domingo, 24 de fevereiro de 2013

Rivaroxabana : Xarelto

Rivaroxabana : Xarelto (R)

A rivaroxabana é um inibidor direto altamente seletivo do fator Xa com biodisponibilidade oral.

Para relembrar, a ativação do fator X a fator Xa (FXa) por meio das vias intrínseca e extrínseca desempenha um papel central na cascata da coagulação sanguínea. O FXa converte diretamente a protrombina em trombina por meio do complexo de protrombinase e, finalmente, essa reação leva à formação do coágulo de fibrina e à ativação das plaquetas pela trombina.
 
Uma molécula de FXa é capaz de gerar mais de 1.000 moléculas de trombinapela natureza de amplificação da cascata da coagulação. Além disso, a taxa de reação do FXa ligado à protrombinase aumenta 300.000 vezes, em comparação à do FXa livre e causa uma descarga explosiva de geração de trombina. Os inibidores seletivos de FXa podem encerrar a descarga amplificada de geração de trombina.
 
Não há necessidade de monitorar os parâmetros de coagulação durante o tratamento com rivaroxabana.

Indicações atuais:

- Prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes que se submetem à artroplastia eletiva do quadril ou do joelho.
- Tratamento da trombose de veia profunda (TVP), e prevenção da TVP recorrente e embolia pulmonar (EP) seguida de TVP aguda.
- Prevenção de AVC e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não valvular.

Um dos estudo sobre a droga abaixo:

ROCKET AF: rivaroxabana para prevenção contra o AVC na fibrilação atrial

  • Fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca mais comum e aumenta consideravelmente o risco de AVC
  • Fatores de risco adicionais como idade, sexo e condições médicas concomitantes (incluindo insuficiência cardíaca e diabetes mellitus) agravam o risco de AVC
  • Os antagonistas da vitamina K, como a varfarina e acenocumarol, são o padrão atual de tratamento para prevenção de AVC na FA mas sua administração é desafiadora na prática clínica
  • Embora os antagonistas da vitamina K sejam eficazes eles têm um perfil farmacológico imprevisível que necessita de monitoramento de rotina da coagulação e ajuste de dosagem a fim de garantir que os pacientes continuem dentro da faixa terapêutica
  • Apesar das recomendações das diretrizes, menos de 55% dos pacientes com FA que precisam da anticoagulação a recebem
  • Apenas 1 em 10 pacientes com FA estavam recebendo anticoagulação adequada no momento do primeiro AVC

ROCKET AF: rivaroxabana uma vez ao dia versus varfarina com ajuste da dose

ROCKET AF comparou a eficácia e segurança de rivaroxabana uma vez ao dia com a varfarina para a prevenção do AVC e da embolia sistêmica em pacientes com FA não valvular para os quais as diretrizes de tratamento recomendam anticoagulação oral.
 
Objetivo
O objetivo principal do ROCKET FA era avaliar se rivaroxabana uma vez ao dia era não-inferior quanto varfarina com ajuste de dose para a prevenção de eventos tromboembólicos em pacientes com FA não valvular com alto risco de AVC.

Projeto do estudo

ROCKET AF foi um estudo prospectivo, randomizado, duplo cego, multicêntrico, grupo paralelo, controle ativo de 14.264 pacientes com FA não valvular e histórico de AVC, AIT ou embolismo sistêmico, ou com pelo menos dois fatores de risco para AVC. Os pacientes foram randomizados para receber:
  • Rivaroxabana 20 mg uma vez ao dia (15 mg uma vez ao dia para pacientes com dano renal moderado ao início do tratamento [clearance de creatinina de 30 a 49 ml/min.])
  • Varfarina administrada com a finalidade de obtenção de RNI de 2,5 (variação 2,0 a 3,0)
Para preservar o caráter cego do estudo, todos os grupos se submeteram ao monitoramento de rotina de coagulação conforme necessário com a varfarina. Os valores de controle do índice internacional normalizado foram fornecidos para os pacientes que receberam rivaroxabana.

Critérios de inclusão

O estudo foi projetado para avaliar uma população adulta de paciente com risco de FA de moderado a alto, persistente ou paroxístico e:
  • AVC, ataque isquêmico transitório ou embolismo sistêmico anteriores; ou
  • Dois ou mais fatores de risco para AVC incluindo: insuficiência cardíaca clínica e/ou fração de ejeção ventricular esquerda ≤35%, hipertensão, idade ≥75 anos ou diabetes mellitus
  • Pacientes com apenas dois fatores de risco de AVC foram limitados a 10% dentre a população total do estudo, com o restante dos pacientes necessitando três ou mais fatores de risco, ou com AVC, ataque isquêmico transitório, ou embolia sistêmico anteriores

Desfechos do estudo

  • O desfecho primário de eficácia era o desfecho composto por AVC (isquêmico ou hemorrágico) e embolia sistêmica
  • O principal resultado de segurança era a composição de sangramento grave e sangramento não grave clinicamente relevante
Original Article:

Rivaroxaban versus Warfarin in Nonvalvular Atrial Fibrillation




Pradaxa® versus Warfarina no Tratamento de Tromboembolismo

Pradaxa® versus Warfarina no Tratamento de Tromboembolismo

Artigo recente do New England destaca as vantagens do medicamento Pradaxa® (Etexilato de Dabigatrana) no tratamento prolongado de tromboembolismo venoso, devido as suas doses fixas e a não necessidade de controle laboratorial. Eles compararam, em dois estudos duplo-cego randomizados diferentes, o uso de Pradaxa® (150 mg 2x/dia) com Warfarina ou com placebo.

O Pradaxa® mostrou-se eficaz no tratamento de tromboembolismo venoso, e apresentou menor taxa de sangramento ativo, clinicamente relevante, em relação a Warfarina, mas maior taxa do mesmo desfecho em relação ao placebo. Outro dado importante foi que síndromes coronarianas agudas foram encontradas em 0.9% dos pacientes usando Pradaxa® (semelhante no grupo utilizando placebo), taxa quase cinco vezes maior do que pacientes usando Warfarina.

Cyclopropyl-methoxycarbonyl metomidate, um novo análogo soft do etomidato



Research


Adrenocortical suppression and recovery after continuous hypnotic infusion: etomidate versus its soft analogue cyclopropyl-methoxycarbonyl metomidate

Rile GeErvin PejoJoseph F Cotten and Douglas E Raines
Introduction
Etomidato não é administrado em infusão contínua para manutenção anestésica ou sedação porque resulta na supressão profunda e persistente da síntese de esteróide adrenocortical com consequências potencialmente letais em pacientes criticamente enfermos. Os autores mostram uma hipótese que o uso de análogos do etomidade que são rapidamente metabolizados poderiam ser desenvolvidos e sem produzir disfunção adrenocortical persistente, mesmo após a infusão contínua prolongada. Esperam que esses agentes também possam fornecer mais rápida e previsível recuperação anestésica. Foi então desenvolvido o  ciclopropil metoxicarbonil metomidato (CPMM). Após encerrar infusões contínuas de 120 minutos, as recuperações hipnóticas e encefalográficas ocorrem em quatro minutos. O objetivo deste estudo foi avaliar a função adrenocortical durante e após 120 minutos de infusão contínua de CPMM e comparar os resultados com aqueles obtidos com etomidato.
Methods
Ratos dexamethasone-suppressed foram distribuídos aleatoriamente em um grupo Etomidato, grupo CPMM ou grupo de controle. Ratos no do grupo etomidato e grupo CPMM receberam 120 minutos de infusão contínua de etomidato ou CPMM, respectivamente. Os ratos do grupo de controle não receberam nenhum hipnótico. No primeiro estudo, a função adrenocortical durante a infusão do hipnótico foi avaliada por administração de hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), 90 minutos após o início da perfusão do hipnótico e medindo-se as concentrações de corticosterona no plasma no final da infusão 30 minutos mais tarde. No segundo estudo, recuperação adrencorticóide após a infusão do hipnótico foi avaliada pela administração de ACTH a cada 30 minutos após o término da infusão e pela medição das concentrações plasmáticas de corticosterona 30 minutos após cada dose de ACTH.
 Results
Durante a infusão do hipnótico, concentrações séricas de ACTH estimulado foi significativamente menor nos grupos CPMM and etomidato em relação ao grupo controle (100 +/- 64 ng/ml and 33 +/- 32 ng/ml versus 615 +/- 265 ng/ml, respectivamente). Após a infusão do hipnótico, as concentrações séricas de ACTH estimulado recuperou-se aos valores controle em 30 minutes no grupo CPMM mas manteve-se suprimidopor mais de 3 horas no grupo etomidato em relação ao controle.

Conclusions

Ambos CPMM e etomidato suprimem a função adrenocortical durante a infusão contínua. Entretanto, a recuperação ocorre significativamente mais rápido com a infusão de CPMM.