segunda-feira, 27 de abril de 2009

ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

Inserção do Serviço de Anestesiologia no Programa de Qualidade para Acreditação Hospitalar.
Pablo B Gusman *, José M Bufon, Ivan Lima, José M Paris
SAEL- Serviço de Anestesiologia Espírito Santense, Hospital Meridional
Rua São João, 200 – 29156-580 Cariacica, ES
Justificativa e Objetivos: A organização hospitalar é considerada um sistema complexo, onde as estruturas e os processos são de tal forma interligados que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final. Neste sentido, não se avalia um setor ou departamento isoladamente. O Processo de Acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares e, principalmente de educação permanente dos seus profissionais. Todo Serviço de Anestesiologia tem seu papel nesse caminho e com organização e atuação é possível atingir resultados significativos na busca da qualidade. Relato do Caso: O Serviço de Anestesiologia Espírito Santense – SAEL vem desempenhando seu papel no processo de acreditação no Hospital Meridional desde seu início, sendo acreditado junto ao Hospital como nível 1 em setembro de 2005 e nível 2 em agosto de 2006 pelas normas da Organização Nacional de Acreditação - ONA. Os requisitos essenciais que o classificaram como Nível 1, podem ser resumidos pelo conjunto de profissionais habilitados para executar procedimentos anestésicos com segurança, portadores de título de especialista; a infra-estrutura do Centro Cirúrgico com equipamentos necessários para o desenvolvimento desta tarefa e registro apropriado de todas as fases do ato anestésico; realização de consulta pré-anestésica e escala de anestesistas para atender a programação cirúrgica, com plantões ativos para cada dia da semana; área destinada à recuperação pós-anestésica do paciente, com infra-estrutura adequada e equipe multiprofissional; programa de manutenção preventiva dos equipamentos; cumprimento das normas de controle de infecção. O nível 2 exigiu a confecção de manual de normas, rotinas e procedimentos disponíveis on-line em computadores no centro cirúrgico; formação de programa de educação continuada, voltado para a melhoria de processos e a prevenção de seqüelas e acidentes e a criação de grupo de estudo em transplantes de órgãos; sistema de análise crítica dos procedimentos anestésicos, visando à melhoria da técnica, controle de problemas, melhoria de processos, minimização de riscos e efeitos colaterais. Discussão: O processo de qualidade e a obtenção da Acreditação em seus vários níveis proporcionou à SAEL mais segurança para os pacientes e profissionais; é instrumento útil de gerenciamento; reduziu índices de falha aos clientes internos e externos; ofereceu serviços de qualidade superior a custos competitivos; melhorou o atendimento ao cliente, com profissionais comprometidos em resultados globais; proporcionou serviços prestados de maneira mais confiável, a partir de um padrão de qualidade previsível e homogêneo e melhorou a imagem de qualidade do Serviço junto aos públicos interno e externo. Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar – 3. ed. rev. e atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Fontes de fomento: nenhuma; Conflito de interesse: nenhum.
Resultado da Avaliação: ACEITO
Tipo de Apresentação: ORAL
Sessão de Apresentação: ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: O PAPEL DO ANESTESIOLOGISTA, OS PROTOCOLOS E AS AVALIAÇÕES
Data: 08/11/2008
Horário da Sessão: 17h00 – 18h45
Horário da Apresentação: 17h00 – 17h15 – SALA 12
Publicação: Nº 519 – Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB)

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