domingo, 23 de outubro de 2011

Beronia Crianza 2008


Veio de Rioja, região de grandes vinhos na Espanha. Degustamos o Crianza, cerca de 12 meses em barrica e mais 12 meses de descanso, disponível no Wine.com.br a R$ 57,00.

Corte da casta espanhola Tempranillo, um dos meus prediletos, símbolo da Espanha, quebrado por Granacha e Graciano, na proporção 82, 14 e 4%, produzido pela Bodega Beronia que remete ao nome Berones, nome Celta dado à região antes do domínio Romano.

Pela análise que encontrei na net, na taça um vermelho rubi bem denso e pouca transparência, no olfato madeira típica, especiarias e frutos vermelhos passados. Na boca os taninos ainda estão bem vivos, mas a acidez elevada nivela o ataque, estrutura mediana, sem amargor e boa permanência, ótima escolha para carne vermelha e petiscos fortes.

Bom início de semana!

Tim

Gracias amigo Baruki http://enoffillo.blogspot.com/

distribuído por http://www.wine.com.br/vinhos/beronia-crianza-2008/prod3927.html

Ether dome, Boston

Vai para Nova York? Que tal um passeio em Boston, visitando o Ether Dome, local onde se realizou a primeira anestesia?

Serão apenas 4 horas de viagem de carro pelas estradas americanas! Siga o roteiro abaixo:


Exibir mapa ampliado

Para facilitar, digite as coordenadas no GPS:
42.363649,-71.067928




e chegará ao seu destino!


Com uma bela visão do Ether Dome:

e faça belas fotos de seu interior

Quem sabe dá sorte e consegue encontrar o equipamento usado por Morton em sua primeira demonstração do Letheon!

O eletrocardiógrafo de Einthoven

Willem Einthoven nasceu em 21 de maio de 1860, na cidade de Semarang, capital da província de Java Central, na ilha de Java, naquela época incluída nas Índias Orientais Holandesas e hoje integrante da República da Indonésia. Em face das dificuldades ele, ao inscrever- se em 1879 no curso de medicina da Universidade de Utrecht, solicitou e obteve um contrato com o Exército, que lhe assegurava o custeio dos estudos e um pequeno salário suplementar durante os mesmos, a troco do com promisso de, a exemplo de seu pai, após a formatura servir como médico militar nas colônias.

O eletrocardiógrafo foi inventado no início do século XX por Einthoven. Contrastando com os compactos modelos do equipamento na atualidade, o protótipodo eletrocardiógrafo – um galvanômetro de corda aperfeiçoado por Einthoven –apresentava as seguintes características:

Dimensões suficientes para ocupar uma sala.
Peso de 270 quilos.
Exigência da presença de cinco operadores, ao mesmo tempo, para a realização doexame.
E ainda:O paciente não mantinha contato direto com o equipamento. O exame era feito coma imersão parcial de suas extremidades numa solução salina contida em três grandescubas, com estas conectadas por fios à máquina.Os dois antebraços e a perna esquerda, que ficavam imersos na solução condutora durante o exame, representam os vértices do “triângulo de Einthoven” em cujo centro se situa o órgão cardíaco.

Segue uma foto de um aparelho tirada durante o Congresso de Anestesia em Paris:


Fonte:
Entre mentes, blogdopg.blogspot.com
Histórias da Cardiologia, http://publicacoes.cardiol.br
Foto arquivo pessoal