terça-feira, 12 de junho de 2012

Aulas de grandes universidades pelo mundo!


LASRA 2012


Programa social do Euroanesthesia 2012

The Networking Evening took place yesterday evening with a dinner on the Seine
Um belo coquetel foi realizado dentro de um barco com um cruzeiro pelo rio Sena na noite de domingo durante o Euroanesthesia 2012. Presentes anestesistas de várias partes do mundo que puderam provar vinhos e amostras da gastronomia regional francesa.


O cruzeiro durou cerca de 2 horas e pode contemplar o por do sol e as mudanças de cores pela cidade, passando por suas dezenas de pontes.




Difícil não participar de uma oportunidade como essa. Permanecemos juntos 3 brasileiros, Rodrigo, médico da FM USP, Bianca, ex-residente de Joinvile e atualmente anestesiologista no norte da Alemanha e o Anestesiador, fazendo a cobertura social do evento!

Euroanesthesia: Cuidados peri-óperatórios no paciente com apnéia obstrutiva do sono


Cuidados peri-óperatórios no paciente com apnéia obstrutiva do sono –
Javier F. BELDA NACHER (Valencia, Spain)

Um problema crescente para anestesistas no mundo é a prevalência crescente de pacientes com apnéia obstrutiva do sono (AOS) submetidos a cirurgia. Esta questão foi assunto de um das sessões do primeiro dia do Euroanaesthesia 2012.

Prof Nacher tem notado um grande aumento número de pacientes com AOS nos últimos anos em sua prática clínica. Ele é da Universidadede Valência e chefe do Serviço de Anestesia do Hospital Universitário de Valência, Espanha. "Entre estes pacientes há um número crescente nos quais a AOS não foi diagnosticada até que a cirurgia esteja ocorrendo. "

A principal causa de parada cardíaca no pós-operatório é hipóxia e um fator de risco para hipóxia é a AOS. "Os pacientes com AOS precisam ser monitorados mais de perto no pós-operatório, necessitando de mais tempo de cuidados médicos e de enfermagem  consome mais recursos durante sua internação", acrescenta. "O cuidado da anestesia em pacientes com AOS é um desafio porque as drogas anestésicas podem influenciar profundamente o controle de uma via aérea já instável, especialmente na presença de comorbidades significativas ".

Ele acrescenta que não existe nenhuma evidência quanto ao tipo de anestesia empregada em pacientes com AOS." Acredita-se que a anestesia regional (AR) seja preferível à geral (GA), sempre que possível ", acrescentou Gregoretti, Diretor do Departamento de Emergência e Terapia Intensiva, em Turim, Itália. "A AR pode evitar o efeito de agentes anestésicos em padrões de sono subsequentes e assim mantém as respostas da excitação durante episódios de apneia. "Os opióides podem aumentar o risco de obstrução das vias aéreas superiores não importando qual a via de administração. Assim Gregoretti diz que o uso do propofol ou desflurano e de opióides de curta duração como o remifentanil devem ser usados para pacientes com AOS. Gregoretti também aconselhou que as orientações sobre a dificuldade de intubação e ventilação devem ser seguidas, uma vez que este cenário surge em muitos pacientes com a patologia. Sua apresentação terminou com conselhos de que os doentes devem ser observados na unidade de cuidados pós-anestésicos pelo risco de eventos críticos respiratórios devido aos possíveis efeitos residuais do agente anestésico utilizado.Outra apresentação, sobre os aspectos de cuidados pós-operatórios de AOS foi dada por Jan Mulier do Hospital Jan, Bruges, na Bélgica. "A síndrome de apnéia obstrutiva do sono  (SAOS) é mais freqüente do que imaginamos. Ele tem uma alta prevalência em pacientes obesos  mórbidos, mas existe também em pacientes não-obesos ", diz Mulier, que também representa a Sociedade Européia de Assistência Peri-operatória do Paciente Obeso (ESPCOP), onde a SAOS é um questão importante. Mulier relatou um questionário simples que pode detectar um paciente com suspeita de SAOS. Trata-se de um estudo sobre o sono, sendo necessário estabelecer a gravidade da SAOS para um doente em risco elevado. Uso de CPAP tem sido usado para tratar SAOS e pode ser utilizado em doentes de alto risco em até 3 dias de pós-operatório para garantir uma recuperação segura. Outros intervenções eficazes incluem a reversão completa do relaxamento muscular (TOF mairo que 90%) e evitar doses elevadas de opióides. "Há outras intervenções, mas sem evidências muito claras ", concluiu Mulier. "Estes incluem oxigenioterapia evitando-se sedação e acompanhamento pós-operatório usando-se um monitor de CO2 e saturação na enfermaria. "

Euroanesthesia, 2012, Paris.
Cobertura do Anestesiador!

A fila anda, mas depende de você!