sábado, 29 de maio de 2010

Fada dos dentes

A fada dos dentes aqui em casa gasta seu dinheirinho! E quanto mais moedas, mais satisfeita fica a menina...

OVID


Acesso a OVID

Ovid é um site com banco de dados que dá acesso a uma grande quantidade de revistas e livros em full text em várias disciplinas. As revistas de anestesia em texto completo que temos acesso no ovid são:

Acta Anaesthesiologica Scandinavica
Acta Anaesthesiologica Scandinavica. Supplementum
Anaesthesia
Anesthesia & Analgesia
Anesthesiology
Annals of Emergency Medicine
ASA Annual Meeting Abstracts
ASA Refresher Courses in Anesthesiology
BJA: British Journal of Anaesthesia
BJA CEPD Reviews
Continuing Education in Anaesthesia, Critical Care & Pain
Continuing Education in Anaesthesia, Critical Care & Pain
Critical Care Medicine
Current Opinion in Anaesthesiology
European Journal of Anaesthesiology
European Journal of Anaesthesiology - Supplement
International Anesthesiology Clinics
Journal of Clinical Monitoring & Computing
Journal of Intensive Care Medicine
Journal of Neurosurgical Anesthesiology
Journal of Trauma-Injury Infection & Critical Care
Neuromodulation
Obstetric Anesthesia Digest
Paediatric Anaesthesia
The Pain Clinic
Pain Medicine
Pain Practice
Pediatric Anesthesia
Respirology
Seminars in Cardiothoracic & Vascular Anesthesia
Simulation in Healthcare: The Journal of The Society for Medical Simulation
Survey of Anesthesiology
O acesso se dá pelo site da Sociedade Brasileira de Anestesiologia ou basta uma busca detalhada no google...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vai ser anestesiado?


Anestesia

É bom ler estas informações, com atenção, para entender melhor o que acontece antes e durante uma operação, e para conhecer as respostas certas para muitas dúvidas sobre ANESTESIA.

O que é Anestesia? 
Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com anestesia regional você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.
Quanto tempo dura uma Anestesia ?
A Anestesia dura o tempo necessário para que o Cirurgião faça seu trabalho. Oferece, ainda, abolição da dor por tempo variável após o procedimento. Atualmente há recursos para abolir toda a dor que vem depois de uma operação.

Quem aplica a Anestesia? 
A Anestesia é aplicada por especialistas, que cursaram seis anos da Faculdade de Medicina e mais três anos de curso de especialização, no mínimo. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você durante toda a operação e além dela. Controlam Pressão Arterial, Pulso, Ritmo Cardíaco, Respiração, Temperatura e outras funções orgânicas importantíssimas. Cuidam de tudo para que você esteja sem sofrimento, seguro e para que o cirurgião possa fazer o trabalho com tranqüilidade. O Anestesiologista é o verdadeiro guardião de sua vida durante e logo após uma operação. Estará ao seu lado, durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre de nada depois da anestesia.
Que tipos de anestésicos são usados ? 
Existem diversos tipos de anestésicos gerais e locais. Os locais são depositados perto dos nervos, enquanto anestésicos gerais são administrados pela veia ou através da respiração. Todos proporcionam anestesias adequadas. A escolha do anestésico varia com o tempo e o tipo de operação, com as suas condições físicas e emocionais. Depois de conhecê-lo, avaliar seus exames pré-operatórios, saber a cirurgia proposta, o Anestesiologista indicará a melhor opção.
Quem esclarece você sobre a Anestesia? 
Seu Médico já deve ter conversado sobre a Anestesia com você. Porém, somente na consulta com o Médico Anestesiologista é que todos os esclarecimentos serão feitos. Não aceite qualquer informação de pessoas não especializadas. Existem muitas fantasias e desinformações sobre a Anestesia.
Quem escolhe o Anestesista? 
Você tem o direito de escolher o seu Anestesiologista. Normalmente, porém, os hospitais possuem Serviços de Anestesia com os quais o seu Cirurgião já está acostumado a trabalhar. Afinal, operação é trabalho de equipe, e ele gosta da equipe completa.
O que acontece antes da operação ?
Primeiro, o Anestesiologista o examinará, prestará informações e orientará sobre a Anestesia. Alguns exames de laboratório e Raio X poderão ser necessários. Os preparativos da enfermagem, a pedido dos médicos, podem incluir raspagem dos pelos do lugar da operação, algum remédio e muita atenção. Na noite anterior e cerca de uma hora antes da operação, dependendo do dia e horário de sua internação, é provável que você receba algum comprimido ou uma injeção de sedativo, para tornar mais confortável para você o transporte e a chegada à Sala de Operações.
Como você colabora com sua própria segurança? 
Não coma nem beba qualquer coisa, pelo menos oito horas antes da operação, nem água. É para ficar em jejum mesmo. Conte, ao Anestesiologista, os nomes de todos os remédios que você toma ou tomou regularmente. Em especial enumere aqueles a que você tem ALERGIA. Serão removidas de sua boca quaisquer peças dentárias móveis como dentaduras, pivôs, pontes, especialmente as de menor tamanho. Não use cosméticos ou produtos de beleza no dia da operação: deixe-os em casa. Não leve ao hospital, e muito menos para a Sala de Operações, jóias pessoais como anéis, pulseiras, relógios de pulso, brincos, como também retire alfinetes, grampos de cabelo, perucas, cílios postiços e outros objetos desnecessários. Não mastigue goma de mascar antes da cirurgia, porque isto provoca aumento de ar e de sucos no estômago, o que pode causar vômito depois da operação. O cigarro, é bom largar pelo menos 15 dias antes da operação. Mas se é inveterado, reduza bastante: no máximo 1 cada 4 ou 5 horas. Siga, de forma obediente, as orientações dos seus médicos.
O que é a Sala de Recuperação? 
Quando termina a cirurgia, o Anestesiologista suspende os anestésicos e inicia-se o processo de recuperação. Isto pode demorar alguns minutos ou algumas horas, dependendo da duração e do tipo da anestesia aplicada. Durante este tempo, você estará sob cuidados de pessoal qualificado para evitar complicações e surpresas. Você ficará na Sala de Recuperação Pós-Anestésica, dentro do bloco cirúrgico, até estar completamente desperto ou recuperado. Só aí que o Anestesiologista dará autorização para que você seja levado de volta a seu quarto. Nos casos de grande operação, que causam sofrimento, você poderá ser levado para uma sala de cuidados mais atentos, para que não haja sofrimento ou risco. Se isso tiver que acontecer, o Anestesiologista lhe explicará antes.
O que você vai sentir após a Anestesia? 
Depende muito da operação, do tipo de anestesia e de suas condições físicas. Graças às modernas técnicas de Anestesia, apenas um número muito pequeno de pacientes chega a sentir-se mal. O que deve ser ressaltado é que você, provavelmente, não sentirá nada, nem se lembrará de nada. O Anestesiologista zelará para que lhe seja assegurado o máximo conforto.
Qual o risco de uma Anestesia? 
São muito raros, atualmente, os acidentes ou complicações de uma Anestesia. Com instrumental, técnicas, conhecimentos e medicamentos modernos, o Anestesiologista reduz ao máximo os riscos de acidentes anestésicos. O Anestesiologista, além do conhecimento e da especialização médica empregará toda sua perícia e experiência clínica para o sucesso completo do tratamento.
Por que o medo da Anestesia?
Todas as pessoas tem medo do desconhecido. É como viajar de avião. Quem nunca o fez, morre de medo. Outros, mesmo viajando sempre, também se preocupam. Mas milhares de vôos são realizados, no mundo todo, na mais absoluta segurança. Os poucos acidentes que acontecem são matéria para a imprensa divulgar com estardalhaço. Isso ajuda as pessoas a terem mais medo. A mesma coisa acontece na anestesia: há medo do desconhecido e muitas divulgações alarmistas de raros acidentes. Como nas viagens de avião, diariamente anestesiologistas qualificados aplicam milhares de anestesias, em todo o mundo, com toda a segurança. É bem por isso que você deve exigir que somente Anestesiologista qualificado o examine antes da operação, o oriente e faça a sua anestesia. Assim você pode evitar ou diminuir o medo da anestesia. Ouvir explicações sinceras e seguras reduz muito as ansiedades.
Quanto custa uma Anestesia?
Depende bastante da operação, do tempo de trabalho e da complexidade. Mas, se você é paciente particular, tudo será discutido, com antecedência, sem surpresas. Se você possui algum convênio, serão seguidas as regras e exceções da sua Instituição. As vezes poderão aparecer algumas diferenças que também serão discutidas com antecedência.

CONHEÇA E CONVERSE COM SEU ANESTESIOLOGISTA

sábado, 15 de maio de 2010

Torre Eiffel em Time Lapse



Empolguei?...
Acho que sim, mas quem não se empolgaria com a cidade LUZ?

Cada um deveria receber um dia o passe de ir a Paris.... nem que fosse por segundos...

Se pudesse escolher os meus... ficaria aqui, em pé, de frente para a Torre... por 5 segundos.
Seria o bastante para uma vida.

Paris em Time Lapse... pour quoi pas encore?

Time Lapse

Time-lapse é uma técnica fotográfica usada no cinema na qual o objeto em foco é fotografado em determinados períodos de tempo. Para ser mais preciso, é quando se capta cada frame.

Isso gera um filme de algumas horas em poucos segundos...

Talvez seja a melhor representação da vida... cada segundo pode nos parecer dias, semanas e anos...

Que tal Paris em Time Lapse?

Musicar

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Poetando

Ou Isto Ou Aquilo 
                           (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.




Salve vidas: Higienize suas mãos!

Um simples ato que pode salvar vidas

Higienização das mãos
Um simples ato que pode salvar vidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia  5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, pois a prática ainda é a uma das principais formas de prevenção contra a disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar.

Como primeiro desafio global, a OMS propôs a campanha “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, que tem como
objetivo melhorar a higienização das mãos e reduzir  as infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde.

Os hospitais estão equipados com pias e sabão em diversos locais, além dos dispensadores  de álcool gel. O álcool gel é um recurso muito importante, pois tem grande eficácia. Não necessita secar as mãos, além da facilidade de acesso e manuseio do produto.



A transmissão de microrganismos ocorre em uma sequência de eventos:
1- Os microrganismos estão presentes nas pessoas (em pacientes e profissionais de saúde) e nos ambientes.
2- O profissional contamina suas mãos ao tocar o paciente ou uma superfície próxima.
3- Se o profissional não higienizar as mãos adequadamente, esses microrganismos podem ser transferidos para outro paciente ou para outra superfície.

Outras ações devem ser  realizadas com o intuito de prevenir infecções, como o controle da temperatura corporal, analgesia adequada, administração de antibioticoprofilaxia e cuidados na transfusão e reposição
volêmica.

Sua participação vai fazer diferença no todo.

Lembre-se de lavar as mãos!



Fonte: http://www.anestesiasegura.com/
          http://www.hiae.br

sábado, 8 de maio de 2010

Le Mont Saint Michel, a maravilhasa francesa


Exibir mapa ampliado

De Honfleur a Abadia do Monte Saint Michel, atravessando a Baixa Normandia, fizemos uma viagem pelos rústicos campos franceses.

Um dos objetivos da viagem era mesmo chegar ao Monte Saint Michel,  48°38'08" N 1°30'40" Oum dos sítios turísticos mais impressionantes da França. Fica em uma ilhota rochosa na embocadura do Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Seu antigo nome é "monte Saint-Michel em perigo do mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari).

