sábado, 29 de agosto de 2009

Anestesia venosa



Uma das backing vocals do Pássaro, a colega anestesiologista Maria Gorete (na direta do filme) sofreu um acidente e ainda se encontra hospitalizada em Vila Velha. Continuamos na torcida pela melhora total! Segue ai nossa homenagem...

Mendoza, onde ficar

ALBERGUES

Albergues recomendados por mochileiros
Hostal Confluencia - http://www.hostalconfluencia.com.ar
Campo Base - http://www.hostelcampobase.com.ar
Hostel Independencia - http://www.hostelindependencia.com.ar
Hostel Alamo - http://www.hostelalamo.com
Puertas del Sol - http://www.hostelpuertasdelsol.com.ar
SosaHaus - http://www.sosahaus.com
5ta Hostel - http://www.quintahostel.bbt.net.ar

Albergues não recomendados
Andino Hostel
Casa Pueblo - http://www.casapueblohostel.com
Damajuana - http://www.damajuanahostel.com.ar
Hostel Internacional Mendoza - http://www.hostelmendoza.net
Life House Hostel - http://www.lifehouse.com.ar


HOTÉIS

Hotéis recomendados
Necochea - http://www.hotelnecochea.com.ar
Windsor
Cordón del Plata - http://www.hotelcordondelplata.com.ar
Savoy

Mendoza

Onde Comer

Mendoza não é tradicional por pratos típicos, mas recomenda-se comer um bom lomo com um vinho tinto mendocino ou uma truta com um vinho branco mendocino. E não se esqueça de temperar sua salada com um azeite mendocino!

Anna Bistro – Restaurante muito bonito com comida razoável e preço alto. Local para se comer pescados, principalmente salmão, e uma boa empanada.

Bar Antares – Bar com ótimos petiscos, mas com uma cerveja artesanal ruim.

El Palenque – Lanchonete para se comer hambúrgueres e empanas.

La Marchigiana – Restaurante italiano mais famoso de Mendoza com ótima comida, atendimento e de preço razoável.

La Mora – Restaurante italiano com bom preço e com ótimo atendimento.

Las Tinajas – Restaurante com buffet livre com diversos pratos típicos argentinos.

Mercado Central – Há diversos pequenos restaurantes que servem lanches e até alguns pratos menos trabalhados com preço razoável.

Montecatini – Restaurante italiano fundado por italianos apaixonados por Mendoza. Prove as massas com pescados.

As Principais Vinícolas de Mendoza

As Principais Viní­colas de Mendoza

Shared via AddThis

Viajar para viver, viver para viajar: Mendoza


Guia de Mendoza
Capital do vinho da América do Sul.

A cidade de Mendoza fica na província de Mendoza, sendo sua capital e maior cidade, junto à Cordilheira dos Andes e muito próxima da fronteira com o Chile. É a quarta maior cidade argentina e está a cerca de 1058 km da capital Buenos Aires e a 360 km da capital chilena Santiago.

Mendoza é originalmente uma cidade chilena fundada em 1561 que passou a pertencer à Argentina em 1778. Em 1861, a cidade sofreu um imenso terremoto que originou um grande projeto de reconstrução da cidade de forma ordenada a partir de 1863, que é facilmente visível ao visualizar um mapa da cidade – quadras quadrangulares com as mesmas proporções e praças estrategicamente localizadas. Por este motivo também a cidade não conta com quase nenhuma edificação de estilo colonial. É uma cidade é muito arborizada, bem sinalizada e organizada, com um trânsito bem tranqüilo.

A zona climática em que se localiza a cidade favorece o cultivo de uva, com seus vinhos Malbec já tradicionais em toda a Argentina e muito conhecidos no próprio Brasil e no mundo. Recentemente, a cidade passou a ser conhecida também como uma das nove capitais mundiais do vinho. Destaca-se na Argentina também pela produção de azeite, pecuária e exploração de petróleo. Foi eleita em 2005 como a cidade mais digital da América Latina.

Geografia e Clima

Mendoza está localizada em uma região de clima semi-desértico, toda arborizada com muitas praças e parques, que depende do degelo das montanhas para ter água em seus rios que abastecem a cidade. O ar é completamente seco e ressecam as narinas e os olhos. No verão faz um forte calor, com média de 24ºC, e no inverno faz bastante frio, com média de 9ºC, quando estradas na região podem ficar bloqueadas devido a nevascas, principalmente na estrada que liga a cidade com Santiago, no Chile. Entretanto, pouco chove e só neva em uma ou duas ocasiões ao ano. Junto com o verão, podem vir chuvas de granizo e tempestades elétricas na região. Na primavera, ventos tornam o clima mais agradável.



