domingo, 1 de novembro de 2009

Comer, beber, viver 5

Gengibre em pó!

Link em francês que descreve com detalhes o poder do gengibre...



gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.
É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registo da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).
No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo,Santa Catarina,Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas. Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.

Comer, beber, viver 4



Falafel...

Temperos para fazer Falafel.

Receita

Ingredientes:

1 kg de grão de bico
2 colheres (sopa) de salsa
2 pimentões vermelhos
1 colher (sopa) de coentro
6 dentes de alho
2 cebolas médias
1/2 xícara (chá) de sementes de gergelim
1 colher (sopa) de sal
Algumas pitadas de nosso sachet ëpices pour Falafel trazida de Beirute

Molho:
2 dentes de alho
5 colheres (sopa) de tahine
2 limões
sal a gosto

Selecionar e lavar o grão de bico, deixando-o de molho na água de um dia para o outro. Lavar e esterilizar a salsa, escorrer a água, retirar os talos e cortá-la graúda. Lavar e esterilizar os pimentões vermelhos, cortá-los em quatro partes no sentido longitudinal, retirar os talos, as sementes, as nervuras, e picá-los graúdos. Lavar e esterilizar o coentro, retirar os talos e cortá-los graúdo. Misturar o grão de bico, os dentes de alho, a salsa, o pimentão vermelho, a cebola e o coentro; passar no moedor; adicionar as sementes de gergelim, o sal, o bicarbonato, a pimenta-do-reino branca, a pimenta vermelha picante e o cominho. Misturar bem até ficar uniforme e homogênea. Com uma colher retire pequenas porções de massa e forme bolinhas, modelando-as na palma das mãos. Coloque as bolinhas de massa aos poucos no óleo quente e frite até ficarem douradinhas. Sirva com molho taratur.

Molho de Taratur:
Socar o alho e juntar ao tahine, suco de limão e sal. Misturar bem com um pouco de água para formar um molho.

Comer, beber, viver 3

Escutando Chérie.fm pela net... (é brega mais eu gosto!)
preparamos uma moqueca de camarão..com coentro (tudo bem capixabas!) e revisando nossas lembranças do Líbano, reencontrei nossos temperos comprados no mercado local.

Procuro na net as descrições e usos para futuros pratos.

7 spices: Lebanese Mixed Spices

Ingredients:
Pimenta da Jamaica, pimenta preta, canela, noz moscada, fenacho, gengibre, cravo da índia

Vai bem com tudo! Vamos testar com carnes e para molhos de salada!