quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Avental fora de ambiente hospitalar

 O Cremers emitiu parecer sobre uso de avental fora do ambiente hospitalar. No documento, elaborado pela Câmara Técnica Infectologia da entidade, é reconhecida a possibilidade de o avental se tornar vetor de contaminações, devendo seu uso ser restrito à área hospitalar.
    
     O documento foi elaborado a partir de denúncias recebidas pelo Cremers referindo que médicos e alunos das faculdades de Medicina que circulam nas áreas fora do hospital, incluindo bares e cafeterias, vestindo o seu avental.
    
     Abaixo, transcrição do parecer elaborado pelos integrantes da CT de Infectologia, drs. Breno Riegel Santos, Eduardo Sprinz e Marineide Gonçalves de Melo:
    
     “A Câmara Técnica de Infectologia informa que, atualmente a flora bacteriana hospitalar adquiriu resistência generalizada aos antibióticos, o que contribui para o temor em relação a infecções causadas por essa flora modificada.
    
     A infecção hospitalar ocorre em pacientes suscetíveis dentro do ambiente hospital (ou em consequência de sua estada no hospital). Mesmo considerando que sua incidência é muito baixa entre os profissionais de saúde, assim como, em pacientes que não sofrem procedimentos invasivos; não se pode negar que os aventais podem funcionar como fômites.
    
     Apesar de não haver qualquer evidência de que alguém na comunidade tenha sido acometido por infecção hospitalar, é senso comum que o uso do avental deve ser restrito apenas ao ambiente hospitalar. Alguns países, notadamente Inglaterra, impõem restrições para o uso de avental fora do ambiente hospitalar. A Câmara Técnica de Infectologia do CREMERS é favorável a essa restrição em nosso meio, inferindo que a possibilidade de veiculação da flora hospitalar para a comunidade é uma possibilidade”.
    
          Fonte: Cremers

Um comentário: