quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Infradesnivelo de ST após trauma em paciente usuário de cocaína.

Infradesnivelo de ST após trauma em paciente usuário de cocaína. 
Pablo B Gusman*
Natal, CBA 2007

Introdução
: A intoxicação aguda por cocaína e o atendimento médico de urgência representam uma realidade nos serviços de trauma. Em alguns casos, a avaliação pré-anestésica não pode ser feita de forma adequada em função da gravidade do caso. A intoxicação por cocaína diminui a recaptação de noradrenalina na fenda sináptica, aumentando a ação do sistema nervoso simpático. Por potencialização de efeito, pacientes jovens podem sofrer taquiarritmias, hipertensão arterial severa e isquemia do miocárdio por vasoconstrição coronariana. 
Relato de Caso: Paciente masculino, 18 anos, deu entrada na sala operatória em choque hipovolêmico, torpor, hipoxemia, hipotermia por lesão de projetil de arma de fogo em veia femoral. Monitorizado com cardioscopia em D2 e V, pressão arterial invasiva, oximetria de pulso, venóclise 16G e 14G em MMSS. Apresentando PAM=50 mmHg, saturação 85% em ar ambiente, FC: 110 bpm. Sem informações quanto à história patológica pregressa e jejum. Indução venosa rápida com Fentanil, Cetamina e Rocurônio. Manutenção com Isoflurano 1,5%. IOT com tubo 8,0 em manobra de Sellick. Ventilação mecânica controlada a volume, FIO2 100%. Paciente apresentando taquicardia sinusal, FC 135 bpm, melhora da pressão arterial média, atingindo valores acima de 80 mmHg, saturação de oxigênio maior que 94%, FIO2 100%. Após manutenção de freqüência cardíaca maior que 130 bpm por 5 minutos, cursando com infradesnivelo de ST e inversão de onda T em ambas as derivações, levando a queda da pressão arterial média em 20%. No momento, optado por administração de bolus de fentanil e beta-bloqueador, suspensa anestesia inalatória, colhido gasometria arterial, hemograma, glicemia e eletrólitos. Iniciado transfusão de glóbulos sob pressão positiva. Após diminuição de freqüência cardíaca e aumento da pressão arterial, houve normalização de alteração de eletrocardioscopia. Exames colhidos antes de transfusão e após o evento evidenciaram anemia com hemoglobina de 6,9 g/dl. Após 2 horas de procedimento cirúrgico, paciente apresentou-se hemodinamicamente estável, sem alteração eletrocardiográfica, extubado e encaminhado à UTI, ECG próximo da normalidade. Paciente referiu ter feito uso de cocaína minutos antes do trauma. 
Conclusão: A associação do uso de cetamina à indução, hipovolemia, anemia e uso de cocaína levaram a vasoconstrição coronariana, sendo representada pelo alteração à cardioscopia. Mesmo em pacientes jovens, as conseqüências podem ser fatais caso não se suspeite e diagnostique prontamente, proporcionando conduta adequada para o caso.  Referências – 1 - Williams MJ, Stewart RA. Serial angiography in cocaine-induced myocardial infarction. Chest 1997;111;822-824. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário