terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Insegurança social 2


‘PleaseRobMe’ oferece ‘oportunidades de assalto’ usando jogo social

Por PC World/EUA

Publicada em 18 de fevereiro de 2010 às 14h42

Site, que é apenas uma brincadeira, se propõe a expor riscos de mostrar todos os passos dados via redes sociais como o Twitter e o jogo Fousquare.

Um novo site com o nome “PleaseRobMe” (por favor me roube) pretende expor o potencial perigo de mostrar ao mundo, via redes sociais, todos os seus passos.

O PleaseRobMe não é nada mais do que uma busca no Twitter: ele agrega feeds públicos do microblog que usam o Foursquare, um jogo social, para anunciar quando usuários deixaram suas casas. O site parece um Twitter com sarcasmo – cada post possui um “@usuário deixou a casa cerca de um minuto atrás” antes de cada mensagem. O site é constantemente atualizado com “novas oportunidades”, e é possível filtrar resultados por localização e nome de usuário.

Fousquare é um jogo que permite que usuários “colonizem” a cidade. Ele é tipicamente jogado em celulares e requer que os usuários façam “check in” sempre que alcançarem um lugar (atualizando o mundo do seu local através do site do jogo) para ganhar pontos. Outros incentivos para o “check in” incluem ser nomeado “prefeito” de certos lugares que se frequenta mais do que outros usuários.

Infelizmente – e é aí que entra o conceito do PleaseRobMe -, atualizar o Foursquare falando onde o usuário está atualiza o mundo de onde você não está – em casa.

“Então aqui estamos: deixamos pistas de todos os lugares que vamos durante as férias, ou então estamos falando para a internet que não estamos em casa”, diz o site.

A proposta do site não é promover roubos, mas levantar discussão sobre o perigo de compartilhar dados em lugares como Foursquare, Google Buzz e Twitter.

Enquanto muitos podem discutir que não é uma grande questão para pessoas saberem que você não está em casa, já que você não diz onde sua casa é, o PleaseRobMe aponta que amigos podem tentar “colonizar” sua casa pelo Fousquare.
E, claro, considerando a quantidade de redes sociais que não dão muita atenção para a sua privacidade a não ser que você mude as configurações, não é difícil imaginar que seu endereço está em algum canto da internet.
(Sarah Jacobsson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário