quinta-feira, 10 de outubro de 2013

1st Latin America Meeting on Perioperative Bleeding Management


1st Latin America Meeting on Perioperative Bleeding Management

24 e 25 de outubro de 2013

I Latin American Meeting on Perioperative Bleending Management, é um Simpósio internacional com uma programação científica focada nas doenças hemorrágicas adquiridas, tromboelastometria e uso de agentes hemostáticos e hemoderivados.

Com foco na classe Médica e nas diversas especialidades que atuam na área da hemostasia e coagulação, foram convidados renomados profissionais com experiência teórico-prática, para uma extensa atualização no assunto e discussão de casos clínicos.

Os participantes terão oportunidade de conhecer e se aprimorar com a tromboelastometria, uma importante ferramenta na área diagnóstica; e discutir o uso dos novos agentes hemostáticos.

Inédito na América Latina e Brasil, o evento irá agregar os diversos profissionais e especialidades; que atendem o paciente com doenças hemorrágicas graves, evidenciando como o uso dos atuais recursos diagnósticos e terapêuticos, podem auxiliar na melhor conduta, com impacto nos resultados e prognósticos para os pacientes.

Será uma oportunidade única de aprimoramento técnico-científico e troca de experiências.

Palestrantes Internacionais

  • Dr. Klaus Görlinger, Germany
  • Prof. Donat Spahn, Switzerland
  • Dr. Alastair Nimmo, United Kington
  • Dr. Herbert Schoechl, Austria

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Programa Máis Médicos - Coordenação de Contratualização Interfederativa precisa de ajuda!

Recebi em email pessoal as mensagens abaixo...

de: João René Mattos Filho <joaorene.filho@saude.gov.br>
para: Agleildes Arichele Leal de Queiros <liu.leal@saude.gov.br>
cc: "liu_leal@yahoo.com.br" <liu_leal@yahoo.com.br>,
 MAIS MÉDICOS <MAISMEDICOS2@saude.gov.br>,
 Maria Edmilza da Silva <edmilza.silva@saude.gov.br>
data: 1 de outubro de 2013 11:54
assunto: ENC: Programa Máis Médicos - Médico Cubano RS - HELP!
enviado por: saude.gov.br

Prezados(as).
Preciso de ajuda para dar resposta à SMS de Terra de Areia-RS, conforme teor do mail abaixo.
Grato pelo suporte.... aguardo.
Abs,
Joao


João René Mattos Filho
CCI – Coordenação de Contratualização Interfederativa
DAI - Departamento de Articulação Interfederativa
SGEP - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
*   Ministério da Saúde - Ed. Sede; Sala 221
(    (61) 3315-3017 / (61) 8189.5135
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image001.jpg@01CBD443.5828FE50

De: Shirley pinto de faria [mailto:shirleypintodefaria@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 1 de outubro de 2013 11:35
Para: João René Mattos Filho
Assunto: Re: Programa Máis Médicos - Médico Cubano RS

 João, antes de mais nada gostaria de agradecer sua atenção, conforme lhe falei por telefone, participamos da reunião de acolhimento do médico,providenciamos tudo o que foi nos pedido, no dia de buscar o médico fomos avisado que ele tinha ficado no reforço e depois seria enviado para o estado da Bahia.Na segunda feira liguei para a Carla, ela me passou o nome de outro profissional, uma médica Dra Rosa, quando o Prefeito ja estava em Porto Alegre para recebe-la e busca-la, fui avisada que não era para nós, criou-se uma situação desagradável e no mínimo constrangedora, ja que havia sido anunciado na imprensa, o prefeito se deslocou e a comunidade esperava.Hoje estou sendo cobrada pela equipe, pela comunidade e imagina o Prefeito como esta sendo cobrado e como esta se sentindo, pois não temos nada de resposta correta e satisfatória para dar a nossa cidade e a imprensa.Aguardo por favor o mais breve possível sua resposta.

Att.Shirley

Em 1 de outubro de 2013 11:13, João René Mattos Filho <joaorene.filho@saude.gov.br> escreveu:
Cara Shirley,
Conforme nossa conversa por telefone, gostaria que informasse a situação do médico cubano previsto para o município de Terra de Areia-RS, para que possa verificar junto à Coordenação do Programa Mais Médicos o que houve com a chegada do profissional no município.
No aguardo para providências, fico à disposição para o que se fizer necessário.
ATT,
João René 

Por questão de ordem, tomei a liberdade de oferecer meu apoio ao digníssimo prefeito de Terra de Areia, RS, Joelci da Rosa Jacobs (apelidado na cidade de Pardal)! Segue email enviado em reply! 

Sr João René Mattos Filho
CCI – Coordenação de Contratualização Interfederativa
DAI - Departamento de Articulação Interfederativa
SGEP - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa

Sra Shirley,

Digníssimo Prefeito de Terra de Areia, Sr Pardal

Não saberia descrever os motivos de que tal email ter chegado à minha caixa de mensagens, mas
imagino que nesse momento, o prefeito realmente esteja se sentindo sem respostas à população.

Podemos ajudar na elaboração de idéias que poderão guiá-lo a esclarecer e ter a população ao seu lado na busca de uma qualidade de assistência e segurança no atendimento da saúde.

Apesar da saúde pública manter conhecimentos comuns a vários países do mundo, as necessidades da população são regionais. A formação dos médicos está enraizada nesse processo. Os médicos com formação no Brasil são sim profissionais diferenciados, pois passam por um rigoroso processo de admissão à faculdade, 6 anos de muita dedicação e aprendizado que a todos custam noites brancas de estudo e trabalho assistido. Após, vê-se a necessidade de pós-graduação lato sensu, dentro de áreas bem definidas pelas associações de classe. Temos o controle dos temas, horas de trabalho e formação cobrada por provas que mostram a capacidade técnica de cada profissional, endossadas pelo ministério da educação.

Há os que almejam ainda a carreira universitária, fazendo além da residência médica que pode durar até 5 anos, sua pós-graduação stricto sensu, tendo que se dedicar 2 anos ao mestrado, com o título de Master of Science em inglês e 3 ao doutorado (Philosophy Doctor), além de um a dois anos para um pós-doutorado adequado. 

Vemos então que o problema de nosso prefeito é mesmo grande. Oferecer à população profissionais sem validação do diploma no Brasil e anuência dos conselhos regulatórios da profissão médica seria o mesmo que contratar construtores sem a garantia de seus cálculos, professores com dúvidas se tiveram estudo, cantores sem a garantia de afinação de voz.

Minha sugestão, digníssimo prefeito Joelci da Rosa Jacobs (Pardal) de Terra de Areia, longínquo município desse Rio Grande, Terra do Saboroso Abacaxi, é que mostre à sua população que o elegeu o quanto ama sua cidade, o quanto se preocupa com os resultados da assistência, o quanto espera que a saúde seja democratizada a todos os eleitores ou não. Diga NÂO aos médicos sem revalidação do diploma. Exija do poder público o investimento previsto, as medicações em número suficiente, os programas de saúde pública bem estruturados, uma saúde da família coesa e capacitada.

Estaremos do seu lado, assim como toda sua população! 

Pablo Braga Gusman, MD, MSc, PhD
CRM ES 9002

Participe do grupo de discussão AnestesiaDor
http://br.groups.yahoo.com/group/anestesiador/

Leia o blog
http://www.anestesiador.com/

Siga no twitter
http://twitter.com/anestesiador

sábado, 28 de setembro de 2013

Handbook of Clinical Anesthesia, Barash

Captura de Tela 2013-09-28 às 19.10.55.png 
Handbook of Clinical Anesthesia
Paul Barash (Author), Bruce F. Cullen MD (Author), Robert K. Stoelting MD (Author), Michael Cahalan MD (Author), M. Christine Stock MD (Author), Dr. Rafael Ortega MD (Author)

Book Description
Publication Date: April 18, 2013 | ISBN-10: 1451176155 | ISBN-13: 978-1451176155 | Edition: Seventh
The Handbook of Clinical Anesthesia, Seventh Edition, closely parallels Clinical Anesthesia, Seventh Edition, and presents the essential information found in the larger text in a concise, portable format.  Extensive changes made to the parent textbook are reflected in the Handbook; chapters have been completely updated and a new chapter covering anesthesia for laparoscopic and robotic surgeries has been added.

