domingo, 22 de maio de 2011

Landsberg, bela há séculos


Landsberg é uma cidade da Alemanha capital no distrito de Landsberg, região administrativa de Alta Baviera, estado da Baviera. Está situada no sudoeste da Baviera, a 65 quilômetros a oeste de Munique e 35 quilômetros ao sul de Augsburgo.
A cidade é famosa por sua prisão, onde Adolf Hitler esteve preso em 1924 e escreveu seu livro Mein Kampf (Minha Luta), junto com Rudolf Hess. A cela ocupada por ele, de nº 7, tornou-se objeto de culto, visitada por grande número de simpatizantes do nazismo durante o seu período como Führer da Alemanha, entre 1933 e 1945.
Um passeio pela cidade à beira do rio num dia de sol proporciona bons momentos que contrastam com a história da cidade. Landsberg também é o berço da Juventude Hitlerista e foi um dos maiores campos de refugiados judeus após a II Guerra Mundial. Na prisão onde Hitler cumpriu pena, mais de 150 criminosos de guerra nazistas foram executados após 1945. A dramatização da descoberta e da liberação do campo de Landsberg pode ser vista na minissérie de tv Band of Brothers, de 2003.



No centro da cidade, uma praça circundada por belos prédios coloridos e a prefeitura secular nos levam a voltar no tempo!




Nordlinger, um passeio nas alturas


Nördlingen é uma cidade da Baviera, Alemanha, com população em torno de vinte mil habitantes. Localizada no meio da bacia do Ries, uma gigantesca cratera resultante do impacto de um meteorito há milhões de anos.
Durante a Idade Média Nördlingen era uma cidade livre do Sacro Império Romano e importante centro de comércio. A cidade foi palco de duas batalhas durante a guerra dos 30 anos.



Hoje Nördlingen é, juntamente com Rothenburg ob der Tauber, as duas únicas cidades da Alemanha que ainda possuem uma muralha completa em torno da cidade. Outro marco desta cidade medieval é o campanário (torre) de 90 metros de altura chamado "Daniel".


Pessoas com sobrenome Nördlinger, Noerdlinger ou Nordlinger são descendentes de famílias de Nördlingen. Desde que os judeus foram expulsos em 1400, seguindo a maioria para Laupheim, que os aceitou, qualquer família originária da cidade após 1400 não é, obviamente, judia.

A Igreja de São Jorge, do gótico tardio, foi erguida por Nikolaus Eseler, que também construiu a igreja do mesmo santo em Dinkelsbühl. Possui nave tripla, pilares redondos e uma rede de abóbadas. A imponente torre oeste, conhecida como torre de Daniel, proporciona linda vista da cidade e arredores.



Subir não é nada fácil pelas escadas de madeira, mas o visual compensa! O dia claro proporciona uma visão sem limites...



Visita ao site oficial: http://www.noerdlingen.de/ISY/

Seguindo pela Rota Romântica até Dinkelsbuhl




Dinkelsbühl é uma cidade medieval histórica da Baviera, ainda na rota romântica. Localizada no distrito de Ansbach, norte de Aalen. Sua população é de cerca de onze mil habitantes e numa manhã de domingo, parecia que toda a cidade tinha saído às rua para a procissão de domingo de ramos....

Dinkelsbühl é um dos complexos urbanos medievais mais preservados do país. A cidade possui uma igreja evangélica e duas igrejas católicas romanas muito bem conservadas.




 As muralhas que cercam a cidade exibem quatro torres: Wörnitzer,NördlingenSeringer e Rothenburger Tor, quase todas intactas. Fortificada pelo Imperador do Sacro Império Romano, Henrique V, Dinkelsbühl recebeu em 1305 os mesmos direitos municipais de Ulm, e obteve em 1351 a posição de cidade livre do Sacro Império Romano, mantida até 1802, quando ela passou a pertencer à Baviera. Seu código municipal, o Dinkelsbühler Recht, publicado em 1536, e revisado em 1738, contém uma extensiva coleção de leis públicas e privadas.


Todo ano Dinkelsbühl comemora a rendição da cidade para as tropas suecas durante a Guerra dos 30 anos. Apresentada por diversos habitantes da cidade, tem sido apresentada todo verão nos últimos 20 anos, atraindo muitos turistas. A encenação mostra tropas suecas atacando os portões da cidade e crianças vestindo trajes tradicionais vindo presenciar o evento.

Um interessante monumento em uma das torres celebra as vítimas do nazismo da segunda grande guerra. E o mais engraçado é a placa que limita a velocidade de tanques de guerra na rua central da cidade!