sábado, 18 de setembro de 2010

Perdemos a COPA, ganhamos Sarampo!

Ministério da Saúde recomenda vacinação para pessoas entre 1 e 39 anos na Paraíba


Após o Ministério da Saúde ter confirmado, nesta semana, sete casos de sarampo na Capital paraibana, foi recomendado que a Secretaria Estadual de Saúde fizesse uma operação de vacinação.

O foco são as pessoas não vacinadas entre 1 e 39 anos para que a reintrodução do vírus no país seja evitada. Atualmente, são investigados 18 casos.

Segundo informações da SES, a suspeita é de que o vírus tenha chegado ao estado através de pessoas que viajaram à África durante a Copa do Mundo, já que não se tinha mais dados de ocorrência da doença no Brasil desde o ano de 2000! Ou seja, perdemos a copa, ganhamos sarampo.

Além da Paraíba, haviam sido identificados, neste ano, dois casos de sarampo no Rio Grande do Sul, originários da Argentina, e três no Pará. Segundo o ministério, também estão sendo investigadas outras doenças, como dengue e rubéola, que apresentam sintomas semelhantes aos do sarampo.

O sarampo é uma doença contagiosa que se propaga no ar por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os primeiros sintomas são: febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, ocorre prostração (falta de energia e abatimento extremo) e o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde. A dose é indicada para quem for viajar para o Japão, a Alemanha, a África e a Ásia, onde há registros da doença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário