sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dicas de viagem


A Rota Romântica
Na trilha do romanticismo e da 16a Lua de Mel


Castelo de Neuschwanstein

Por mais de 50 anos, o marco da Rota Romântica tem sido a sua maravilhosa combinação de natureza, cultura e hospitalidade. A rota turística mais famosa e popular da Alemanha percorre 350 românticos quilômetros, através da rica e variada paisagem cultural, ao longo do rio Main, e através dos vinhedos franconianos, até chegar nos Alpes. Esta fantástica rota entre Würzburg e Füssen oferece aos turistas a oportunidade de conhecerem pequenos e históricos vilarejos, com impressionantes construções e lugares de interesse histórico que continuam mantendo todo o seu charme original. A rota atravessa o charmoso Vale Tauber, o Nördlinger Ries, localizado no coração de uma gigante cratera, a pitoresca planície Lechfeld, Pfaffenwinkel (canto das pessoas) – uma terra de fazendeiros, artistas e monges, situada ao pé das montanhas dos Alpes, ao norte da Baviera – antes de desembocar nos famosos castelos dos contos de fadas do rei Ludwig (King Ludwig).

O próprio nome da Rota Romântica expressa o sentimento de muitos visitantes, tanto da Alemanha, como do exterior, quando se deparam pela primeira vez com este espetacular cenário de riquezas, com sua história ocidental, sua arte e sua cultura: o fascínio e a sensação de estar sendo levado de volta aos velhos tempos. Todavia, cenários maravilhosos e delícias culinárias não são a única coisa que a Rota Romântica tem a oferecer. Aqui você também escutará alguns nomes famosos ao longo do caminho: como o de Balthasar Neumann, que construiu o palácio residencial Würzburg, um grande admirador de Rothenburg e Dinkelsbühl. Os amantes de geologia ficarão encantados com Nördlinger Ries, enquanto os turistas de Augsburg encontrarão o legado dos romanos e de Fuggerei, o primeiro projeto de conjunto habitacional popular, datado do século XVI. A Igreja de Peregrinação Wieskirche de Pfaffenwinkel foi declarada pela UNESCO como local de herança mundial e um dos mais famosos trabalhos de arte do período rococó. Os castelos dos contos de fadas do Rei Ludwig localizam-se em Schwangau, são cercados por quatro lagos e ficam em frente à área de preservação de natureza das montanhas Ammer.

Ao pé destas montanhas localiza-se o castelo de Neuschwanstein e o castelo de Hohenschwangau, dois espetaculares castelos datados do século XIX. Estes famosos castelos de contos de fadas, construídos pelo rei Ludwig II da Baviera e por Maxililian, o príncipe da coroa, marcam o final da Rota Romântica ao pé dos Alpes da Baviera. Beirando os Alpes, na fronteira com Tyrol, localiza-se Füssen, a cidade mais alta da Baviera (de 800 a 1200 m acima do nível do mar). O centro da cidade medieval, bem preservado, detém uma riqueza de tesouros artísticos e monumentos arquitetônicos. No alto da cidade localizam-se a igreja, o mosteiro de St. Mang e o castelo Hohes Schloss – antiga residência de veraneio do príncipe bispo de Augsburg – de impressionante beleza. Enquanto estiver por aqui, recomendamos uma viagem até Zugspitze: com 2.964 metros de altitude, esta é a montanha mais alta da Alemanha. Uma vez alcançado o seu cume, você será recompensado com uma vista panorâmica dos Alpes, que se estende da Alemanha e da Áustria até a Itália e a Suíça.
Children playing in a corn field near where they have set up camp
Todavia, a melhor forma de se ver absolutamente tudo o que há para ser visto é através da bem sinalizada Rota Ciclística da Rota Romântica (mapas ciclísticos e pacotes especiais de ciclismo estão disponíveis). Todo o caminho da rota de Main até os Alpes está repleto de pousadas que servem deliciosos alimentos e bebidas, onde se pode descansar por um tempo e comer algo antes de seguir viagem. Uma fascinante jornada de descobertas ao longo da Rota Romântica é ideal para aqueles que viajam de carro ou de ônibus, bem como para aqueles que gostam de pedalar e acampar, e também para aqueles que apreciam os festivais. Nesta rota pode-se aprender muito sobre a história da geologia, 2.000 anos de cultura e, é claro, sobre a era do romanticismo. Os diversos castelos, palácios e mosteiros não são somente um memorial dos tempos feudais, mas também oferecem excelentes opções para a realização de concertos espetaculares. Na realidade, há um grande número de festivais, concertos e eventos culturais sendo realizados ao longo da rota, durante todo o ano. 















Lago em Schwangau















Campo em Schwangau


Fonte: http://www.visitealemanha.com



Imagine sua vida assim....