terça-feira, 1 de outubro de 2013

Programa Máis Médicos - Coordenação de Contratualização Interfederativa precisa de ajuda!

Recebi em email pessoal as mensagens abaixo...

de: João René Mattos Filho <joaorene.filho@saude.gov.br>
para: Agleildes Arichele Leal de Queiros <liu.leal@saude.gov.br>
cc: "liu_leal@yahoo.com.br" <liu_leal@yahoo.com.br>,
 MAIS MÉDICOS <MAISMEDICOS2@saude.gov.br>,
 Maria Edmilza da Silva <edmilza.silva@saude.gov.br>
data: 1 de outubro de 2013 11:54
assunto: ENC: Programa Máis Médicos - Médico Cubano RS - HELP!
enviado por: saude.gov.br

Prezados(as).
Preciso de ajuda para dar resposta à SMS de Terra de Areia-RS, conforme teor do mail abaixo.
Grato pelo suporte.... aguardo.
Abs,
Joao


João René Mattos Filho
CCI – Coordenação de Contratualização Interfederativa
DAI - Departamento de Articulação Interfederativa
SGEP - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
*   Ministério da Saúde - Ed. Sede; Sala 221
(    (61) 3315-3017 / (61) 8189.5135
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image001.jpg@01CBD443.5828FE50

De: Shirley pinto de faria [mailto:shirleypintodefaria@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 1 de outubro de 2013 11:35
Para: João René Mattos Filho
Assunto: Re: Programa Máis Médicos - Médico Cubano RS

 João, antes de mais nada gostaria de agradecer sua atenção, conforme lhe falei por telefone, participamos da reunião de acolhimento do médico,providenciamos tudo o que foi nos pedido, no dia de buscar o médico fomos avisado que ele tinha ficado no reforço e depois seria enviado para o estado da Bahia.Na segunda feira liguei para a Carla, ela me passou o nome de outro profissional, uma médica Dra Rosa, quando o Prefeito ja estava em Porto Alegre para recebe-la e busca-la, fui avisada que não era para nós, criou-se uma situação desagradável e no mínimo constrangedora, ja que havia sido anunciado na imprensa, o prefeito se deslocou e a comunidade esperava.Hoje estou sendo cobrada pela equipe, pela comunidade e imagina o Prefeito como esta sendo cobrado e como esta se sentindo, pois não temos nada de resposta correta e satisfatória para dar a nossa cidade e a imprensa.Aguardo por favor o mais breve possível sua resposta.

Att.Shirley

Em 1 de outubro de 2013 11:13, João René Mattos Filho <joaorene.filho@saude.gov.br> escreveu:
Cara Shirley,
Conforme nossa conversa por telefone, gostaria que informasse a situação do médico cubano previsto para o município de Terra de Areia-RS, para que possa verificar junto à Coordenação do Programa Mais Médicos o que houve com a chegada do profissional no município.
No aguardo para providências, fico à disposição para o que se fizer necessário.
ATT,
João René 

Por questão de ordem, tomei a liberdade de oferecer meu apoio ao digníssimo prefeito de Terra de Areia, RS, Joelci da Rosa Jacobs (apelidado na cidade de Pardal)! Segue email enviado em reply! 

Sr João René Mattos Filho
CCI – Coordenação de Contratualização Interfederativa
DAI - Departamento de Articulação Interfederativa
SGEP - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa

Sra Shirley,

Digníssimo Prefeito de Terra de Areia, Sr Pardal

Não saberia descrever os motivos de que tal email ter chegado à minha caixa de mensagens, mas
imagino que nesse momento, o prefeito realmente esteja se sentindo sem respostas à população.

Podemos ajudar na elaboração de idéias que poderão guiá-lo a esclarecer e ter a população ao seu lado na busca de uma qualidade de assistência e segurança no atendimento da saúde.

Apesar da saúde pública manter conhecimentos comuns a vários países do mundo, as necessidades da população são regionais. A formação dos médicos está enraizada nesse processo. Os médicos com formação no Brasil são sim profissionais diferenciados, pois passam por um rigoroso processo de admissão à faculdade, 6 anos de muita dedicação e aprendizado que a todos custam noites brancas de estudo e trabalho assistido. Após, vê-se a necessidade de pós-graduação lato sensu, dentro de áreas bem definidas pelas associações de classe. Temos o controle dos temas, horas de trabalho e formação cobrada por provas que mostram a capacidade técnica de cada profissional, endossadas pelo ministério da educação.

Há os que almejam ainda a carreira universitária, fazendo além da residência médica que pode durar até 5 anos, sua pós-graduação stricto sensu, tendo que se dedicar 2 anos ao mestrado, com o título de Master of Science em inglês e 3 ao doutorado (Philosophy Doctor), além de um a dois anos para um pós-doutorado adequado. 

Vemos então que o problema de nosso prefeito é mesmo grande. Oferecer à população profissionais sem validação do diploma no Brasil e anuência dos conselhos regulatórios da profissão médica seria o mesmo que contratar construtores sem a garantia de seus cálculos, professores com dúvidas se tiveram estudo, cantores sem a garantia de afinação de voz.

Minha sugestão, digníssimo prefeito Joelci da Rosa Jacobs (Pardal) de Terra de Areia, longínquo município desse Rio Grande, Terra do Saboroso Abacaxi, é que mostre à sua população que o elegeu o quanto ama sua cidade, o quanto se preocupa com os resultados da assistência, o quanto espera que a saúde seja democratizada a todos os eleitores ou não. Diga NÂO aos médicos sem revalidação do diploma. Exija do poder público o investimento previsto, as medicações em número suficiente, os programas de saúde pública bem estruturados, uma saúde da família coesa e capacitada.

Estaremos do seu lado, assim como toda sua população! 

Pablo Braga Gusman, MD, MSc, PhD
CRM ES 9002

Participe do grupo de discussão AnestesiaDor
http://br.groups.yahoo.com/group/anestesiador/

Leia o blog
http://www.anestesiador.com/

Siga no twitter
http://twitter.com/anestesiador