The Handbook makes liberal use of tables and graphics to enhance rapid access to information.  This comprehensive, pocket-sized reference guides you through virtually every aspect of perioperative, intraoperative, and postoperative patient care.
Inside You’ll Find…

Step-by-step procedures to administer anesthesia for cardiac surgery, obstetric surgery, minimally invasive procedures, chronic pain management, and more ASA guidelines for patient care and safety included Robust appendices include formulas, Atlas of Electrocardiography, Pacemaker and ICD Protocols, American Heart Association resuscitation protocols, ASA Standards and Guidelines, difficult airway algorithms, malignant hyperthermia protocol, and herbal medications

https://dl.dropboxusercontent.com/u/30845913/Handbook%20of%20Clinical%20Anesthesia%20-%20Barash%2C%20Paul.pdf

Link para versão em e-readers:

You must reply to read hidden information


Current Medical Diagnosis & Treatment 2014


Current Medical Diagnosis & Treatment 2014
by Maxine Papadakis, Stephen J. McPhee and Michael W. Rabow
 
Series: LANGE CURRENT Series
Paperback: 1840 pages
Publisher: McGraw-Hill Medical; 53 edition (August 19, 2013)
Language: English
ISBN-10: 0071806334
ISBN-13: 978-0071806336
Size: 69 MB
Format: epub


Neurosurgical Intensive Care


Neurosurgical Intensive Care
Javed Siddiqi (Editor)

Book Description
Publication Date: June 30, 2008 | ISBN-10: 1588903907 | ISBN-13: 978-1588903907 | Edition: 1
This unique book presents an authoritative guide to the medical and surgical management of complex neurosurgical problems encountered in the critical care setting. It provides straightforward summaries of each stage of patient care, guiding the reader through initial assessment, including ordering the appropriate lab work, triage procedures, such as how to manage patients with multi-system injuries, and sedation and pain management. The book also covers important nursing and medical-legal issues related to neurosurgical intensive care.
Features:
- Guidance on how to manage systemic complications, diseases, and infections
- Practical review of concepts in neuropharmacology and nutrition, and procedures for fluid management and ventilator management
- Select case examples throughout the book that supplement discussion of the decision-making process
- Recommendations for communicating with and caring for the families of neurosurgical intensive care unit patients
- This comprehensive book provides a wealth of information that is essential for neurosurgeons, intensive care unit nurses, house staff, nurse practitioners, physicians assistants, residents at all levels, and medical students.



Link:

You must reply to read hidden information

Intensive Care in Neurosurgery


Intensive Care in Neurosurgery
Brian T. Andrews (Author)

Book Description
Publication Date: October 1, 2002 | ISBN-10: 9781588901255 | ISBN-13: 978-1588901255 | Edition: 1
Advances in the management of head and spinal cord injury, stroke, brain tumors, and other disorders have improved dramatically in recent years -- and have led to improved care in the neurosurgical intensive care unit. In this must-have book, an expert team of authors integrate these advances into clinical practice by providing valuable tips and advice on the most current and up-to-date treatment strategies. The text covers all important topics in neurosurgical intensive care, from stroke and non-traumatic hemorrhage to intracranial hypertension, epilepsy management, and withdrawing life support. Plus, you'll find analysis of the newest clinical science on all topics, as well as a key discussion of how advanced bedside monitoring techniques can lead to improved patient care.
Key features of Intensive Care in Neurosurgery:
- Provides the newest clinical science on such timely topics as metabolic and nutritional monitoring, ventilator management, and cerebrovascular and cardiovascular physiology
- Describes how specific techniques can reverse the abnormal physiology of disease processes
- Written by top neurosurgeons who are experts in intensive care
- Addresses controversial topics in the field, including withdrawal of care and declaration of brain death



Link:

You must reply to read hidden information

http://www.mediafire.com/?4b5bydqn3eb0ckd

ABC of Prehospital Emergency Medicine


ABC of Prehospital Emergency Medicine (ABC Series)
Tim Nutbeam (Editor)

Book Description
Publication Date: September 30, 2013 | ISBN-10: 0470654880 | ISBN-13: 978-0470654880 | Edition: 1
Prehospital Emergency Medicine (PHEM) is a new and evolving field within Prehospital Care and involves the delivery of safe prehospital critical care to seriously ill or injured patients, and safe transfer to or between hospitals. It covers a broad range of medical and traumatic conditions, interventions, clinical providers and physical environments.
ABC of Prehospital Emergency Medicine is the first text to provide a comprehensive overview of this field and with an international team of expert authors is essential reading to anyone involved in the delivery of Prehospital Emergency Medicine and Prehospital Care.

Size: 8 MB

Link:

CLASA 2013




Palavras del Presidente

LA ANESTESIOLOGIA, que nace oficialmente el 16 de octubre de 1846, en Boston, EEUU, y es considerada la anestesia de la era moderna, siendo un logro excepcional en las Ciencias Medicas.

Desde entonces, la especialidad de la Anestesiología no ha dejado de evolucionar y gracias a la entrega e interés por aprender esta super rama de la Medicina, por parte de muchos hombres y mujeres del pasado reciente, hoy día nos encontramos frente a una gran especialidad de la Medicina, en constante evolución y que define una frontera inmensa entre los tratamientos quirúrgicos que antes no era posible realizarlos, sin un gran sufrimiento por parte de los pacientes.

En los 5 continentes, la especialidad de la Anestesiología ha derribado muchos paradigmas del pasado y hoy día hasta podemos hablar de una sana competencia de esta bella especialidad en cada uno de los países del globo.

Hoy, por primera vez, nos toca en Paraguay organizar el mas grande evento de anestesia de nuestra historia reciente: El Congreso de CLASA (Confederación Latinoamericana de Sociedades de Anestesiología).

El CLASA agrupa a 21 países latinoamericanos, desde México hasta Tierra del fuego, incluyendo a Centroamérica y las islas del caribe, y que nace como Confederación en el año 1.962 en Lima Perú con el lema "Velar por la dignidad de la especialidad, por la seguridad de los pacientes de nuestra Latinoamérica, y asegurar tanto al anestesiólogo y pacientes, los mas altos Estándares de seguridad en la materia", no ha cesado desde entonces de reunir cada 2 años a los mejores especialistas en Anestesiología, a fin de que los Congresos de la CLASA que incluyen a nuestra querida SPA (Sociedad Paraguaya de Anestesiología), sean un punto de encuentro favorable para la amistad, la integración, el diálogo, y fortalecer los conocimientos, mejorar el desarrollo científico, aumentando la investigación clínica en nuestra especialidad a mas del intercambio de experiencias profesionales, que culminan en cada evento CLASA con un aumento de la amistad entre colegas de la región, y un aumento de la autoestima de los colegas Anestesiólogos participantes, además de generar un lugar para que los Profesores de Anestesia vayan adquiriendo experiencia como disertantes a lo largo de los años.

Paraguay esta firme, por primera vez en nuestra historia, y este Congreso Clasa-Paraguay 2013, justamente coincide con el festejo de los 50 años de la Confederación, y es la arena ideal para recordar a los colegas fundadores de la CLASA, a los valientes Anestesiólogos, hombres y mujeres, que han legado una estela luminosa de amor a la especialidad, a la medicina y a los pacientes principalmente, aplicando las anestesias en forma correcta y siguiendo los preceptos del año 1996, conocidos como "Declaración de El Salvador", en la que la Anestesiología es declarada una especialidad medica, que debe ser solo ejercida por ANESTESIOLOGOS médicos, altamente entrenados y calificados para administrar las anestesias en las mejores condiciones de seguridad, ayudados por la gran tecnología que hoy nos favorece y nos da garantías como medios auxiliares, pero sin descuidar nunca la esencia Clínica del acto anestésico.

Este Congreso CLASA Paraguay 2013, "Festejando los 50 años" de la Confederación, ha sido declarado de Interés Medico nacional, por el MSP y BS, de interés Turístico por la Secretaria de Turismo, de Interés local por la Municipalidad de Asunción y de interés Gubernamental por el poder ejecutivo.

La SPA se siente orgullosa de organizar este gran evento, histórico, por primera vez en el Paraguay y esperamos contar con una inmensa afluencia de Anestesiólogos no sólo de Paraguay, sino de los demás 20 países de la CLASA; Además, cabe resaltar que por primera vez en los 50 años de CLASA, contaremos con mas de 140 Profesores, entre locales y de los 5 continentes, que en su esfuerzo trataran de acercarnos lo último en nuestra especialidad, es decir "El estado del arte de la Anestesia HOY".

Saludamos a los colegas Anestesiólogos paraguayos, a las autoridades nacionales y a los medios de prensa que nos ayudan siempre a crecer como entidades nacionales de la salud publica.

A todos muchas gracias,



Dr.oscar Gonzalez Allen
Presidente del Comite Organizador
CLASA-Paraguay 2013


The Atlas of Emergency Medicine Flashcards


The Atlas of Emergency Medicine Flashcards
Kevin Knoop (Author), Lawrence Stack (Author), Alan Storrow (Author), R. Jason Thurman (Author)

February 21, 2013 | ISBN-10: 007179400X | ISBN-13: 978-0071794008 | Edition: 1
268 full-color cards sharpen your visual diagnosis skills
Vivid full-color flash cards illustrate common emergency medicine problems
A super-effective portable learning tool to enhance visual diagnosis skills
Covers the most common and acute clinical presentations
Diagnosis, Clinical Findings, and Treatment provided for every problem


Link:

You must reply to read hidden information

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Anestesiador no Kakao Talk


KakaoTalk Messenger é um comunicador instantâneo muito utilizado pelos usuários de smartphones no mundo todo. Assim como viber e whatsup, reconhece automaticamente quais dos seus contatos têm o programa instalado e os adiciona automaticamente.