Como Se Locomover

A cidade possui um aeroporto que atende vôos domésticos e internacionais. Liga-se ainda para outras cidades argentinas e à cidade chilena de Santiago por rodovias e linhas de ônibus de diversas empresas como Andesmar e El Rápido.

Para se locomover pela cidade, pode-se utilizar táxis, bondes elétricos e ônibus. Uma parte dos ônibus é bi-articulada, sendo a maior frota da espécie na Argentina, sendo chamados de trolebús. Uma outra forma de conhecer a cidade é de bicicleta, muito comum por Mendoza.

Principais Atrações

Três dias é um tempo razoavelmente bom para se conhecer o básico de Mendoza. Entre as atividades para se fazer próximas à cidade, destaque para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como esqui, snowboard, cavalgada, trekking, rafting, canoagem e montanhismo, entre outras. O ponto mais alto das Américas, o Aconcágua, é a atração mais procurada por trekkers e alpinistas.

Centro

A principal atração dentro da cidade de Mendoza é o belo Parque San Martín que é o grande centro de lazer local para prática de esportes e outras atividades, como piqueniques, e visitas ao Jardim Zoológico e ao Parque de La Ciencia Eureka. Dentro do parque há ainda o estádio de futebol Malvinas Argentinas, que foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Um bom passeio é alugar uma bicicleta no local, percorrer o parque e ir até o Cerro de La Gloria, no alto do morro dentro do parque. O city tour em Mendoza também vai ao local e conta bastante da história da cidade e do país quando chega a este local.

No centro da cidade, ainda pode-se visitar a Plaza Independencia, o centro da cidade e a maior das praças da cidade. Na praça acontecem shows e feiras de artesanato, além de abrigar o Museo Municipal de Arte Moderna. O mais importante museu da cidade é o Museo del Area Fundacional, que mostra relíquias históricas da cidade e fotos e vestígios da cidade antes do terrível terremoto que a devastou.



Parque Provincial Aconcágua

O parque protege a parte da Cordilheira dos Andes onde está o Aconcágua – maior pico das Américas, do Ocidente, do Hemisfério Sul e o maior ponto fora da Ásia. O morro possui 6.960m de altura e recebe um grande número de turistas curiosos. A entrada do parque se situa a 4 km de Puente del Inca e a 180km de Mendoza. O parque pode ser conhecido através de trekkings de um a mais dias e para se chegar ao pico do morro são necessários sete dias, através de trekkings, ou pelo menos quatro dias escalando, depende do tempo e da aclimatação necessária do escalador. O parque fica em pleno funcionamento entre os meses de novembro e março, nos demais meses não é aconselhável fazer a subida ao pico, principalmente no inverno. Diversos passeios são realizados por agências, tanto para subir até os diferentes acampamentos quanto apenas para conhecer o parque ou para visualizar o Aconcágua.

Viajar para viver, viver para viajar


Seguem ai uns posts sobre alguns locais que merecem nossa visita... serão trechos gentilmente cedidos de vários sites e compostos de informações para quem planeja conhecer vários destinos no planeta..

Livros de Anestesiologia

Seguem ai algumas dicas de livros para alunos interessados em anestesiologia.
Temos 4 livros nacionais relacionados a anestesiologia em geral.

Para graduação, um livro de Botucatu, outro da USP-SP
O de Botucatu, mais antigo, foi escrito para graduação:

TEMAS DE ANESTESIOLOGIA PARA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Esta obra foi realizada por uma equipe de professores,
médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e tà ©cnicas mais recentes.

link: http://www.editoraunesp.com.br/titulo_view.asp?IDT=608

Você também pode ler através do preciso google books clicando aqui

O da USP, não gostei. Foi uma compilação de capítulos escritos por alunos de graduação. Por mais que tenham sido orientados, fica difícil escrever algo mais profundo pelos próprios alunos, pois falta um pouco de análise crítica dos textos usados de base para escrever cada capítulo... nunca recomendei nas aulas de graduação.

Como tratados, dois estão nas livrarias...

Tratado de Anestesiologia - SAESP



O livro Anestesiologia - SAESP, como é chamado e referenciado, foi publicado pela primeira vez em 1.990. A primeira publicação teve como objetivo apresentar um roteiro para as aulas ministradas no Curso de Atualização, promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), visando as provas para obtenção do Título Superior e m Anestesiologia (TSA) da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A Diretoria e a Comissão Científica da SAESP entenderam que a 6ª edição deveria ser mais abrangente ainda e totalmente estruturada, com inclusão de novos capítulos. Formou-se um Corpo Editorial e a proposta apresentada pelo mesmo ensejou a modificação do nome do livro para "Tratado de Anestesiologia - SAESP". A edição com o nome tratado é a primeira, entretanto, em atenção às razões e raízes, que fizeram das idéias uma realidade e, com o propósito de resgatar a história do livro, a edição foi numerada como 6ª edição em 2006.

link: http://www.submarino.com.br/produto/1/1793421/tratado+de+anestesiologia+-+saesp

Anestesiologia - James Manica


Anestesiologia: princípios e técnicas, em 3ª edição, apresenta ao leitor as informações mais atuais sobre o assunto, com uma linguagem didática, que facilita o estudo e o aperfeiçoamento.
São oferecidos os fundamentos da anestesiologia, apresentados e discutidos o conjunto de conhecimentos e técnicas mais atuais e apontadas as perspectivas futuras da especialidade. Muitos assuntos abordados anteriormente de forma conjunta em um único capítulo passaram a constituir capítulos específicos, e temas que não tinham sido incluídos ganharam espaço.
Estudantes de anestesiologia em nível de graduação e especialização, anestesiologistas e candidatos ao Título Superior em Anestesiologia se beneficiarão da leitura desta o bra.
Lançado em 2004.
Infelizmente Dr Manica ainda não começou sua 4º edição.

http://www.bestbooks.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=10210&Livro=Anestesiologia%20(3ª%20Edição)&Autor=JAMES%20MANICA

Se vc quer ter uma noção básica para graduação, compraria o livro de Botucatu. Mesmo um pouco velhinho, ainda atinge os propósitos.

Se vc pensa na residência, escolha entre os dois tratados, mas já sabendo que antes de terminar, vc já terá a sua disposição a nova edição da SAESP.

Existem as outras opções de livros internacionais que custam entre 800 a 1000 reais e a EMC, enciclopédia em francês ou espanhol que vc compra os 5 fascículos e depois paga anuidades em torno de 300 euros.

boa leitura.

Dicas de viagem

TAM lança programa pontos mais dinheiro!

Emissão de bilhetes vai até o dia 31 de outubro e é válida para a maior parte dos
destinos internacionais operados pela companhia

A promoção Pontos + Dinheiro permite ao cliente TAM Fidelidade combinar o uso de pontos acumulados com valor em dinheiro para a troca por bilhetes para vôos na América do Sul, Europa e Estados Unidos.

O número de pontos e os valores necessários para a troca variam de acordo com a cidade de origem do voo e classe de serviço (confira as tabelas aqui). Os bilhetes têm de ser ida e volta e devem ser emitidos exclusivamente nas lojas da TAM, sem reserva antecipada, até 31 de outubro. As viagens precisam devem ser realizadas no período de 15 de agosto a 30 de novembro de 2009.

A faixa de uso de pontos para essa promoção varia de 10 mil a 20 mil. Já o valor em dinheiro pode ser parcelado em cartão de crédito, pago à vista por débito em conta corrente ou por boleto bancário nas casas lotéricas, além do financiamento por meio de Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

As passagens da promoção não pontuam no Programa TAM Fidelidade e a compra dos bilhetes está sujeita à disponibilidade de assentos nas classes tarifárias determinadas. A promoção é válida para os voos operados pela TAM (JJ) e TAM Airlines (PZ).

Arte na vida



A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarroti por volta de 1511, que figura no tecto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

Deus é representado como um ancião barbudo envolto em um manto que divide com alguns anjos. Seu braço esquerdo está abraçado a uma figura feminina, normalmente interpretada como Eva – que ainda não foi criada e, figuradamente, espera no céu para ganhar uma forma humana. O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual esta com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância.

A composição é obviamente artística e não literal, já que Adão é capaz de alcançar Deus mesmo antes de ter ganho vida. Pela mesma razão, Eva é vista representada antes de sua própria criação. Esse motivo levou algumas pessoas a acreditar que a figura feminina fosse a primeira esposa mística de Adão, Lilith; Entretanto, essa interpretação não faz o menor sentido por Lilith também ter sido criada depois de Adão.

As posições de Deus e Adão, a pintura do braço direito de Deus e esquerdo de Adão são quase idênticas e representam o fato de que, como diz o Gênesis 1:27, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. O dedo indicador de Adão, a mais famosa representação do afresco, não é de facto um trabalho de Michelangelo. Ele foi danificado durante reparos de um desabamento em meados do século XVI e foi repintado por um restaurador do Vaticano.

Existem várias teorias sobre o significado da composição original de "A Criação de Adão", levantadas principalmente por causa do amplo conhecimento que Michelangelo possuia em Anatomia. Em 1990, um médico chamado Frank Lynn Meshberger, em artigo no Journal of the American Medical Association, afirma que a figura em que Deus está apoiado tem o formato anatômico de um cérebro, incluindo o lobo frontal, nervo ótico, glândula pituitária e o cerebelo. Também observou que o manto vermelho de Deus tem o formato de um útero, e que a echarpe verde que sai de seu ventre poderia ser um cordão umbilical.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Criação_de_Adão