De Paris 2010


Este mosteiro, fortificado no século XIII, mas iniciado no século V, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avignon, sede alternativa da Cristandade (1309-1377). Estas cidades fortificadas, denominadas "bastides" marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais. Foram construídas mais de 300 só na França, entre os anos de 1220 e 1350. Além das "bastides", foram projetadas e construídas em toda a Europa, de Portugal à Polônia, e nomeadamente no sudoeste da França, entre 1136 e 1270 aproximadamente, numerosas "villeneuves" (cidades novas), que muito contribuíram para o nascimento e consolidação de uma classe social burguesa.
De Paris 2010

De Paris 2010


De Paris 2010

De Paris 2010

De Paris 2010

De Paris 2010

Logo entrada, uma agradável surpresa... Num cenário único no mundo, resguardada no coração da cidadela medieval do Monte Saint-Michel, a estalagem da Mère Poulard oferece-lhe o encanto e o conforto do seu hotel, a tradição e a qualidade do seu restaurante com seu cardápio, o ambiente acolhedor e o convívio do seu piano-bar: um momento inesquecível neste lugar mágico repleto de história. 
De Paris 2010

De Paris 2010

A abadia apresenta um grande panorama da arquitetura medieval do XI ao século XVI. A história da Abadia do monte Saint-Michel remonta, crê-se, ao ano 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel). No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa. Após a dissolução da ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão. Declarado monumento histórico em 1987, o sítio figura desde1979 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O mosteiro está aberto diariamente, excepto a 01 de janeiro, a 01 de maio e 25 de dezembro.- A partir de 2 maio - 31 agosto: 9h às 19, última entrada às 18:00- A partir de 1 setembro - 30 abril: 9h30 - 18 horas, última entrada às 17:00.- Na entrada 24 e 31 de dezembro: último em 04:00 e 17:00 no horário de fechamento.
Self tour guiado ou uma hora visita guiada (com reserva)
Animais de estimação não são permitidos na abadia (permitido na aldeia).
Bilhetes à venda na entrada da abadia a Preços:- Individual: 8,50 euros; 18-25 anos 
-  5 €, menores de 18 anos: grátis

Reservas e informações na abadia:Tel 02-33-89-80-00 - Fax: 02-33-70-83-08E-mail: abbaye.mont-Saint-Michel @ monumentos-nationaux.frWebsite: 
http://www.ot-montsaintmichel.com/accueil_gb.htm
De Paris 2010

De Paris 2010

De Paris 2010

Comemoramos o aniversário de Cecília.... Na verdade foi mais um agradecimento por estar conosco. Em cada momento, um sentimento diferente e intenso.

A beira do Canal da Mancha


Exibir mapa ampliado

Partindo de Bouvignies em direção a Honfleur...

Honfleur é uma pequena vila medieval à beira do Canal da Mancha que revela sua riqueza para com todos aqueles que se permitem um momento para olhar seus arredores... O passado está evidente em tudo ...A estação velha rodeada por casas pitorescas estreitas, ainda é sem dúvida o que mais chama a atenção de cada visitante em sua primeira visita a Honfleur. 
Situado entre duas colinas, na margem esquerda da foz do rio Sena, em uma área "verde". Intocados pela devastação da Segunda Guerra Mundial, a cidade velha, a história de prestígio, ainda mantém seu charme. Seu porto, as ruas antigas, museus e monumentos históricos e religiosos são testemunhas de ricas fundações arquitetônicas da reputação internacional da cidade.

De Paris 2010


De Paris 2010

O estuário do Sena, sempre exerceu o seu fascínio sobre muitos artistas: pintores, escritores, músicos ...
Entre eles William Turner, Johan Bartold Jongkind, Gustave Courbet, Claude Monet, Charles Baudelaire, Erik Satie ... Local de nascimento do pintor Eugène Boudin, Honfleur é reconhecido como um dos berços do impressionismo.