domingo, 21 de novembro de 2010

Van Gogh




Vincent Willem van Gogh (pronúncia em neerlandês[ˈvɪnsɛnt vaŋ ˈxɔx] Ltspkr.png ouça; nascido em Zundert30 de Março de 1853 — e falecido em Auvers-sur-Oise29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista holandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se na pacata cidade francesa, onde pintou suas paisagens em quadros marcantes.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstracionismo.
Para visualizar no mapa, clique aqui: http://goo.gl/maps/pHg4
Não medimos esforços para retornar a Auvers-sur-Oise e entrar no Auberge Ravoux para mostrar para nossas filhas o que esse pintor fenomenal retratou em seus quadros que misturaram um pouco de sua genial loucura. Nos poucos metros quadrados de seu quarto, Van Gogh deve ter vivido um mundo de sensações que contribuíram para seu fim trágico.


A sensação foi reviver os momentos de 1840 onde por ali passavam trabalhadores, pintores e artistas da época.
As informações fixadas na hera passavam um pouco da realidade e acontecimentos que envolveram o pintor.

  
Em frente ao antigo Auberge, a Prefeitura da cidade também foi retratada por Vincent e se tornou imortal!


Para render homenagens a Vicent e seu irmão Theo, visitamos os dois em seu sono eterno....

O passeio serviu para despertar em cada um de nós a curiosidade pelos pontos eternizados nas pinturas espamhadas pelo mundo! Vamos um dia retornar para tentar identificar cada ponto. Vincent merece mais essa jornada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário