segunda-feira, 4 de junho de 2012

5 dicas de visita em Vitória, ES

Se você vem para a JASB, não perca a oportunidade de visitar esses cinco pontos turísticos na grande Vitória!

1 - Convento da Penha

Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558, na cidade de Vila VelhaEspírito Santo.
Conta uma famosa lenda que o Frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento e possuía um quadro de Nossa Senhora da Penha. Esse quadro desapareceu três vezes, e as três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro onde foi construído o convento.
Uma vista maravilhosa da baía de Vitória e terceira ponte. Fique atendo aos horários de visita, pois o último carro sobe até as 16:45H!

2 - Parque da Cebola
O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Dotado de área superior a 100 mil metros quadrados, o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado em Serra.
O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar as palhas de uma cebola. Possui o sinal de internet livre do Vitória Digital. 
3 - Catedral de Vitória
A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta (o mesmo que projetou o Parque Moscoso) e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.
Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, no período do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os maravilhosos vitrais de suas paredes.
4 - Praia da Costa
Praia da Costa é uma das praias mais famosas do Espírito Santo e a mais movimentada do estado, tanto por suas belezas naturais, como suas águas cristalinas. A Praia é a mais frequentada, visitada e atrativa do Espírito Santo, devido à sua extensão (5 km) e à cristalinidade de suas águas. Localizada no município de Vila Velha e pertencente ao bairro de mesmo nome, é delimitada pelo Farol de Santa Luzia, ao norte, e pela Praia de Itapoã ao sul (Latitude 20°20'6.39"S, Longitude 40°16'43.59"O). Em sua extensão, se encontra com a Praia de Itapuã ao sul, formando uma só praia. Em frente ao Hotel Quality se reunem os grupos jovens, apelidando o trecho de Posto 9!
Vá de dia, mas volte a noite para um passeio a beira-mar. Desfrute dos saborosos sorvetes no Hotel Pasárgada e das opções regionais no trecho da feira livre de artesanatos.
5 - Palácio Anchieta
O Palácio Anchieta é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil. A edificação sede do Governo do Estado do Espírito Santo foi construída para funcionar como colégio jesuíta.
O ano de 1551 é o marco de fixação da Companhia de Jesus no Espírito Santo. Padre Afonso Brás e o irmão Simão Gonçalves fundaram o Colégio e Igreja de São Diogo, que inicialmente era uma pequena construção coberta de palha.
Com a chegada dos padres Brás Lourenço e José de Anchieta à cidade, a construção recebeu uma base mais sólida. Anchieta foi um dos personagens mais significativos da ordem jesuíta no Brasil, e ficou conhecido pelo trabalho com os nativos da Região Sudeste. O túmulo simbólico do religioso se encontra no local onde era o altar-mor da antiga igreja.
Até 1760, o Palácio Anchieta abrigou o Colégio de São Tiago, que ensinava a ler, a escrever, além de Filosofia e Teologia. O colégio também era a sede administrativa e a sede das missões dos jesuítas no Espírito Santo. Já a Igreja de São Tiago servia espiritualmente à sociedade.
Em meados do século XVIII, por ordem de Dom José, rei português, os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias. Como conseqüência, os bens da ordem foram incorporados ao Governo. Com isso, o colégio é transformado em sede do Governo e passou a abrigar, também, vários outros serviços, como o Hospital Militar, o Quartel e a Fazenda.
No Governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), foram realizadas reformas e a igreja foi desativada e totalmente descaracterizada. Nesse período, a fachada foi remodelada pelo engenheiro francês Justin Norbert e recebeu diversos elementos em estilo eclético.

Fonte: Sites de turismo de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário