domingo, 23 de outubro de 2011

O eletrocardiógrafo de Einthoven

Willem Einthoven nasceu em 21 de maio de 1860, na cidade de Semarang, capital da província de Java Central, na ilha de Java, naquela época incluída nas Índias Orientais Holandesas e hoje integrante da República da Indonésia. Em face das dificuldades ele, ao inscrever- se em 1879 no curso de medicina da Universidade de Utrecht, solicitou e obteve um contrato com o Exército, que lhe assegurava o custeio dos estudos e um pequeno salário suplementar durante os mesmos, a troco do com promisso de, a exemplo de seu pai, após a formatura servir como médico militar nas colônias.

O eletrocardiógrafo foi inventado no início do século XX por Einthoven. Contrastando com os compactos modelos do equipamento na atualidade, o protótipodo eletrocardiógrafo – um galvanômetro de corda aperfeiçoado por Einthoven –apresentava as seguintes características:

Dimensões suficientes para ocupar uma sala.
Peso de 270 quilos.
Exigência da presença de cinco operadores, ao mesmo tempo, para a realização doexame.
E ainda:O paciente não mantinha contato direto com o equipamento. O exame era feito coma imersão parcial de suas extremidades numa solução salina contida em três grandescubas, com estas conectadas por fios à máquina.Os dois antebraços e a perna esquerda, que ficavam imersos na solução condutora durante o exame, representam os vértices do “triângulo de Einthoven” em cujo centro se situa o órgão cardíaco.

Segue uma foto de um aparelho tirada durante o Congresso de Anestesia em Paris:


Fonte:
Entre mentes, blogdopg.blogspot.com
Histórias da Cardiologia, http://publicacoes.cardiol.br
Foto arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário