaco iria esmorecer, depois vacilar. Como uma ruína arqueológica o cérebro morreria em camadas: personalidade, memória e movimentos entrando em colapso como tijolos de uma construção antiga até a pulsação da respiração e do sangue pelo tronco cerebral se interrompem”.

Dra. Marie Heaton vive a triste experiência de presenciar a morte de uma criança de apenas oito anos. Ela sai para almoçar e deixa, por apenas 20 minutos decisivos, a criança Jolene sob os cuidados de Dr. Brad profissional recém formado em residência médica. Após retornar, Brad parece aliviado e a tensão na sala começa. “Os batimentos do coração de Jolene aceleram e a pressão sanguínea sobe, sinal de que, por baixo da camada de inconsciência, seu corpo está reagindo à dor.” Ao longo de anos de profissão Dr. Heaton jamais tinha vivido uma experiência como aquela e relata sua decepção e angústia por vivenciar este momento tão triste. “Tenho que olhar novamente para ela, essa criança, ainda conectada a fios e monitores, o tubo respiratório ainda preso a seus lábios, os braços estendidos com as mãos para cima para acessar suas veias deitada numa pose de súplica. Já presenciei a morte de muitas pessoas desde que deixei a faculdade de medicina, mas quase todos os pacientes chegavam ao fim de uma vida de companheirismo ... O sentimento de incongruência ao ver a máscara da morte se apresentar sem rugas ou cabelo branco é total.”

O sentimento de ser a médica Marie Heaton e a mulher Marie Heaton neste momento se confundem. Manter a calma, a frieza para pode explicar a mãe da vítima Bobbie Jansen, sobre o ocorrido não é fácil. Avisá-la de que a morte da filha não tem a ver com complicações cirúrgicas. Conseguir separar emoção e profissionalismo em uma hora tão triste como essa é um verdadeiro desafio. No relato emocionante da médica, o leitor consegue entender um pouco do ser humano que o profissional é. Embora a notícia seja dada com tanta frieza, com tanta distância, o médico também sofre, chora, se culpa e questiona. É possível que ele enfrente o luto quase tão difícil quanto a família. É uma oportunidade de conhecer o outro lado, o daquele que assim como a família sofre também, compartilha com a dor e tenta entender o que aconteceu. Aliado a todo problema profissional, a médica também vivencia a inesperada doença de seu pai e precisa fazer escolhas em sua vida. Sua profissão fica abalada e ela precisa saber conciliar tudo para seguir em frente.

Com todos esses desafios, “o melhor amigo de Marie, Dr. Joe Hillary, torna-se seu confidente mais próximo. Lutando para salvar sua carreira e reputação, Marie precisa encarar duras verdades: o caminho que escolheu para si, as pontes que destruiu e os colegas e superiores a quem ela, descuidadamente, tomou por amigos. Com sua vida cuidadosamente estruturada entrando em colapso, Marie confronta questões de amor, traição e laços familiares”.

Boa leitura!
Mais detalhes, acesse aqui: OXIGÊNIO

O livro foi gentilmente cedido pela Editora Nossa Cultura (@NossaCultura) para leitura e análise.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Um toque de médico



Projeto Coronárias Free! Participe.

O tempo vai chegando e os colegas já começam a nos cobrar exames de rotina, check up, ECG e até teste de esforço.
Os médicos são uma classe de extremo risco para doenças cardiovasculares, pois vivem em constante estresse, alimentam-se mal, dormem pouco e quase nunca se dedicam ao que poderia lhes reduzir o estresse.
Pensando nisso e em benefício próprio, está lançado o Projeto Coronárias Free!

Consiste na verdade na retomada de atividades físicas e momentos prazerosos para reduzir o que chamamos de ladrilhamento de gordura nas coronárias!

Primeiro passo: Escolha de um aplicativo que pudesse contabilizar as atividades físicas.

Fiz uso do app Cardiotrainer por alguns meses. Excelente. Dou 5 estrelas. Fácil de usar, conexão total com redes sociais e permite que vc grave outras atividades indoor como aeróbica e musculação, optando por transcrever calorias e tempo da atividade. Os amigos do facebook são adicionados e podem compartilhar os treinos.

Link oficial: http://www.worksmartlabs.com/cardiotrainer/about.php
Link do app no Android Market: https://market.android.com/details?id=com.wsl.CardioTrainer


Permite a publicação do mapa via google maps do local outdoor da corrida ou outra atividade realizada.
Continuarei usando manualmente pois é muito fácil para se computar as atividades indoor.

Ponto negativo, se é que pode ser classificado assim, ainda não existe para apple!


Para facilitar a adesão de mais colegas, fiz então a escolha pelo Runkeeper, pois roda nas plataformas da Apple, Android, Windows Phone e Nokia! Veja no link http://runkeeper.com/settings/apps



Basta acessar o site http://runkeeper.com/home fazer seu login e localizar os amigos do facebook que usam o aplicativo e formar seu street team! Daí poderemos compartilhar as atividades.

Caso não tenha smartphone, vá contabilizando no próprio site!

META!

O objetivo é atingir no ano de 2012 pelo menos uma das conquistas:
- 140 horas de atividades físicas
- 500 km de corrida, ciclismo ou natação
- 70.000 kcal perdidas

Díficil? Claro que não! Divida os obejtivos por 52 semanas...
- Menos de 3 horas de atividades por semana, ou seja, 30 minutos por dia em seis dias
- Menos de 10 km por semana, ou seja, pequenas caminhadas de 2 km por dia por 5 dias
- Menos de 1500 kcal perdidas por semana, ou seja, 500 kcal por 3 dias na semana

Divulgue e participe no facebook dando seu relato.

Projeto Coronárias Free

Importante frisar que antes de realizar atividades físicas, consulte um cardiologista e faça os exames periódicos. O ideal é ter um personal trainer para orientá-lo.

Esse projeto recebe o apoio do Studio Daian Assad, com o professor de educação física Daian Assad.




Studio Daian Assad 
Endereço: Rua Rio Branco, 340, 
Ed. Geraldo Pacheco, 
Parque das Castanheiras, Praia da Costa, Vila Velha




Leia a matéria do Gazeta On Line sobre o Studio e sua página o Facebook

Já fiz minha parte hoje! E você? Vai ficar ai parado? Feliz 2012 com as coronárias free!