Além de conter todos os recursos comuns que a maioria dos mensageiros tem, como o envio de imagens, emoticons e mensagens de voz, Kakao Talk se destaca por ser completamente grátis e ter versão para vários modelos.


Simples e intuitivo


Assim como os concorrentes, o programa coreano exige que você registre o seu número de telefone, pois a agenda de contatos é utilizada para verificar os amigos que estão cadastrados no serviço. Nesse sentido, o app não oferece nenhuma complicação ou surpresa para as pessoas que estão acostumadas com outros programas do gênero.
A interface, que divide os principais recursos em abas, é intuitiva e muito fácil de usar, pois lembra o clássico WhatsApp, embora seja um pouco mais fácil navegar entre a tela de contatos e os bate-papos.


Uma opção completa


As janelas de conversa são limpas e muito objetivas, além de oferecerem dezenas de emoticons divertidos para você deixar seus chats mais alegres. Também é possível compartilhar contatos, fotos, áudio, eventos da agenda e até ligar pela internet, tornando a ferramenta uma opção completa para o seu dia a dia.

Apesar dos elogios e dos esforços da empresa coreana para popularizar o seu mensageiro, KakaoTalk Messenger ainda sofre com a falta de usuários no Brasil, e provavelmente você vai precisar convidar os seus amigos para ter alguém com quem conversar.

Por isso criamos o grupo anestesiador por lá. Estamos adicionando os contatos que solicitam. Uma bela vantagem do grupo é que o número de usuários é ilimitado e os próprios integrantes podem convidar os seus contatos.


Com o grupo sempre online, conseguimos discutir casos clínicos e resolver questões da prática clínica. Sempre alguém estará disponivel. Em apenas dois dias, passamos de 50 usuários, mas acredito que isso irá aumentar rapidamente.

Quer ter acesso? Basta ser anestesista e fazer parte do grupo anestesiador no Yahoogrupos.

Baixe o aplicativo no seu celular. Ele reconhecerá seus contatos que já estão cadastrados.
Pelo email do grupo anestesiador, solicite meu número de telefone. Cadastre-o entre seus contatos, mande uma mensagem pelo kakao talk para meu nome anestesiador.

Será incluído no grupo!

Para efetivar as solicitações, feche e abra novamente o app no seu celular.

Você também pode baixar no PC. A janela é semelhante ao do celular e fácil de ser usada.

Junte-se a nós! 

Pablo Gusman
Moderador do Grupo Anestesiador
@anestesiador 



domingo, 18 de agosto de 2013

Textbook of Pain


Wall and Melzack’s textbook of pain
Edited by Stephen B. McMahon

Saunders, an imprint of Elsevier Ltd.
Year: 2013
ISBN: 978-0-7020-4059-7
Pages: 1506
Format: PDF


Link:

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

@euantesdemorrer


Projeto fotográfico abordou pessoas pelo mundo perguntando o que elas tinham vontade de fazer antes de morrer

O que você quer fazer antes de morrer? Que coisa feita nos últimos dias de vida deixaria alguém feliz para partir em paz? Com essas duas perguntas na cabeça e uma Polaroid em mãos, as artistas norte-americanas Nicole Kenney e KS Rives percorreram os Estados Unidos e a Índia para ouvir o que as pessoas tinham a dizer.
As respostas, que podem ser conferidas na página Before I Die, foram as mais variadas possíveis mudando bastante de acordo com o lugar em que eram feitas – como a série que retratou os pacientes de um hospício. As imagens já renderam um livro e o objetivo do projeto é voltar a falar com os entrevistados daqui a alguns anos para saber se eles realizaram seus desejos.
Por enquanto, qualquer um ainda pode participar. Basta mandar uma foto e a frase com a resposta à filosófica pergunta seguindo as instruções desta página, em inglês e espanhol.
Quer contribuir em português? Use seu twitter e deixe uma mensagem para @euantesdemorrer
Fonte: Catraca Livre e Blog do Anestesiador