domingo, 16 de outubro de 2011

(EU) LUTO pela saúde


Sorteio livros digitais

Dia do Anestesista!

Bom dia... aproveitem bastante o dia de hoje. 

Vamos nos valorizar, curtir a família e agradecer a todos que desenvolveram nossa ciência e especialidade!
Para comemorar a semana com os dias do anestesiologista e dia do médico, no grupo de discussão AnestesiaDor estaremos sorteando um DVD com dezenas de livros de anestesia. Não deixe de se associar pelo link http://br.dir.groups.yahoo.com/group/anestesiador/

Siga também no twitter @anestesiador e pelo facebook https://www.facebook.com/pages/AnestesiaDor/105726792854440

O sorteio será na noite de terça-feira, 18 de outubro!

(Eu) Luto pela Saúde

Primeira anestesia

Em 16 de Outubro de 1846 a anestesiologia tem seu marco inicial com William Thomas Green Morton, realizando uma anestesia baseada em éter no paciente Edward Gilbert Abbott para que o cirurgião John Collins Warren excisasse um tumor que lhe tomava a glândula sub-maxilar e uma parte da língua. 


Foi no Hospital Geral de Massachussets. Morton chegou atrasado devido a um problema no inalador e a sessão quase foi suspensa por isso. Chegou esbaforido, desculpando-se pelo atraso e logo foi instruindo Abbott a respirar por uma das aberturas do inalador de vidro. Depois de perder a consciência e deixar cair a cabeça, Morton se vira para Warren e diz: 'Seu paciente está a sua espera Dr!'. Warren fez a excisão do tumor com a rapidez habitual e o paciente não desferiu nenhum grito de dor. Depois de terminar, Warren, emocionado, fala para a plateia incrédula: 'Isso, senhores, não é nenhum embuste'. O impassível cirurgião chorava. Desde esse dia a humanidade venceu a dor. Saímos das trevas.


Seguem algumas fotos do local onde se realizou esse marco da humanidade!









Modelo semelhante ao usado na primeira anestesia.




Texto Tirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Anestesiologia

Querida professora


Uma pequena homenagem para minha amada professora Amaline Réche Marcondes Gusman, editora do blog http://amaenfermagem.blogspot.com/ e professora da Faculdade de Enfermamgem  da UNIVIX.


Sua presença do meu lado me deu forças para subir cada degrau, serviu de corrimão nos momentos de desequilíbrio e me apontou o caminho nas encruzilhadas...




Sua simplicidade e delicadeza contagiam todos os seus alunos e profissionais que viveram sob sua batuta de maestrina. Parabéns pela dia do professor!

Homenagem ao dia do professor




Segue aqui minha homenagem aos professores da minha escola da vida, meu pai e mãe!
Nunca mediram esforços para me ensinar o caminho correto e do bem.
Aprendi a amar o ensino e a pensar no próximo!
Afinal, Arbor bona fructus bonos facit (A boa árvore dá bons frutos).