sábado, 1 de agosto de 2009

Transplante hepático intervivos dominó



Espírito Santo realiza primeiro “transplante dominó”

A equipe de transplante hepático do Hospital Meridional, composta pelos médicos cirurgiões Gustavo, Jesse, Tárcio, Isaac, Alberto, hepatologistas Gabriela e Ana carolina, anestesiologistas Pablo e Célio acaba de realizar mais um feito inédito no Espírito Santo: o primeiro “transplante dominó”. A técnica consiste em retirar o fígado de um paciente, que recebe outro de um doador morto. Em seguida, o órgão é reaproveitado em outra pessoa que também está na fila de espera. Com isso, dois pacientes são beneficiados com transplante de fígado em cadeia.

O primeiro, que recebe um novo fígado e doa o seu, sofre de uma doença chamada Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), um agravo hereditário decorrente da produção de uma proteína pelo fígado. Com a patologia, em 20 ou 30 anos, o doente produz degenerações sensitivo-motoras autonômicas, o que pode levar à morte. Mas, apesar de ter sofrido a alteração genética, o órgão mantém as funções hepáticas normais e pode servir para outro paciente.

De acordo com o coordenador da equipe de transplantes hepáticos do Hospital Meridional, o cirurgião Gustavo Peixoto, a cirurgia é um marco na área. “Com esse tipo de procedimento, podemos aumentar a oferta de órgãos para as pessoas que estão na fila de espera”, ressalta.

Tudo começou às 5 da manhã de quinta-feira, 30 de julho. Foram 26 horas entre captação do primeiro fígado de doador cadáver, captação do segundo fígado do paciente com PAF, transplante no primeiro no receptor com PAF e translante do segundo fígado do doador com PAF em paciente com insuficiência hepática criptogênica.. O primeiro paciente evolui de forma bem satisfatória, sendo extubado na sala operatória as 16 horas de quinta-feira. Na sexta feira, 7 horas da manhã, o segundo paciente deu entrada na UTI ainda sob efeito anestésico e uso de drogas vasoativas, mas estável, bom boa diurese e em desmame das drogas e ventilação mecânica.

Também foram realizados um transplante cardíaco e um renal com os órgãos do doador cadáver, graças à benevolência da família.

Apesar de exaustos e com a jornada de trabalho de sexta-feira pela frente, a equipe se mostrou empolgada pelo sucesso dos transplantes.

Parabéns a esses louco heróis, capazes de vencer o próprio cansaço e seus limites em prol de um objetivo sem precedentes, devolver a vida a quem precisa.

Mais informações sobre doações, no site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos

5 comentários:

  1. Olá Pablo, os dois receptores estão super bem (01 saiu da UCO hoje) agora o próximo passo é o Split... Abraço, Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Filho
    Seja um Colunista do Muriaena web
    Tipo assim: Informe Médico por favor
    BJSSS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meu irmão! Você é sensacional...

    ResponderExcluir